quinta-feira, 21 de junho de 2012

Merval Pereira é uma “farsa histórica”

Por Altamiro Borges

Merval Pereira se acha mesmo um “imortal”. Em seu artigo de ontem no jornal O Globo, ele insinuou que o ex-presidente Lula é uma “farsa histórica”. O motivo de mais este ataque histérico é a famosa foto de Lula junto com Maluf, superexplorada pela mídia demotucana. Para o “talentoso” integrante da ABL, a imagem “é simbólica de um momento muito especial da infalibilidade política de Lula”.


O colunista da famiglia Marinho nunca entendeu os altos índices de popularidade do ex-presidente, num caso doentio de ódio de classe. Daí sua excitação com a tal foto. A imagem seria, caso o tucano Jose Serra vença as eleições em São Paulo, “a marca da decadência política de Lula, que estará então encerrando um largo ciclo político em que foi considerado insuperável na estratégia eleitoral”.

A torcida pelo tucano Serra

Merval até justifica os acordos políticos feitos pelos tucanos. “Até o momento, as alianças com Maluf eram feitas por baixo dos panos, de maneira envergonhada, como a negociação em que o PSDB paulista fechava um acordo com o PP em busca de seu 1m30s de tempo de propaganda eleitoral”. Mas ele não tolera a participação do ex-presidente no jogo bruto da política.

Para ele, Lula está obcecado pelo poder, não tem escrúpulos na política de alianças e ruma para o declínio. “A sucessão de erros políticos que Lula parece vir cometendo nos últimos meses – a escolha de Haddad, o encontro com Gilmar Mendes, a CPI do Cachoeira, o acordo com Maluf – só será superada se acontecer o que hoje parece improvável, uma vitória de Fernando Haddad”.

Os bastidores das alianças na ABL

Merval Pereira, tão preocupado com a política de alianças nos últimos anos, só não consegue explicar porque o Lula, com a sua “sucessão de erros”, conseguiu se eleger e reeleger presidente e ainda garantiu a vitória de sua sucessora, Dilma Rousseff. Isto apesar de toda a campanha de satanização da mídia hegemônica, a quem ele presta serviços.

Já que está tão indignado com a crise das alianças, “que explicita uma maneira de fazer política que não tem barreiras morais e contagiou toda a política partidária, deteriorando o que já era podre”, Merval poderia expor os bastidores da campanha que o levaram a ser um “imortal” da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ou será que a poderosa Rede Globo não se meteu nesta eleição? O que ela ofereceu? Como se justifica esta autêntica “farsa histórica”?

10 comentários:

Paulinho Pavaneli disse...

Lula não é uma farsa histórica... ele apenas fezuma cagada histórica ao apertar a mão do Maluf... Merval não é uma farsa histórica... ele é um equívoco histórico ao ser proclamado filósofo (rs rs rs) e escritor (rs rs rs) imortal (kkkkk). Só nos resta mandar o Merval cagar no mato... e nunca mais voltar...

José da Mota disse...

Em um outro comentário que fiz sobre a comissão da verdade tinha algo a ver com este seu artigo, melhor dizendo, com o do Merval, hum.., e com o seu também.
Quem mais matou e torturou em guerras mundo adentro, foi a mídia direcionada à interesses de estrangeiros ou pessoais e até erros pessoais.
Quem mais destruiu sem razão reputações e dignidades no planeta, foi a mídia também por interesses de estrangeiros ou pessoais e até erros pessoais.
Uma pergunta eu faço à todos que escrevem, até à mim mesmo como um humilde comentarista.
Qual de nós, que escrevemos, trouxemos algo de concreto para o bem estar da humanidade? Qual de nós que de Lula falamos, bem ou mal, fomos capazes e ou tivemos coragem de enfrentar tudo e todos em benefício do próximo.
Que jornalista no mundo pode dizer que qualquer atitude política do Lula foi para seu benefício próprio?
Que homem teria coragem para tanto, enfrentar tudo e todos, para o bem dos outros, inclusive dos que lhe atacam. Em um teclado de terminal, o mal, julgando-no como se fosse um ser do seu time, do mal para denegrir sua imagem.
Digam a verdade que quiserem para diminuir sua imagem, como falar errado, falta de postura diplomática, semi-analfabeto e outras limitações humanas mais que ele tenha, afinal ele é um, humano.
As palavras divulgadas, via rádio, televisão, revistas, jornais e Internet são de guerra, sempre, mas apenas versos e prosas do que os inimigos do Brasil fazem com seus inimigos com outras armas, bélicas e gigantescos campos de concentração como é o Tibete e a palestina onde o povo é destruído gradativamente física e moralmente. Com comida de baixa qualidade, falta de estrutura, médico hospitalar, escolas e previsão de futuro.
São por estes gigantescos campos de concentração que tentam destruir o Lula, para conquistarem e escravizarem outros povos.
José da Mota.

