terça-feira, 19 de junho de 2012

Maluf e o pragmatismo eleitoral

Por Altamiro Borges

Até domingo, Paulo Maluf era uma figura esquecida pela mídia. Ninguém falava sobre a presença do seu partido, o PP, no governo tucano de São Paulo nem de suas tratativas para apoiar José Serra. De repente, ele virou manchete dos jornalões e destaque nas telinhas. Os "calunistas" da mídia ficaram excitados! Bastou sair na foto junto com Lula e Fernando Haddad, dando apoio ao petista na disputa para a prefeitura paulistana.


A guinada de Maluf revela o grau de pragmatismo que contamina a política brasileira. Ele mesmo justificou sua abrupta mudança teorizando que “não existe mais esquerda e direita”. Puro oportunismo! Na prática, o líder do PP procura viabilizar eleitoralmente sua legenda e cavar mais espaços no concorrido quadro partidário brasileiro – ampliando suas vagas nos palácios do Planalto e dos Bandeirantes!

Guinada de forte impacto

Este pragmatismo tem forte impacto eleitoral. Não é para menos que a decisão de Maluf abalou os vários comandos de campanha – e não apenas o de Fernando Haddad. Conforme registrou o sítio Terra Magazine, o apoio do PP ao petista caiu como bomba no já conflagrado ninho tucano. Vale conferir a reportagem da jornalista Marina Dias:

*****

O presidente estadual do PP em São Paulo, deputado federal Paulo Maluf, anunciou no início da tarde desta segunda-feira (18) o apoio oficial de seu partido à candidatura de Fernando Haddad à Prefeitura da capital paulista. Enquanto petistas comemoram a aliança, que trará 1 minuto e 35 segundos a mais ao programa eleitoral gratuito do PT, o tucano José Serra culpa Geraldo Alckmin por ter, nas palavras de interlocutores, “deixado Maluf escapar”.

Segundo aliados, que pedem reserva quanto a seus nomes, Serra está “muito irritado” com o governador, que havia garantido o apoio do PP à candidatura tucana. “Serra acha que Alckmin acertou com Maluf para 2014 e não se esforçou muito, digamos assim, para este ano”, explica um cardeal do PSDB. “Ele (Serra) acredita que Alckmin deixou Maluf escapar, não segurou o PSB, e ainda teve a história do PR… o PR foi Kassab que trouxe”, completa.

O grupo paulista do PP estava muito próximo de fechar com Serra, já que integra a base de Alckmin. Essas negociações, porém, começaram a azedar nas últimas semanas, depois que o governador se recusou a ceder a Secretaria de Habitação do Estado ao PP. Por outro lado, Maluf conseguiu emplacar um de seus aliados na Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, cargo negociado com a presidente Dilma pelo ministro da pasta, Aguinaldo Ribeiro (PP).

*****

O escarcéu da mídia demotucana

O grosso da mídia, por razões óbvias, evita tratar dos traumas no ninho tucano. Prefere fazer escarcéu com os constrangimentos gerados nas hostes petistas. A senadora Marta Suplicy, que não estava lá muita engajada na campanha de Haddad, já disse que não aceita o apoio de Paulo Maluf. A deputada Luiza Erundina, a “vice dos sonhos” do petista, também ameaça deixar a chapa. Já os setores do PT sempre refratários à política de alianças também se dizem chocados com a foto de Lula, Haddad e Maluf.

Do ponto de vista político, a coligação com o PP malufista é um desastre. Ela representa mais uma perda de identidade ideológica e desmotiva a militância petista. Confirma o reinado do pragmatismo exacerbado. Já do ponto de vista eleitoral, ainda é cedo para avaliar o seu impacto. Fernando Haddad ganhou mais um minuto e 35 segundos na rádio e televisão numa campanha que é cada vez mais midiática. O petista também procura superar o patamar do partido nas últimas eleições, atraindo setores de centro e direita.

