terça-feira, 5 de junho de 2012

A patética realeza britânica

Por Altamiro Borges

Em plena crise econômica, que desemprega, arrocha e retira direitos de milhões de trabalhadores, a realeza britânica festeja nesta semana os 60 anos de trono da rainha Elizabeth 2ª. A mídia colonizada dá destaque ao glamour das comemorações – deixando de mostrar as filas dos desempregados e os pedintes nas ruas de Londres. No ano passado, quando da explosão de revolta na Inglaterra, a mídia chamou os manifestantes de “vândalos e bárbaros”. Agora, ela bajula a nobreza! Questão de classe!


Elizabeth 2ª, a rainha, nunca foi eleita para nada, mas expressa bem o poder das classes dominantes no país e no mundo. É chefe de Estado do Reino Unido – que inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte – e também Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Ela ainda é "comandante-em-chefe" das Forças Armadas, as mesmas que ocupam vários países e assassinam milhares de pessoas.

A falsa democracia britânica

Os britânicos, vítimas desta opressão, continuam apoiando seus opressores. Segundo pesquisas, 80% dos ingleses aprovam o suntuoso reinado de Elizabeth. Talvez a crise econômica, que se agrava agudamente na Europa, ajude a superar este atraso – que representa altos custos para os cofres públicos e não rende absolutamente nada para os súditos da Rainha.

Neste sentido, a jornalista Cris Rodrigues, do blog “Somos Andando”, tem razão. “Ninguém me convence a chamar o Reino Unido de democracia enquanto formalmente a sua chefe for uma pessoa não eleita pelo voto popular (isso sem falar nas limitações de um sistema político baseado no bipartidarismo e na eleição indireta do primeiro-ministro)”. 

3 comentários:

Djijo disse...

Concordo que já é anacrônico essa coisa de rei e rainha, príncipes e etc. No caso da Inglaterra, acho que é o único País que esse tipo de tradição é fonte de renda pela visitação turística. Como o Vaticano, Taj qualquer coisa lá na Índia, nosso carnaval e por aí vai.

José Augusto Azeredo disse...

Prezado Miro, dizia um camarada nosso lá do ES ,já falecido, Clementino Dalmácio algo que se aplica inteiramente ao que você destaca com razão: "são coisas do regime capitalista..."

@MarceloRsde disse...

Os britânicos aprovam talvez por uma questão histórica e cultural. Mas é no mínimo contraditório os gastos com a realeza britânica enquanto a população sofre...