quinta-feira, 21 de junho de 2012

Quem sairá na foto com Serra?

Por Altamiro Borges

A mídia demotucana, na sua linha editorial de escandalização da política, tem feito alarde com a foto de Lula, Haddad e Maluf. Ela sabe que a imagem tem forte apelo simbólico e a explora com vários objetivos: desgastar a candidatura do petista, fustigar o ex-presidente – por quem nutre um doentio ódio de classe – e estimular a cizânia entre as forças de esquerda. Além disso, a exploração do episódio serve para esconder as dificuldades vividas pela oposição demotucana, inclusive pelo queridinho da mídia, José Serra.


Os colunistas amestrados dos jornalões e tevês evitam comentar as brigas no ninho tucano e na coligação direitista fabricada para apoiar o postulante do PSDB à prefeitura de São Paulo. Não há consenso sobre o vice de Serra nem sobre a chapa de vereadores. Os demos não aceitam um vice do PSD, dos “traidores” que infernizaram o ex-partido. Já o prefeito Gilberto Kassab abusa do seu pragmatismo para viabilizar sua legenda recém-criada – que corre o risco de perder até o fundo partidário e o tempo de televisão.

Os cupins e os ratos

A briga fica ainda mais feia no debate sobre a chapa proporcional. Até ontem, a direção do PSDB não havia fechado acordo para acomodar os partidos aliados. Serra tinha prometido contemplar o DEM, o PSD e o PR na chapa de vereadores em troca do apoio a sua eleição. Mas os tucanos rejeitam o acordo. Alegam que perderiam vagas na Câmara Municipal e, pior, que dariam espaço para vereadores que traíram a legenda – apoiando Kassab contra Alckmin nas eleições de 2008, seguindo a traição de Serra.

Para os tucanos rebeldes, os partidos aliados – especialmente o PSD – são “cupins” que corroem o PSDB. Já para Serra, eles são decisivos numa eleição tão disputada. O eterno candidato até ficou irritado com as resistências internas e ameaçou abandonar a disputa – para quem já abandonou a prefeitura, rasgando um compromisso por escrito, não seria nada surpreendente. A briga prossegue até domingo próximo, data da convenção do PSDB. Com quem José Serra sairá na foto?

Em tempo: alguns nomes já estão excluídos da foto. José Roberto Arruda, o “vice-careca” dos sonhos na sucessão presidencial de 2010, está sem legenda; o ex-demo Demóstenes Torres, o “mosqueteiro da ética” da revista Veja, pode ser cassado e preso; o ex-servidor de Kassab, Hussain Aref, com seus 106 imóveis, está com os bens retidos; e o Paulo Preto... ficaria muito mal na foto.

5 comentários:

Alberto disse...

O problema Miro, é que o Lula se aliou e se nivelou a tudo aquilo que condenou durante 25 anos, além de prometer combater a corrupção! Estelionato eleitoral?

Ignez disse...

A foto de Cerra, sozinho, é tão denegridora que só um suicida político se arrisca a sair com ele. Mesmo porque todos acabam sendo contagiados com o vírus maléfico que ele espalha. A lista dos que se "contaminaram" ficando ao lado dele é extensa: alckimin quase se lasca todo. Mas, como tem "religião"...se salvou. Os mais sujos que Cerra, preferem se esconder nas entranhas do PSDB, do DEM ou mesmo no recém criado partido do kassab. O Careca gêmeo josé arruda foi pro inferno; o Aref tava escondido em uma secretaria do alckmin recebendo propina...tá sendo investigado. O "paladino da ética" Demóstenes aguarda condenação... Outros que foram "assessores", como paulo preto, diz que vai contar tudo sobre a Privataria Tucana, e foi acusado de roubar dinheiro da própria campanha do Cerra. Até os parentes de Cerra se contaminam com seu vírus da maldade...O diretor da Delta que "ganhou" licitações em São Paulo foi demitido. O diretor da Veja - onde Cerra sempre sai na capa - foi afastado, e seu co-redator e contraventor Cachoeira está preso. O governado Perillo - do partido do Cerra - tá no emaranhado da quadrilha de Cachoeiera. Sair em foto com Lula é busca de redenção. Sair com Cerra é sair com o demo,ir para o inferno e acabar sob investigação criminal por corrupção...

Anônimo disse...

Senhores petistas.

Depois que os senhores consagraram o Lula como um deus e ele aceitou esta condição, os comportamentos que vêm demonstrando confirmam como perderam quaisquer compromissos com o bom senso! Em hipótese alguma lamento! Ao contrário, faço votos que continuem assim!

Att. Eugênio José Alati

Anônimo disse...

Prezados Alberto e Eugênio:

preciso lembrá-los que a história se repete! (com certa frequencia, até com certa dose de ironia)

sei que parece lógica (e eterna!) a natural "aliança" entre os iguais tucanos e maluf! contudo, com a preciosa lembrança histórica de PHA - parafrasenado Winton Churchill:

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"

e a mais atual e pragmática (pra ser usada - apenas? - em casos de guerra!!!!):

"Se Hitler invadisse o Inferno, eu cogitaria de uma aliança com o Demônio"

resumo da ópera:
Sampa é o inferno da vez!!

pano rápido!!!

Márccio Campos
rio de janeiro

Ignez disse...

Eu não sei se esse pessoal "ético" é inocente útil, teleguiado, desconhecedor da história e do processo eleitoral brasileiro... De uma coisa eu sei: Ninguém pode bancar o inocente, e ficar invocando "ética demostiniana" para se manter no imobilismo e deixar que a direita use de todos os meios para impedir o progresso do Brasil, e a construção de uma sociedade mais justa, mais democrática, mais fraterna. "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer." Ou esperam que o "céu" venha depois da morte? Quanto cinismo!