segunda-feira, 2 de julho de 2012

Álvaro Dias e os golpistas do Paraguai

Por Mauro Santayana, em seu blog:

O novo governo paraguaio pode ficar tranqüilo: o senador Álvaro Dias garantiu ao presidente Franco o apoio incondicional do PSDB à nova ordem estabelecida em Assunção. Com essa solidariedade, o chefe de governo do país vizinho está apto a reverter a situação de repúdio continental, vencer a parada no Mercosul e roncar grosso – como, aliás, está começando a fazer – contra o Brasil, a Argentina e o Uruguai.


O problema todo é que o bravíssimo senador Álvaro Dias, companheiro de dueto, até há poucas semanas, do senador Demóstenes Torres nas objurgatórias morais contra o governo, não combinou esse apoio com o povo paraguaio, que irá às urnas em abril e, provavelmente, nelas, dirá o que pensa da “parlamentada” de Assunção. E, mais ainda: não será ouvido nos foros internacionais que estão tratando do tema. Nesses centros de decisão, quem estará decidindo serão os chefes de estado e os chanceleres dos países do continente. Por enquanto, estando na oposição, os tucanos não podem falar em nome do Brasil. 

A posição brasileira, prudente e moderada, está sendo assumida em consultas com os países vizinhos e com as organizações regionais. Nenhum desses países, por mais veementes tenham sido os protestos, violou um milímetro sequer da soberania do Paraguai – embora, na destituição de Lugo, o soberano real, que é o povo paraguaio, não tenha sido ouvido.

O Brasil já anunciou que nada fará que possa prejudicar diretamente o povo paraguaio. Mas as suas elites devem estar advertidas de que a decisão de construir regimes democráticos sólidos, com o respeito absoluto à vontade popular, manifestada em eleições limpas e livres, é irrevogável na América do Sul.

1 comentários:

João Grillo disse...

OS VERDADEIROS BRASIGUAIOS QUE GOLPEARAM O PARAGUAI SÃO A ESCÓRIA RURALISTA FASCISTA EXPULSA DO PARANÁ PELO EX-GOVERNADOR REQUIÃO QUE NUNCA DEIXOU A MONSANTO PLANTAR SEU LIXO BIOLÓGICO EM SOLO PARANAENSE. O PARAGUAI FOI A ALTERNATIVA MAIS PRÓXIMA DO PORTO DE PARANAGUÁ, DESDE OS TEMPOS DE STROESNER ET CATERVA. O PROBLEMÁTICO PARAGUAI MASSACROU OS LASCADOS CAMPONESES DE LÁ ENTREGANDO AS TERRAS DE MÃOS SUJAS PARA OS RURALISTAS FASCISTAS DO LADO DE CÁ DE ITAIPU. ESTES SÃO OS BRASIGUAIOS QUE A IMPRENSA DE ESGOTO DO TIETÊ/REDE GLOBO ESCONDE MOSTRANDO UM MONTE DE PÁRIAS ENFRAQUECIDOS, COMO OS NOVOS "REVOLUCIONÁRIOS" DA "DEMOCRACIA'"... COITADOS!