Pela reação de José Serra e da sua mídia, a jogada foi de alto risco político, mas incomodou. A equação eleitoral não é tão simples assim. Só o tempo dirá se o pragmatismo exacerbado será bem sucedido.

10 comentários:

Jose da Mota disse...

P1: Antes para zerar a questão de Erundina desfazer coligação com Haddad por causa de Maluf, é intriga da oposição, ela deixou claro que não porque nem precisam tirar fotos.
Coincidentemente, em uma questão de oportunidade, destino, em meio a milhões de BLogs encontrei um de altíssima qualidade com o nome "Transparente como um Cristal vamos questionar!?", que coincidentemente como o prório nome anuncia, questionava a coligação PP, Maluf, PT haddad e Lula, e PPS luiza Erundina. Com foto de Paulo Maluf, Lula e Haddad juntos para o anúncio desta coligação, por Paulo Maluf.
Cujo BLog entrei como em tantos outros para deixar meu comentário sobre tal coligação, porém este me surpreendeu tanto pelas coincidências que escrevi um aparte, algo muito pessoal, e nada a ver com religiosidade apesar do caso sim, no dia guardado à sete chaves e hoje aberto de repente, uma parte de minha caixa de pandora espalhou ao mundo minha seguinte decepção que, digo após o agradecimento da oportunidade de encontrar este blog dentre tantos:
(Oportunidade divina, do divino, Deus mesmo. Eu encontrar um Blog com o nome do seu, contendo essa sua opinião de um artigo polêmico. E olha que não sou um religioso praticante, sou um espírita cristão que raramente ou quase nada praticante nesses derradeiros dias. Longe de ser um evangélico ou de qualquer radical religioso, apesar de nada contra desde que não façam mal a alguém.

Jose da Mota disse...

P2: Antes de postar meu comentário sobre a coligação do artigo vou lhes contar o porque desta história de oportunidade divina, do divino, Deus.
Foi algo que me aconteceu como se por encomenda da outra força, alguém que se dizia amigo meu, um mestre espírita, que só se prontificaria a me auxiliar em um momento delicado de minha vida assim que eu ficasse limpo, cristalino, como a um cristal igual ao nome do blog a que me refiro "Transparente como Cristal".
e me lembrei de seu comentário, do autor(a) do Blog "Transparente como Cristal": Que foi: "Pois é, o IMPOSSÍVEL não é tão impossível, quando o lado "INVENDÍVEL" se vende !!!
Lamentável, pra não dizer mais..."
E lembrei do que pensei daquele que ele e outros o se diziam mestre, ordenado como tal, não por mim, mas por quem de direito e por direito assim o era, o tal.
Me perguntei e pergunto até hoje. Que ser humano arrogantemente à Deus, se diria limpo "transparente" como um Cristal! E ainda cobrasse da humanidade que assim como ele, fosse?
Grato, também ao leitor, por me permitir estas breves palavras sobre um assunto pessoal um tanto engasgado há Algum tempo. Espero que auxilie-me a limpar de vez o mal espiritual como mágoa, ou rancor, que ficou, tanto faz. Mal me fez, e à mim limpá-lo lucrei.
Agora vamos ao porque estarmos aqui, digo, eu, ao que vim fazer. Postar um comentário que tenho postado em vários Blogs sobre esta coligação. Inclusive neste aqui em um outro artigo sobre o tema.

" "O Galo Cantou Canto Certo"

São Paulo forma a mais genial e eclética aliança política que sequer o maior dos gênios do marketing político poderia imaginar. O que naturalmente levará à vitoria da disputa eleitoral mais cobiçada do país, a prefeitura de São Paulo.
São tantos acertos políticos em todas as suas áreas, que vai de costuras políticas em pequenos municípios, prefeitura de São Paulo em si, governo federal, aproximação definitiva e concreta do PSB com a aliança governista e, principalmente a demonstração de confiança total do PSB na Presidente Dilma.

Jose da Mota disse...

