domingo, 5 de agosto de 2012

Marina Silva e a desfeita ao Brasil

Por Mauro Santayana, em seu blog:

A senhora Marina Silva é um caso típico de como as virtudes enganam. Ela surgiu na vida pública brasileira como a pobre menina da floresta, que se torna ativa militante da causa ambiental, entra para a política ainda muito jovem, dentro do PT; é eleita senadora pelo Acre; torna-se Ministra, e chega a candidatar-se, sem êxito, à Presidência da República. Trata-se de uma biografia virtuosa. Marina é militante de uma causa vista como nobre, a da defesa da natureza. Mas não se pode dizer, com o mesmo reconhecimento, de que se trata de uma boa brasileira. Marina é hoje, e é preciso dizer, uma patriota do mundo. Nenhum brasileiro, vivo ou morto, foi tão homenageado pelos mais poderosos governos estrangeiros e organizações não governamentais do que esta senhora, ainda relativamente jovem.


Ela, ao militar pela natureza universal, não tem servido realmente ao Brasil e à sua soberania. O Brasil, com o apoio, direto ou indireto, da senhora Silva, tem sido acusado de destruir a natureza. Quando seu companheiro de idéias, Chico Mendes, foi assassinado em Xapuri, o New York Times chegou a dizer que o mundo iria respirar pior, a partir de então. A tese do jornal, já desmentida pela ciência não engajada, era a de que a Amazônia é o pulmão do mundo. Assim, a cada árvore abatida, menos oxigênio estaria disponível para os seres vivos.

Marina Silva transita à vontade pelos salões da aristocracia européia e norte-americana. É homenageada, com freqüência, pelas grandes ongs, como a WWF, que contava, até há pouco, com o caçador de ursos e de elefantes, o Rei Juan Carlos, da Espanha, como uma de suas principais personalidades. Na melhor das hipóteses, a senhora Marina Silva é ingênua, inocente útil, o que é comum nas manobras políticas internacionais. Na outra hipótese, ela sabe que está sendo usada para enfraquecer a posição da nação quanto à defesa de sua prerrogativa de exercer plenamente a soberania sobre o nosso território.

Ainda agora, a ex-candidata a Presidente acaba de ser homenageada pelos organizadores londrinos dos Jogos Olímpicos, como convidada de destaque, ao lado de outras personalidades mundiais, a maioria delas diretamente ligadas às atividades esportivas, o que não é o seu caso. Para quem conhece os códigos da linguagem diplomática, tratou-se de uma desfeita ao Brasil, como país soberano, e, de forma bem clara, à Presidente Dilma Roussef. Dilma, com elegância, declarou-se feliz pela homenagem à sua adversária nas eleições presidenciais de 2010, e que permanece militando na oposição ao atual governo. A Chefe de Estado, que ali representava a nação inteira, e não ongs interessadas em retardar o desenvolvimento autônomo do Brasil, não assinou recibo pela aleivosia de uma Inglaterra decadente, contra um Brasil que cresce no respeito do mundo.

7 comentários:

paulo chacon disse...

Para a traíra marina silva(minúsculo mesmo), carregar bandeira está de bom tamanho. É o máximo que ela pode conseguir.

luciano disse...

Que texto preconceituoso e que não aborda o real problema da Amazonia. O problema não é o desmatamento, e sim as pessoas que estão morrendo.

totiy disse...

na ultima eleição não conseguiu um numero exoressivo no seu estado natal,ela defende a internacionalização da amazônia para garantir a preservação das especies nativas,acho até que ela acredita em coelhinho da páscoa e papai noel!

Luiz Antonio Barbosa disse...

Marina é uma PIGmeu da tribo bandar tupiniquim - a estatura desuas idéias e compromisso são do tamanho de sua estatura física.

Sandra Beiju disse...

Não concordo com parte do matéria, nem com o comentário que classifica vulgarmente Marina Silva, de traíra. Dece haver motivos prá ela ter aceitado a tal homenagem. Prefiro acreditar que el tenha agido até por ingenuidade. Quem é militante de esquerda no Brasil, sabe muito bem de práticas de retaliação e isolamento dos "barvos companheiros, contra a quem sempre levantou e carregou bandeiras de interesse coletivo. Acime de qualquer coisa, acho que é preciso respeitar a história de luta das pessoa, e Marina Silva, tem uma bela história nesse país.

Anônimo disse...

Os petistas traíram seus ideias, não se dão conta de que já não são mais os mesmos de outrora e quem se tocou disso e não quis se contaminar, como a Marina Silva é agredido dessa forma... lamentável. A Dilma fingiu que gostou, ao contrário dos ministros dela, tal como o Aldo Rebelo, que se comportou tal como uma criança inciumada. Ele sim é uma vergonha para o país, se aliar aos ruralistas e lutar contra nossas florestas. LAMENTÁVEL. Tenho saudade do PT da esquerda, de oposição... o de agora aprendeu com o PSDB a fazer mensalão e acha normal fazer política assim. Se aliar com o pior do PMDB e com o Maluf pode né? A Marina não faz isso, ela sim deveria ser respeitada.

Anônimo disse...

Marina eh pífia! Serviu muito bem ao PSDB