sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O protesto contra projeto Nova Luz

Comerciantes protestaram, na manhã desta sexta-feira (28),
na rua Santa Ifigênia
 - Mônica Alves/AE
Do jornal Brasil de Fato:

Moradores e comerciantes dos bairros Luz e Santa Ifigênia, em São Paulo, realizarão um protesto nesta sexta-feira (24) contra o projeto Nova Luz, que pretende reurbanizar a região.

A concentração para o protesto, que também terá participação de movimentos sociais, ocorrerá na esquina das ruas Santa Ifigênia e Vitória. Além do ato público, os lojistas fecharão suas lojas a partir das 14h.

Durante a manifestação, os candidatos à Prefeitura de São Paulo serão convidados a assinar um termo de compromisso de revisão do projeto Nova Luz, que garanta participação popular, sem desapropriações.

O projeto Nova Luz prevê a reforma de 45 quarteirões e duas praças do centro da cidade entre as avenidas Ipiranga, São João, Duque de Caxias, rua Mauá e avenida Cásper Líbero – o que corresponde a cerca de 500 mil metros quadrados.

A requalificação da área é reivindicação antiga de moradores e comerciantes. Entretanto, eles rechaçam o projeto proposto pelo Executivo. O principal motivo é a Lei de Concessão Urbanística, que delega a uma empresa concessionária, escolhida por meio de licitação, a execução do projeto. Entre os poderes ganhos pelo concessionário está a desapropriação de imóveis, que poderão ser revendidos depois.

Eles também reclamam de falta de participação na elaboração do projeto e da inexistência de políticas de saúde para os dependentes químicos que vivem na região.

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas da Santa Ifigênia (CDL), o projeto prejudicará mais de 50 mil trabalhadores, 15 mil empresas e 12 mil moradores.

1 comentários:

americo potenza disse...

INFELIZMENTE ESSE PROJETO E OCULTO , TEM ALGO POR TRAZ QUE NINGUEM TEM CORAGEM DE IR PARA CIMA PARA DESCOBRIR.. TEMOS UMA LOJA A DOZE ANOS ..E TEMOS 30 FUNCIONARIOS OU SEJA 30 FAMILIAS..NAO É INTERESSE DE POUCOS COMO ALGUNS ESTÃO DIZENDO..... A REGIÃO EMPREGA MAIS DE 50 MIL PESSOAS ..É A SEGUNDA MAIOR ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS (PERDENDO SOMENTE PARA A REGIÃO DA 25 DE MARÇO)..ISSO PORQUE TEM MUITOS BOXE QUE VENDEM SEM NOTA...SEM CONTROLE DO FISCO AO INVES DE CRITICAR POR FAVOR ANALISE MELHOR.... VOTE NO KASSAB DE NOVO..FORA KASSAB E SEUS VEREADORES...IREMOS FAZER UMA BELA CAMPANHA ..AGUARDE