(9) P3: De onde naturalmente gerará maior aproximação e virão mais projetos para os estados comandados pelo PSB, e, mais ministérios para o partido.
É de se admirar e repetir para acreditar, em uma estratégia política que seria racionalmente inimaginável, um golpe de sorte, mudar não só a vitória da disputa pela prefeitura de São Paulo, mas todo um quadro político nacional.
Como se fosse um projeto planejado em universidades excepcionais como Federal de Juiz de Fora, UFRJ ou harvard, mas por algum político brasileiro conhecedor profundo de nossas mazelas.
Como se fosse uma tese de doutorado, PHD, com o título, "Passo a passo para mudar a política brasileira de mãos para sempre" ou "Os novos rumos do Brasil" ou mais brilhante ainda
"Brasil acordado em solo esplendido".
Como para o PT no início das negociações para a campanha eleitoral de São Paulo perder o apoio de Kassab foi considerado uma derrota fatal.
A surpresa da chegada da surpreendente Luíza Erudina (PSB) como vice de Haddad foi sensacional, e ainda como a cereja do bolo ganharam o apoio do cobiçado Paulo Maluf do PP paulista. Confirmando a derrota triplamente fatal, do Serra.
Quanto à PSB, planejamento passo a passo em Harvard por quem conhece o Brasil a fundo, acho bom perguntarem a Ciro Gomes se ele teve algo a ver com toda essa reviravolta na política brasileira.
Paro por aqui, porque sobre este tema há muito o que conjecturar. Em outra oportunidade volto à ele com prazer, e haverá, um tanto bom.
José da Mota."

Jadson disse...

Oi Miro, aqui é Jadson Oliveira, já nos falamos nos encontros de blogueiros em SP e Bahia. Agora estou em Caracas, acompanhando as eleições aqui.
Há poucos dias teu blog postou matéria minha, pegada do blog Fazendo Media, sobre debate "Mídia e eleição na Venezuela" do encontro de Salvador.
Postei no dia 15 no meu blog Evidentemente (está também no Fazendo Media) - www.blogdejadson.blogspot.com - matéria que certamente interessa a teu blog, sobre as manipulações dos jornalões venezuelanos, título "Capriles garante segurança e Chávez cenários de guerra".

Nicos Tacazo disse...

Miro, a considerar que se a aliança não fosse com o PT, FATALMENTE seria com o PSDB, pode-se considerar um acréscimo de 3 minutos e 10 segundos à campanha de Haddad, e não apenas os 1'35" do PP. (isso considerando apenas 1ª turno)
Mesmo assim, a conta não fecha para a militância histórica...
Só o tempo irá dizer, se a jogada der certo, o PT levar mais essa e conseguir emplacar mudanças significativas na falida metrópole, o movimento de resgate à militância poderá relevar mais esta triste e maldita contradição.

Marcio Curvo disse...

Miro votei,voto e sempre votarei em partidos da esquerda mas essa coligação com Maluf(com direito a fotos e tudo o mais)me enoja, há um limite para o pragmatismo e infelizmente o PT parece não perceber isso. O minuto a mais com maluf fará o PT perder votos com os eleitores conscientes.Torço pela saida da Erundina da chapa e decidi o meu voto no Psol.

Ignez disse...

Novamente, o personalismo de Erundina falou mais alto que o socialismo da sigla de seu partido. Ou será que ela foi pautada pelo PIG? Erundina terá suas mãos beijadas por cerra, alckmin, Paulo Preto, Alvaro Dias, Dantas em agradecimento por seu personalismo, sua "ética"... A luta para Lula, Hadadd e os petistas já era estóica. Agora, torna-se uma tarefa hercúlea para transformar São Paulo em uma sociedade mais justa e mais democrática.

Unknown disse...

