quarta-feira, 25 de julho de 2012

Garzón assume a defesa de Assange

Foto: AFP/RT
Do sítio Vermelho:

O juiz espanhol Baltasar Garzón assumiu a direção da equipe de defesa do jornalista australiano Julian Assange e do Wikileaks, informou ontem o jornal equatoriano El Telégrafo. O jornal destacou em sua página digital que Garzón visitou Assange na Embaixada do Equador em Londres, onde o jornalista aguarda há 35 dias uma resposta à sua solicitação de asilo político feita ao governo do presidente Rafael Correa.


A defesa de Assange, segundo a fonte, assegura que nos Estados Unidos está em andamento um processo contra o fundador do Wikileaks.

Isto, agrega, supõe uma clara ameaça que vicia qualquer outro processo, como a petição de extradição para ser julgado na Suécia por supostos delitos sexuais.

O fim de semana passado, o presidente Correa afirmou que seu governo avalia uma solução solidária e soberana ao caso do jornalista australiano.

"Vamos consultar o que seja necessário, e analisar com quem queira, mas tomaremos uma decisão absolutamente solidária e soberana, em função dos princípios humanistas que dominam nossa Revolução e nossa Constituição", afirmou.

Desde que Assange apresentou seu pedido, Correa fez referência ao tema em diversas oportunidades, expressando sua solidariedade a ele, a quem qualificou em uma oportunidade de lutador pela liberdade de expressão sem limites.

No entanto, destacou também que levará todo o tempo necessário para avaliar o caso e tomar uma decisão.

* Fonte: Prensa Latina

0 comentários: