domingo, 21 de outubro de 2012

ACM Neto e o perigo do retrocesso

Por Altamiro Borges

Nesta sexta-feira, a presidenta Dilma Rousseff participou de um animado comício em Salvador em apoio a Nelson Pelegrino (PT). No seu discurso de quase 20 minutos, ela foi dura nas críticas ao DEM, que disputa a prefeitura da capital com ACM Neto.  Ela lembrou que esta sigla conservadora sempre votou contra os avanços sociais no país e citou a questão das cotas raciais e do acesso às universidades aos mais carentes. “A população negra ascendeu à classe média e escancaramos as portas das universidades”, enfatizou.

“Mas tem gente que foi na Justiça contra a lei das cotas raciais nas universidades. Tem gente que diz que o programa Bolsa Família é bolsa esmola. Tem gente que diz que não deveríamos abrir as portas das universidades particulares. Mas nós abrimos com o Prouni... Esta gente não olhou para o povo brasileiro por muito tempo. Os antigos governos eram feitos para os ricos”, fustigou a presidenta. O comício num bairro da periferia de Salvador serviu para animar a militância na reta final da campanha.

A estranha pesquisa do Ibope

Segundo pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira, há um sério risco do retorno do famigerado “carlismo” em Salvador. A sondagem, encomendada pela afiliada da TV Globo na Bahia, de propriedade da família de ACM Neto, foi bastante questionada durante o comício. Nela o demo surge com 47% das intenções de voto, contra 39% de Nelson Pelegrino. Outras pesquisas apontam empate técnico entre os dois candidatos. Mesmo assim, a situação é preocupante. Para evitar o retorno do DEM, Lula também irá a Salvador nesta semana.

O coronel Antonio Carlos Magalhães, também conhecido como “Toninho Malvadeza”, comandou a Bahia por quase 30 anos. Filhote da ditadura militar, ele montou uma poderosa estrutura de dominação, agindo sempre com mão de ferro. Ele também construiu um império midiático no estado, associando-se à Rede Globo, num típico caso de coronelismo eletrônico. Ele foi governador, senador e ministro das Comunicações no reinado neoliberal de FHC. Após a sua morte, o “carlismo” entrou em crise e passou a se desintegrar.  

"Neto" tenta esconder suas origens oligárquicas

Agora, este bloco conservador e oligárquico tenta ressuscitar com a candidatura do neto de ACM. No início da campanha eleitoral para a prefeitura de Salvador, o demo de 33 anos até tentou esconder as suas origens. Ele estampou apenas o nome “Neto” nas suas peças publicitárias. Garantiu que não tinha vínculos com a política coronelista do passado. “Esses rótulos que a imprensa dá são inadequados. Todo mundo sabe do orgulho que tenho do senador Antonio Carlos. Agora, não há que se falar em reedição do que quer que seja”.

ACM Neto até afastou dos palanques e dos programas de rádio e tevê os velhos caciques do DEM, antigos serviçais do coronel ACM. Ele trocou por rostos jovens do partido e indicou para vice na sua chapa uma jovem negra filiada ao PV. A manobra marqueteira parece ter dado resultado, segundo a questionável pesquisa do Ibope. Mas, como afirma Nelson Pelegrino, a população de Salvador não pode se iludir com o neto de ACM. “Ele corresponde ao que há de pior no grupo do avô, com opressão, mentiras e cooptação de pessoas”.

O discurso da presidenta Dilma Rousseff no comício de sexta-feira à noite teve exatamente o objetivo de alertar os soteropolitanos. O DEM representa o retorno ao passado, a volta dos coronéis que sempre sabotaram as políticas de inclusão social e serviram à elite. ACM Neto é a expressão “repaginada” desta política conservadora contrária às cotas raciais, ao acesso às universidades, ao programa Bolsa Família. O retorno do “carlismo” representaria um duro retrocesso para Salvador, para a Bahia e para o Brasil.

5 comentários:

João de Deus "Netto" disse...

O QUE É QUE A BAHIA TEM MESMO, HEIN? Esse carinha já nem era pra está enchendo em prorrogação...Credo!

