domingo, 1 de julho de 2012

Serra deixará a prefeitura ou o PSDB?

Por Altamiro Borges

Saiu hoje na coluna Painel da Folha tucana:

*****

Estrada para 2014

A escolha de Alexandre Schneider para vice de José Serra desagradou Geraldo Alckmin, que preferia uma chapa “puro-sangue”. Ao seu estilo, o governador não tentou vetar o escolhido nem fez objeções pessoais a Schneider. Mas disse a Serra que o PSD de Gilberto Kassab, que conseguiu impor o vice, apoia candidatos do PT em quase todas as cidades com mais de 200 mil habitantes do Estado – o que, para ele, evidencia que o projeto do prefeito para 2014 é se afastar do PSDB.



*****

Desconfiança na coligação tucana

A notinha confirma que reina a desconfiança na coligação de José Serra – que junta os tucanos escaldados, os demos natimortos, os “traíras” do PSD, o PR e os “verdes” do PV. A hipótese de Gilberto Kassab abandonar a oposição demotucana já é dada como certa. Afinal, no seu pragmatismo, o PSD tenta se firmar como partido que “não é de esquerda, nem de direita e nem de centro”.

Mas as desconfianças não param por ai. A entrega da vice na chapa majoritária para o representante do PSD também é vista por alguns mais desconfiados como mais um sinal de que José Serra abandonará novamente a prefeitura para entregá-la ao seu aliado preferencial, Gilberto Kassab. O eterno candidato nunca desistiu do seu sonho de ser presidente da República.

Para bagunçar ainda mais o ninho tucano, aumentam as especulações de que José Serra pode até deixar o PSDB. Ele não se sente mais confortável no partido, hoje hegemonizado por aliados do governador Geraldo Alckmin e por partidários da candidatura presidencial do senador mineiro Aécio Neves. Pelo jeito, não é apenas Kassab que preocupa os caciques do PSDB.

4 comentários:

PESSUTI disse...

Pragmatismo? Por que não fisiologismo, patrimonialismo, ou picaretismo?Pragmatismo têm conotação positiva.

Anônimo disse...

Senhores petistas/malufistas! Quem diria, quem diria..., os senhores deveriam plantar batatas!

O comprometimento do PT com a corrupção, mais uma vez se comprovou no voto do ministro Dias Toffoli, ex-advogado do PT, liberando “fichas sujas” para se candidatarem nas próximas eleições. Assim, certamente milhares de corruptos, ladrões, bandidos, traficantes, contraventores do PT e de outros partidos serão eleitos para a infelicidade do processo político brasileiro! A própria aproximação do Lula com Paulo Maluf, é outra demonstração de que o PT é um partido que abdicou de quaisquer propósitos exceto os de vencerem eleições e permanecerem no poder! A questão é a seguinte: vencerem eleições e permanecerem no poder pra quê? Para propiciarem mais corrupções? Ou este partido encerraria difusos ideais de ideologias que se autodenominam de esquerda e que, por isso alimenta ilusões de propiciar uma sociedade mais justa? Mas os seus militantes ainda não atentaram para um fato contraditório: o de que não se pode esperar uma sociedade mais justa através da corrupção! Também é possível que no âmago de suas convicções, os sectários do PT estejam convictos de que será necessário extirpar a sociedade de uma superestrutura capitalista, a grande responsável pela miséria e a pobreza que nos relegam a uma subserviência perante as nações do primeiro mundo, em especial dos EUA! Mas os seus militantes insistem em não compreenderem que para essa tarefa de enormes proporções será necessário uma elite de pessoas da mais alta qualidade! Porém, onde está esta elite no PT? Acaso os seus integrantes estarão entre os que serão julgados no mensalão? Ou entre os aloprados? Waldomiro Diniz seria um deles? Talvez alguns dos ministros exonerados por corrupção? José Sarney, Collor, Renan, Paulo Maluf farão parte desta elite? Os militantes deste partido ainda não perceberam que não é possível fazer um gigante com pés de barro ou elaborar uma teoria política em cima de bases defeituosas! Ora, ora, os resultados serão viciosos! Em outras palavras, como dizem os caboclos, “você não pode plantá capim e querê colhê banana! Ora, ora, vá plantá batata!”

Att. Eugênio José Alati

Daniel Mourão disse...

Não sei porque o comentário acima foi aprovado, senhor moderador.

Se notar, não tem qualquer referência ao texto orginal. É um texto pré-escrito que pode ser postado em qqr post ou Blog, para fins de SEO.

Além disso, contém ofensas diretas.

Altamiro Borges disse...

Só não publicamos comentários racistas, reacionários, palavrões... A luta de idéias faz parte e qualquer pessoa pode opiniar.