quarta-feira, 20 de junho de 2012

Maluf e o cinismo de Serra e Aécio

Por Altamiro Borges

José Serra e Aécio Neves, que vivem se bicando no ninho tucano, resolveram se unir para bombardear o PT no quesito política de alianças. No bojo da crise gerada pelo apoio de Paulo Maluf a Fernando Haddad, que resultou na desistência de Luiza Erundina de ser vice na chapa petista, os dois criticaram as alianças a “qualquer preço”. Ambos, porém, não tem moral para tratar do assunto.


A choradeira dos "traídos"

O candidato do PSDB à prefeitura paulistana se fingiu de puro. “Não vale tudo para aumentar isso [o tempo no horário eleitoral de rádio e televisão]”, cutucou Serra. Ele só não disse que tentou até o último minuto o apoio do PP à sua candidatura e que, irritadiço, culpou o governador Geraldo Alckmin, “mui amigo”, pela fuga do potencial aliado.

Já o combalido presidenciável tucano afirmou que a aliança com Maluf “desconstrói o discurso da faxina do governo Dilma”. Para o senador mineiro, o episódio mostra que o discurso do PT “não é coerente com a prática”. Puro cinismo! Aécio Neves é famoso por seu pragmatismo sem princípios. É só lembrar o favor prestado ao ex-demo Demóstenes Torres num cargo em Minas Gerais.

A vingança dos tucanos e da mídia

Na prática, o PSDB se sente traído por Maluf. O PP já havia abocanhado um cargo graúdo no governo de São Paulo, no comando da bilionária Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Na semana passada, a legenda também conseguiu finalmente nomear Osvaldo Garcia para a Secretaria de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, já comandado pelo PP.

Conhecido por seu pragmatismo e fisiologismo, Paulo Maluf decidiu, então, apoiar Fernando Haddad. Agora, os tucanos “traídos” partem para a vingança.  Segundo a Folha, o governador Geraldo Alckmin já decidiu demitir Antonio Carlos Amaral da CDHU. O relato do jornal tucano sobre a demissão revela bem a "pureza" do PSDB e o cinismo de Serra e Aécio:

“A troca passou a ser pregada por aliados do governador no Palácio dos Bandeirantes há dois dias, depois que Maluf oficializou o apoio do PP a Fernando Haddad (PT), adversário de José Serra (PSDB) na eleição municipal. A estatal paulista está sob controle de um afilhado político de Maluf desde o ano passado. Com isso, Alckmin atraiu o pepista para a órbita dos tucanos”.

Mas o plano eleitoral dos tucanos não deu certo e Maluf, agora visto como “não confiável”, bandeou-se para o lado petista. Serra, Aécio e a mídia demotucana estão irritados contra o pragmático líder do PP. O mundo realmente dá muitas voltas! 

11 comentários:

Alberto disse...

Esta decisão do Lula decepcionou até gente do PT. Não tem como achar outros culpados. Uma foto vale por mil palavras! E como vai ficar a Comissão da Verdade agora que Maluf (filhote da ditadura) virou companheiro?

Anônimo disse...

Miro, a imprensa demo/tucana e Serra devem estar revoltados, agora o Aecin e Alckimin, devem estar felizes da vida.
Fazem esses pronunciamentos para inglês ver. A dupla querem é enterrar de vez um político nada confiável, um traíra dos próprios companheiros.
O Aecin (garoto do Rio, tem que esperar até 2022, para ter uma mínima chance de chegar ao Planalto.
Fernando

carlos disse...

Serra e aecio, nao tem moral para nada. Mas que essa uniao de haddad com Maluf, surge como um prato feito para o serra, ninguem duvida....

Anônimo disse...

Criticam em público mas devem estar festejando e muito nos bastidores(a não que sejam muito burros).Afinal quem foi o maior beneficiado por aliança espúria?

Anônimo disse...

Já que a coisa tá mais pra direita, por que não Ciro Gomes?

Anônimo disse...

Miro, segue trecho elucidativo do pensamento tucano quanto ao Maluf (entrevista do Covas ao Roda Viva em 1998):

Luís Costa Pinto: O senhor acha que o presidente tem explicações a dar em relação à divisão de palanques dele em São Paulo?

Mário Covas: O presidente Fernando Henrique? O presidente Fernando Henrique tem toda a liberdade de ter o apoio que acha que deve ter. Acho até que é uma coisa boa que o Maluf está fazendo. A única coisa que eu concordo com o Maluf é no fato de estar apoiando o Fernando Henrique. Pela primeira vez ele está escolhendo o melhor candidato. Não é comum o Maluf fazer isso. Por outro lado, eu sei que o presidente sofre [abre as mãos], tem que receber até o Maluf. Ele está em um partido, o partido apóia muito bem, ele o recebe. É evidente que o período de receber o Maluf reside no fato de que, se você o recebe sozinho, quando ele sai, conta a versão que ele quiser. Não importa se ela é verdade ou não…

Luís Nassif: O senhor receberia o [...] sozinho ou não?

Mário Covas: Recebo. Recebo [todos falam ao mesmo tempo]. Eu o receberia sozinho e receberia uma porção de gente sozinho. Mas nas duas vezes que o Maluf foi comer comigo lá no Palácio tinha mais gente, viu [risos].

http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/83/entrevistados/mario_covas_1998.htm

Anônimo disse...

Sujeira pouca é bobagem....Afinal, alianças e ambições políticas desafiam qualquer ética. Basta lembrar que em MG um Diretor da Antidrogas teve processos por tráfico, etc.......

Anônimo disse...

Cada uma que a gente tem que escutar, o PP é base do governo Tucano em Minas, cujo o vice do Anestesia do PSDB é Alberto Pinto do PP.O Aécio menospreza nossa inteligencia.Te calas Aécio.

Zé Tavares disse...

Quem está puto é o Serra. Perdeu um aliado de favas contadas, seus safados eleitores e o minuto e meio de TV. Lula é uma fera bravia, foi pegar apoio dentro das hostes adversárias. Por essa ninguém esperava. E voto de adversário vale o dobro... menos 50 mil pra Serra, mais 5O mil pro Haddad dá uma diferença de 100 mil.
Esse Lula...

Ignez disse...

Sair em foto com Lula é redenção. Sair em foto com Serra é condenação. Erundina queria redenção. Ela se diz "de partido", mas deixou o PT por não aceitar a decisão do partido a que pertencia. Invocou a "ética demostiniana" e aplicou o golpe-renúncia por não ter havido foto com Lula e ela. Leio que Mario Covas - mais digno - disse que FHC tinha o direito de receber apoio do Maluf; e que ele próprio, Mario Covas, estava recebendo o apoio do Maluf. O sistema eleitoral brasileiro quase impõe um arco-íris de alianças. Isto é Democracia: a convivência dos contrários. Mário Covas foi ético. Erundina pode juntar-se ao hipócrita movimento "Cansei"; à Heloisa Helena e Marina "blalarina". Pode sentar-se em um restaurante fino e estender a mão para ser beijada por cerra, alckmin, alvaro dias, paulo preto, aref, o próprio "paladino da ética demostiniana" o demóstenes e o próprio cachoeira. Ou pode filiar-se ao PSDB, ao DEM ou ao partido fundado pelo kassab. Ao lado dela todos serão purificados. Ela é a "ética" personificada...

Anônimo disse...

Não gostei d aliança com Maluf, mas ao menos trouxe uma vantagem: tirou ERUNDINA do páreo. Essa mulher de novo NINGUÉM MERECE!