E olha a cara de ET do Ferreira Gullar logo ao desembarcar de uma loooonga viagem pelo sistema solar... Nelson Rodrigues (Rui Barbosa) estavam certos? Ou é senilidade?

http://www.facebook.com/joao.dedeusnetto?ref=tn_tnmn

Anônimo disse...

"ACM Neto até afastou dos palanques e dos programas de rádio e tevê os velhos caciques do DEM, antigos serviçais do coronel ACM."

Desculpe, Altamiro, mas é uma leitura errônea. Os velhos caciques do DEM e carlistas "históricos" estão todos com o candidato Nelson Pelegrino, do PT: Otto Alencar (vice-governador), César Borges ( do PR e que condicionou o seu apoio ao PT na BA mediante um cargo no Banco do Brasil), Mário Kertész (o ex-prefeito biônico de ACM). Não foi ACM Neto quem afastou esses caciques, pelo contrário, até procurou o apoio - de Mário Kertész, por exemplo, mas esse tem uma desavença pessoal com o neto de ACM por não apoiá-lo em uma "frente de oposição ao PT" com ele, Kertész, como o "candidato desta oposição".

Além do mais, o PT de Jaques Wagner utiliza as mesmas táticas do velho ACM, com propagandas onipresentes nos meios de comunicação da Bahia mostrando uma Bahia que parece mais um "paraíso" quando na verdade a segurança pública, a Educação e a saúde vão muito mal; cooptação de pessoas, inclusive de alguns membros da diretoria do sindicato dos professores - categoria que foi esmagada por Jaques Wagner no ano de 2012 por não cumprir com a Lei do Piso Nacional do Magistério e negar o reajuste de 22,22%, e sem esquecer das greves dos professores das universidades estaduais no ano passado. Inclusive Wagner fez algo impensável para um governo do PT: cortou salários dos professores e moveu ações na Justiça considerando a greve ilegal.

E outro detalhe: por que a pesquisa IBOPE em favor de ACM Neto agora neste 2º turno é 'estranha'? No 1º turno a mesma pesquisa IBOPE era favorável, na reta final, a Nelson Pelegrino e ninguém reclamou. Aliás, quem menos deveria acreditar em pesquisas e IBOPE era o PT: o próprio Jaques Wagner foi eleito governador no 1º turno quando o IBOPE apontava a vitória de Paulo Souto, do DEM, com larga vantagem e logo no primeiro turno.

A situação em Salvador está horrível. De um lado ACM Neto; de outro Pelegrino e o time que conta com carlistas históricos, a IURD (aquela que andou falando umas coisas do candomblé aqui na Bahia - vide o caso "mãe Stella")...pobre Salvador!

PQuadros disse...

Nos de Salvador vamos lutar ateh oultimo minuto!
Mas o pt precisa parar de fazer besteira principalmente em Salvador.
Aqui ele apoiou e desapoiou o atual jumento joao varias vezes alem de atrasar obras do estado na cidade ( uma passarela na maior avenida da cidade levou 3 anos para ser finalizada e o pior era pre moldada)
Mas, lutaremos ateh o fim para iedir este minusculo coronel.
Lula tem que nos ajudar rapidamente.
Aa fala dele e de Dilma eh a mesma no radio desde o primeiro programa.

Paulo Quadros

Caio Botelho disse...

Apenas uma observação, Miro: o declínio do carlismo deu-se com ACM ainda vivo. O governador Jaques Wagner foi eleito, pela primeira vez, no ano de 2006, derrotando no primeiro turno o candidato apoiado por Toninho Malvadeza.

PQuadros disse...

Vejam a tatica do Carlismo!
Enquanto todos comentarios tem autor o que defendende acm eh anonimo!
Sempre foi assim os vira latas do carlismo(minusculo mesmo) nunca aparecem, sao uns envergonhados.
Quanto as aliancas soh eles podem fazer, os outros sao imolados por tentar.
A forca atual do PT hoje eh no interior gracas a deus!
Pesquisas sao compradas sim principamente quando globo ou afiliadas estao no meio.
Vamos ganhar em Salvado PT!!!!!!!!!