quarta-feira, 27 de junho de 2012

PSDB apoia o golpe no Paraguai

Por Altamiro Borges

O PSDB transformou-se, de fato, no principal partido da direita brasileira e num aliado incondicional das forças reacionárias mundiais. Diante do golpe desfechado no Paraguai na sexta-feira passada, ele acaba de se aliar à oligarquia fascista. Em nota oficial divulgada ontem, o deputado Sérgio Guerra, presidente nacional da sigla, manifestou total apoio dos tucanos aos golpistas e ainda condenou a postura da presidenta Dilma Rousseff em defesa do restabelecimento da democracia na nação vizinha. Confira abaixo a repugnante nota:


*****  


Deputado Sérgio Guerra, presidente do PSDB

O PSDB assiste, com preocupação, à reação do governo brasileiro aos fatos ocorridos recentemente no Paraguai – a saída de Fernando Lugo da Presidência da República e sua substituição por Federico Franco.

Entendemos que, a despeito da velocidade do processo, não houve rompimento das leis do país, tampouco ataque à ordem vigente na nação vizinha. Tanto que o próprio Lugo reconheceu e aceitou a decisão do Legislativo, que também foi referendada pela Corte Suprema de Justiça do Paraguai.

Diante deste quadro, acreditamos que o governo brasileiro age de maneira precipitada quando defende – ou mesmo implementa – sanções ao Paraguai na Unasul e em outras instâncias internacionais.

A autodeterminação dos povos, princípio que rege as relações internacionais do Brasil desde que nos tornamos uma Nação independente, deve também prevalecer neste caso.

Chama-nos a atenção, além disso, a discrepância entre o tratamento concedido pelo governo brasileiro ao Paraguai e o destinado a nações como Cuba, Venezuela e Irã. Parece que, aos olhos do PT, a autodeterminação de uma população vale em alguns casos, e não em outros. O mesmo partido que chama de golpe a substituição de Lugo aplaudiu Lula quando seu líder ironizou as fraudes eleitorais no Irã, tratando as manifestações pela democracia no país asiático como “briga de flamenguistas e vascaínos”.

O PSDB respeita a decisão do Legislativo paraguaio e ressalta que defende a democracia em todas as nações.

Deputado federal Sérgio Guerra
Presidente Nacional do PSDB

5 comentários:

Alberto disse...

"Perto do Lula, sou comunista", diz Maluf, do PP. Surreal?

Paulinho Pavaneli disse...

Seriam tucanos os brasiguaios?

Anônimo disse...

O PSDB está tão gagá que nem se importa mais com o que escreve. Primeiro o velhinho vai lá e arranca os cartazes e sai correndo, agora escreve estas coisas... Bom para o PT.

Anônimo disse...

Putz grila! Os TUCANOS devem estar "maquinando" repetir o falso "impichimam" por aqui. E o PAtrono do Golpe Tucano será o Pinochet.

Marly Gribel disse...

Que mais se pode esperar destes tucanos? Os educadores de MG que o digam- somos as maiores vítimas destes colonialistas