Parte 1: Erundina diz não ao Canto Certo que o Galo Cantou.
Três em uma:
Primeira: Por conta do nome da confusão de um nome de Blog como "Transparente como um Cristal vamos questionar!?" e que coincidentemente questionava a coligação PP, Maluf, PT haddad e Lula, e PPS luiza Erundina. Com foto de Paulo Maluf, Lula e Haddad juntos para o anúncio desta coligação, por Paulo Maluf. Com a seguinte frase: "Pois é, o IMPOSSÍVEL não é tão impossível, quando o lado "INVENDÍVEL" se vende !!!
Lamentável, pra não dizer mais..."
Parte 3: Segunda: O nome do Blog, que entrei por causa da coligação, já por ele questionada, lembrou-me do que me aconteceu como se por encomenda da outra força, por alguém que se dizia amigo meu. Um mestre espírita de uma ordem que deposito toda a minha confiança nela com alguma desconfiança do crescimento dos homens nela, que disse que só se prontificaria a me auxiliar em um momento delicado de minha vida. Assim que eu ficasse "Transparente como um Cristal". Me perguntei desde então que ser humano arrogantemente à Deus, se diria ser "transparente como um Cristal!" E cobraria de outro homem, da humanidade, que assim como ele, eles o fossem?
Terceira: No artigo para a coligação que repito resumos abaixo antes de dar o parecer final ao três em um, peço certa atenção ao seu título:
"O Galo Cantou Canto Certo"
Parte 4: São Paulo forma a mais genial e eclética aliança política que sequer o maior dos gênios do marketing político poderia imaginar. O que naturalmente levará à vitoria da disputa eleitoral mais cobiçada do país, a prefeitura de São Paulo.
São tantos acertos políticos em todas as suas áreas, que vai de costuras políticas em pequenos municípios, prefeitura de São Paulo em si, governo federal, aproximação definitiva e concreta do PSB com a aliança governista e, principalmente a demonstração de confiança total do PSB na Presidente Dilma.
O parecer final: A coligação não vingou, eu deixei de frequentar os estudos espíritas também por conta da afirmação daquele que se dizia mestre e nem sei se é mais. o Blog "Transparente como um Cristal vamos questionar!? provavelmente dava se questionar. Parte 5: Porque ao que tudo indica ao meu ver, opinião pessoal, tais cristais se espatifaram em frangalhos incoláveis. Pois todos eles não passavam de uma comparação ilusória da pureza do homem, que por natureza erra, à pureza da transparência de um cristal. Que quebra, na alusão até ""três em uma" taça de cristal de ilusões. 1 - Blog "Transparente como um Cristal vamos questionar!?" como meu ex-mestre. 2 - o encanto do Canto Certo que O Galo Cantou com o ex-mestre espírita. 3 - Luíza Erundina abandona candidatura depois de dizer que não era mulher de voltar atraz em uma decisão.
E o que ficou? Podemos afirmar que é o mistérioso "Canto Certo que o Galo Cantou". Só revelado para quem recebeu o merecimento.
Sobrando aos simples mortais, festas de conjecturas.
José da Mota

Samarone disse...

Miro, não tem como essa forma de pragmatismo funcionar. PHA disse que o Lula deveria fazer qualquer coisa para não deixar o Serra ganhar, inclusive pactuar com o "satanás". Tudo pelo bem de São Paulo. O problema é que Lúcifer costuma cobrar os favores solicitados.

Thiago Lanza disse...

A atitude de Erundina foi muito acertada. Vejo, nas redes sociais, um monte de blogueiros de esquerda criticando a Erundina, mas, infelizmente, a esquerda deve ser humilde e reconhecer que Lula errou. Sempre apoiei o Lula, com certeza foi o melhor presidente que o Brasil já teve, mas essa aliança com Maluf foi lamentável. Muito lamentável. Ele poderia encerrar sua carreira política sem essa mancha. Odeio dar razão para o PIG, mas dessa vez os jornalões tem razão. Lula deu margem pra esse tipo de comentário, e com razão, afinal, está apoiando um criminoso procurado pela Interpol. Pragmatismo tem limite.

Espero que o Haddad se recupere desse tombo, e possa ganhar a eleição, apesar desse erro primário.