domingo, 26 de agosto de 2012

Regina Duarte tem medo de índio

Por Altamiro Borges

A atriz global Regina Duarte ficou famosa, no mundo da política, ao participar do programa de tevê do candidato tucano José Serra nas eleições de 2002. No vídeo, em tom terrorista, ela afirmou que “estou com medo” da vitória de Lula. A apelativa peça publicitária não convenceu os brasileiros, que elegeram o líder operário. Desgastada, ela reduziu a sua participação nas campanhas do PSDB, mas não abandonou suas ideias reacionárias. Hoje ela é a garota propaganda dos latifundiários na luta contra os direitos dos povos indígenas.

"Garota propaganda" dos fazendeiros

Segundo o Centro de Estudos Ambientais, Regina Duarte é proprietária de terras em áreas pertencentes a comunidades indígenas no Mato Grosso do Sul, na faixa de fronteira entre Brasil e Paraguai. A região tem se destacado pelo aumento dos conflitos entre ricos pecuaristas e os índios Guarani Kaiowá e Guarani Ñhandeva, que vivem em barracos de lona nas estradas e lutam para reconquistar as suas terras. Nos últimos anos, 245 índios foram mortos em confrontos com fazendeiros, ou vítimas da polícia e do tráfico.

“Regina Duarte lidera o setor pecuarista contra os povos indígenas e participa de comícios contra as demarcações em todo Brasil. No Mato Grosso do Sul, ela é a ‘garota propaganda’ em campanhas contra os indígenas”, relata o blog União Campo, Cidade e Floresta. O jornalista Leonardo Sakamoto já havia feito a mesma denúncia em seu blog no UOL em maio de 2009. Reproduzo o título e alguns trechos:

*****

A atriz global e pecuarista Regina Duarte, em discurso na abertura da 45ª Expoagro, em Dourados (MS), disse que está solidária com os produtores e lideranças rurais quanto à questão de demarcação de terras indígenas e quilombolas no estado.

“Confesso que em Dourados voltei a sentir medo”, afirmou a atriz, neste domingo (18), com referência à previsão de criação de novas reservas na região de Dourados. “O direito à propriedade é inalienável”, explicou ela, de forma curta, grossa e maravilhosamente elucidativa o que faz do BRASIL um brasil. Em verdade, ela deve estar sentindo medo desde a campanha presidencial de 2002…

(O deputado Ronaldo Caiado, principal defensor desses princípios, deveria cobrar royalties de Regina Duarte… Inalienáveis deveriam ser o direito à vida e à dignidade, mas terra vale mais que isso por aqui.)

“Podem contar comigo, da mesma forma que estive presentes nos momentos mais importantes da política brasileira.” Ela e o marido são criadores da raça Brahman em Barretos (SP).

*****

A postura da atriz da Rede Globo talvez ajude a explicar o aumento da violência na região, conforme aponta o vídeo abaixo:



10 comentários:

Djijo disse...

O problema é que não emanciparam os índios e deixam eles se conformarem de viver como viviam seus antepassados, apenas caçando e colentando. Pq não acessorar eles para que sejam granjeiros, que aprendam em ganhar dinheiro, ter comodidades que os "civilizados" têm?
Eles precisam entrar no século XXI.

maribel dias Kroth disse...

Uma atris incrível,com um histórico lindo das novelas que participou, que surpreendeu pela qualidade de atuação, e sempre tão admirada pelos seus fans,jogar na lata do lixo todo seu encanto de atris, e levando pro lixo da historia seu currículo invejável, de ser a namoradinha do brasil.Triste mas o poder domina a alma humana, corrói e destrói todos seus valores adquiridos, sendo um exemplo de soberba de falta de amor, e muito desequilíbrio moral e cívico, pois os valores de um homem, não se medem pela gloria de suas palavras, mas infinitamente por suas próprias atitudes, e por palavras tão mesquinhas, cavaram se todas as barreiras de um publico que a admirava

Luis disse...

E aí Dilma, quando sai a Reforma Agrária, quando saem as demarcações, a senhora não acha uma contradição de seu governo dizer que quer um país sem pobreza e fome zero enquanto apoia o PIB no agronegócio que, como todo mundo sabe, não foi criado para matar a fome de ninguém e está matando os brasileiros a bala, fome e miséria, a senhora ainda não entendeu, de que adianta gastar a fortuna que gasta enquanto o agronegócio e as multis que o sustentam levam o bolo inteiro, até quando? Eu não voto mais na senhora, a senhora é uma boa e honesta técnica, mas não tem visão de mundo limitada, não sabe escolher, falta-lhe cultura e criatividade e não sabe nada sobre o campo, deveria premiar os índios e os agricultores, introduzir e implantar a permacultura e a agrofloresta de forma abrangente no Brasil, chega de timidez ou o Lula volta, já em 2014 ou criemos uma candidatura lúcida e consistemente de esquerda. Votaria no JP Stédile com prazer. Assistamos a barbárie dos poderosos, predadores e degradadores da terra, basta.

Luciano Bastiani disse...

Mabel Dias:
Todas estas qualidades que vc destaca em Regina Duarte provavelmente vc acredita existirem em função da atuação da mesma nas novelas. Mas será que, assim como ela é uma atriz excepcional, não teria passado esta imagem mesmo não sendo verdadeira?
Afinal, só a conhecíamos atuando, e não em sua vida particular. Agora é que passamos a saber destes 'podres'... E viva a Internet!!!

Anônimo disse...

Quanta bobagem. Os comentários estão de arrasar.. arrasar com a língua portuguesa, sem falar na ignorância dos assuntos.
Leone

Anônimo disse...

Ha ha ha!
É como horário eleitoral: ver propaganda de 'Vovó da Fiel' para vereadora é quase tão engraçado (e triste) como ler esses comentários.
Pobre país, pobre língua portuguesa.

Éricka Melo disse...

Leone, você está fazendo uso do argumento falacioso, ad hominem. Tudo bem que os primeiros comentários são um pouco insanos, mas conteste isso de forma relevante. Em síntese, no teor do post. Na verdade, a Regina está tentando defender o seu direito à propriedade, mas que é dado também aos indígenas na constituição. Não é de hoje que a questão patrimonial, é assunto de grande discórdias no nosso país, afinal quem já tem, não quer dar e quem não tem quer. Pode-se mudar os nomes, o lugar, a época, contudo a máxima humana de posse prevalecerá.

Anônimo disse...

Cadê o Estado?

Anônimo disse...

Qual é a ação do governo federal a este respeito? Por que o código florestal é amplamente favorável, em sua atual redação, aos latifundiários do agronegócio?

Lúcio Galvão disse...

Espere aí, como se emancipa índios??? Roubando sua cultura como tem sido feito feito desde o que se conta como descobrimento do Brasil. Quanto a Regina Duarte, uma lástima, não há o que contestar, posicionamento totalmente equivocado e descompromissado com a minoria, Demonstra que pensa apenas em seu bolso, em seu ter. Namoradinha do Brasil??? Não do Brasil dos índios, mas, dos poderosos.