sexta-feira, 3 de agosto de 2012

"Mensalão" já contagia as eleições

Por Altamiro Borges

A pressão para marcar o julgamento do chamado "mensalão petista" nas vésperas das eleições municipais já produz os seus efeitos. Na primeira rodada de debates com os candidatos às prefeituras de várias capitais, promovida pela TV Bandeirantes na noite de ontem (2), o tema já foi utilizado como munição pelos partidos que fazem oposição ao PT e que até hoje não engoliram as vitórias de Lula e Dilma. Com o início do horário eleitoral de rádio e TV, o julgamento no STF deverá ser ainda mais explorado como peça de campanha.

No debate com os postulantes à prefeitura de São Paulo, o petista Fernando Haddad foi acuado duas vezes com perguntas sobre o tema. Ele foi questionado sobre os impactos do julgamento na sua campanha e sobre como combateria a corrupção na capital paulista se o PT está envolvido num escândalo político. Coube ao candidato do PSOL, Carlos Gianazzi, o figurino de paladino da ética, com as posturas mais agressivas. No Rio Janeiro, o chamado mensalão serviu para atacar o candidato Eduardo Paes, do PMDB.

O jogo sujo da direita partidária

As eleições de outubro são encaradas como uma questão de vida ou morte pela direita partidária. Tucanos e demos apostam as fichas no julgamento do STF como única forma de evitar o completo desastre. O DEM tende à extinção e o PSDB depende do resultado do pleito, principalmente em São Paulo e Belo Horizonte, para ainda nutrir alguma esperança de sobrevivência. 

Isto explica o circo armado para o julgamento do chamado mensalão. O tema será uma das principais peças das campanhas eleitorais, inclusive de falsos moralistas mais sujos do que pau de galinheiro! Neste esforço, a direita partidária contará a artilharia pesada da mídia, que credenciou mais de 500 profissionais da imprensa no STF e lota os hotéis de Brasília. A guerra suja está apenas começando, como apontou a primeira rodada de debates da Band.

6 comentários:

Alberto disse...

Se Lula tivesse cortado o mal da corrupção logo no início de seu governo e punido os ladrões, nada disto estaria acontecendo. Mas...

Berna disse...

Eu acredito que o povo já entendeu do jogo!... O PIG, já conseguiu trazer o jogo político pro lado onde se diz saber jogar melhor que é no charco. O povão pode até ser atraido pro charco, mas ja aprendeu que, se tira o carangueijo da lama para vender o sobreviver, pode também comê-lo sob um jogo limpo de mesa. O povo já não se intimida com os cês domesticados do PIG a serviço da oposição ao governo.

Marcelo Delfino disse...

Direita partidária inclui só o PSDB, o DEM e o PPS ou inclui também o citado PMDB? O PMDB está longe de ser um partido de esquerda. Muito pelo contrário.

Luis disse...

Eduardo Paes é um conservador reaça e faz muito mal a esta cidade. Chance para o PT, se for honesto, de ser didático e de se desvencilhar de figuras como os predadores Paes e Cabral. Ou será que se o Freixo ameaçar essa hegemonia será assassinado?

RASIL disse...

Os partidos de oposição: PSDB,DEM,PPS etc... se seguram no mensalão para evitar o limbo nas eleições próximas, como o alienado de um manicômio procurava evitar ser agarrado pelos enfermeiros que queriam lhe aplicar um sedativo, se utilizando das próprias fezes que acumulava nun canto da sela...

Risoleta disse...

Clique ou copie e cole:

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=376781419054462&set=a.218925784840027.53873.131142460285027&type=3&theater