Anônimo disse...

No futuro muitos acadêmicos irão estudar Lula. Lula é um enigma para muitos acadêmicos e para a maioria dos jornalistas. E uma aflição para os do PIG. Os do PIG enterraram o Lula parlamentar. Ninguém mais toca nesse assunto.
Para eles, Lula ganhou a presidência na sorte.O sindicalista de uma vida devotada à melhoria das condições de trabalho em nosso país desaparece dos escritos dessa marginália.

Pedro Dias disse...

Miro,


Obrigado!!!!!!! o "imortal" é msm uma farsa histórica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Marcia Noemia disse...

Impressionante como esse indivíduo se acha...Depois que vestiu este fardão, o caboclo ficou mais metido. Assume ares de literato. Mas ele é mesmo um "passarão", que adora atravancar caminho. Mas felizmente ele está muito longe, muito mesmo de ser um passarinho como o querido, isto sim, imortal Mário Quintana. Merval, ninguém vai lembrar dele, pois é um reles e pífio jornalista puxa-saco.

antonio barbosa filho disse...

JOSÉ DA MOTA, meu caro: apenas "militar" na internet realmente não altera a vida. É preciso usar este instrumento, mas estar na rua, no trabalho físico, na conversa de boteco, nos grupos de amigos, para que nossas palavras e sentimentos tenham alguma influência.
Vc me parece sofrer com esta ansiedade natural que temos, que ver que as coisas se transformam mais lentamente do que desejamos. Mas, esteja certo, tudo que vc diz com honestidade gera uma consequência. Cada um de nós é importante, sim, embora a direitona e as velhas instituições autoritárias tentem nos anular, nos tornar insignificantes.
Vamos à luta, e vc verá que as coisas se movem. Saudações!

Ignez disse...

Merval com Cerra... esta foto é virulenta. Se a colocassem em maço de cigarro, as fabricantes fechariam. O problema dessa direita burra é que o presidente Lula honra a todos que com ele são fotografados. Agora mesmo, na Rio +20 o Holland quis ser fotografado com ele; todos os representantes de países dele se aproximaram para serem fotografados. Maluf, no caso, quis a foto para sentir-se redimido. Merval e Cerra juntos na foto... Arruda e Cerra...são fotos muito letais..Têm de ilustrar os livros de bioquímica. Possuem vírus letais... O povo brasileiro que o diga!

Anônimo disse...

O Merval enterrou de vez a falecida Academia rsrsrsr
Ridiiiiiiiiiiiiiicula esta academia !

JOSÉ ANTÔNIO disse...

O LULA só fez bem ao povo brasileiro, o Merval deve é calar a boca e parar de falar asneiras. O LULA não tinha a menor necessidade de continuar fazendo política, ele poderia fazer palestras de R$ 500.000,00 (QUINHENTOS MIL REAIS)a hora, mas o LULA é povo. E o povo não tem medo de errar... Diferentemente dessa elite fedorenta, que vive de hipocrisia. Estou com LULA, enquanto ele fizer política.

Anônimo disse...

Merval Pereira, histórico? Nem como farsa.