sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O “inferno astral” de José Serra

Por Altamiro Borges

“Dirigentes do PSDB passaram a enxergar o cenário eleitoral de São Paulo com um misto de perplexidade e pessimismo. Disseminou-se na legenda a avaliação de que a candidatura de José Serra à prefeitura paulistana está sitiada por indicadores que prenunciam mau agouro. Na definição de um tucano que se diz ‘amigo’ e ‘torcedor’ de Serra, o candidato atravessa ‘um inferno astral’. A quatro dias do início da propaganda eleitoral da tevê, arrosta adversidades que ‘nem os seus piores inimigos imaginavam que enfrentaria’”.

A informação acima é insuspeita. Ela foi postada hoje por Josias de Souza, o blogueiro da Folha sempre bem enturmado no ninho dos tucanos. A razão da nova crise no comando da campanha de José Serra à prefeitura da capital paulista foi a divulgação da pesquisa do Ibope, que mostra que o eterno candidato está empatado com Celso Russomanno (PRB) – com 26% das intenções de voto. Para piorar, o índice de rejeição do tucano não para de crescer e atingiu 37% na pesquisa divulgada nesta quinta-feira (16).

Os motivos da decadência tucana

“Na interpretação do ‘amigo’ tucano, a aversão ao candidato é potencializada por dois fatores. Adicionou-se à má fama adquirida por ter abandonado o mandato de prefeito conquistado em 2004 o apoio tóxico de Gilberto Kassab, um gestor mal avaliado. Nessa versão, a companhia de Kassab pendurou no pescoço de Serra a âncora de uma administração que a maioria dos paulistanos deseja sepultar. Em outras palavras: Serra representa a continuidade num instante em que o eleitor almeja mudança”, relata Josias de Souza.

O blogueiro da Folha poderia adicionar ainda a eterna crise no ninho tucano. Serra, um desagregador contumaz, não conseguiu seduzir sequer os militantes do seu partido. No início desta semana, dirigentes do diretório do PSDB do Jabaquara, na zona sul, anunciaram o rompimento com a sua candidatura e o apoio ao adversário e desafeto Gabriel Chalita (PMDB). Segundo Milton Kamiya, presidente do diretório, a ruptura recebeu o apoio de 200 dos 600 filiados à sigla na região. Muitos já vestem a camiseta “Sou tucano, voto Chalita”.

Quem irá para o segundo turno?

Ainda é cedo para soltar rojões com a decadência de Serra. A campanha começa, de fato, a partir da próxima semana, com o início do horário eleitoral na rádio e televisão. Mas há fortes indícios de que o “inferno astral” do tucano será prolongado. A mesma pesquisa aponta que ele perderia num segundo turno para Russomanno – 42% a 35%. Ela também confirma o crescimento de Fernando Haddad (PT) – um candidato ainda pouco conhecido pelo eleitorado, o que deve mudar com propaganda na TV e as presenças de Lula e Dilma.

E se o Serra nem for para o segundo turno? Esta hipótese, aparentemente maluca, deve atormentar ainda mais a cúpula do PSDB e agravar as insônias do notívago José Serra!

5 comentários:

antonio barbosa filho disse...

E o Serra nem pode acusar os filiados do Jabaquara (o mesmo ocorre em todas as regiões) de infidelidade partidária. Depois do que ele fez com o Geraldo Alckmin, candidato de seu partido, em 2008, perdeu qualquer autoridade para falar em disciplina ou unidade partidárias.
O Geraldinho sorri com o canto dos lábios, mineiramente...

CARLO PONTI disse...

Tomara que este vampiro vá para o ostracismo político, que é o seu merecido lugar.

Marco A.Artacho disse...

Até o Geraldinho já lançou sua candidatura a presidente em 2014. Acho que é o fim do Serra mesmo.

Blog do Crispiniano disse...

Jabaquara rejeita o babaquara

Anônimo disse...

Sorte teve o Lula, né??????o Kassab eh corda no pescoço