quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A ética tucana e o coronel Telhada

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Renato Rovai, em seu blog:

O repórter André Camarante, da Folha de S. Paulo, está vivendo fora do Brasil por conta das ameaças que sofreu em decorrência da reportagem: “Ex-chefe da Rota vira político e prega a violência no Facebook”.

O Coronel Paulo Telhada é o personagem principal da matéria. Ele acaba de ser eleito vereador pelo PSDB. Seu ídolo político: José Serra. “Entrei no PSDB por lealdade a Serra”, afirmou.

Se você quiser entender melhor as ameaças vale a pena ler a entrevista que a jornalista Eliane Brum, da Época, fez com o repórter.

O fato é que agora Telhada é uma das mais novas e fortes lideranças que o tucanato paulistano faz emergir das urnas. Ele foi o quinto mais votado da cidade, com 89.053 votos, e ainda conseguiu ver eleito o ex-comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, Coronel Álvaro Camilo, que comandou as operações do Pinheirinho e da Cracolândia.

Recentemente o governador Geraldo Alckmin deu uma declaração que expressa um pouco da lógica deste novo PSDB: “Quem não reagiu está vivo”. A frase poderia ser o slogan desta nova face do partido que nasce das urnas paulistanas.

Uma nova face do partido que ignora completamente o fato de um jornalista estar vivendo foragido do seu país por conta das ameaças sofridas por um membro do partido. Nem Alckmin e nem Serra deram uma declaração sequer sobre o caso.

Ao contrário, Serra teve a coragem de dizer que vai pautar o debate deste segundo turno da eleição municipal pela questão da ética. Que ética é essa que aceita como natural que um jornalista seja ameaçado de morte por um vereador eleito pela sua chapa e tenha de viver fora do país? Que ética é essa que leva um governador a dizer que “quem não reagiu está vivo”?

É a ética da barbárie, que naturaliza chacinas e ameaças de morte. Pelo código desta novíssima ética se o jornalista ameaçado fosse um morador de periferia, provavelmente estaria morto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na inceretza de meu coment ter sido bem enviado, repito.
O que mais me espanta: O cara ter sido eleito com 89 mil votos. Quem foi que votou nele? Votaram nele conscientemente??!!! Ou houve maracutaia nos votos???
Paula Portela

Anônimo disse...

Quando algum delinquente invadir a sua casa e matar alguem da tua famalia, ai eu quero ver pra quem voce vai pedir ajuda e vamos ver se voce vai passar a mao na cabeca do cara que matou alguem da tua famalia. Isso mesmo campeao... mais um membro defensor dos DIREITOS DOS DELINQUENTES.