sexta-feira, 8 de junho de 2012

Gabeira, mosqueteiro da Veja, ataca

Por Altamiro Borges

Fernando Gabeira, um dos “mosqueteiros da ética”, segundo o ranking da revista Veja de julho de 2007 – que também incluía o ex-demo Demóstenes Torres –, não gosta mesmo de Lula. Em seu artigo de hoje no Estadão, ele volta a fustigar o ex-presidente por causa de uma frase pronunciada no Programa do Ratinho, no SBT, na semana passada. “Não deixarei que um tucano assuma de novo a Presidência”.


Na avaliação do ex-parlamentar, um tucano disfarçado de verde, com esta frase o líder petista expressaria a sua visão autoritária da política. Mesmo dizendo que já concedeu um “habeas língua” a Lula, Gabeira posa de intelectual pedante para interpretar a frase do ex-presidente. “Foi só um rápido surto autoritário, talvez estimulado pelo tom de programa de TV, luzes e uma plateia receptiva”.

A torcida pelo retorno dos demotucanos

Para ele, porém, nada garante que Lula conseguirá afastar os tucanos da presidência. Na verdade, Gabeira torce pelo retorno dos seus eternos aliados do PSDB e do DEM ao Palácio do Planalto. Ele também torce para que a economia brasileira afunde na crise. De forma pouco honesta, ele até insinua que o petista só ganhou popularidade porque “dirigiu o país num período de crescimento e muitos gastos” - esquecendo-se de analisar a grave crise que atinge o capitalismo desde 2008 e que tem seus reflexos no Brasil.

Gabeira chega a teorizar que o período da “gastança” estaria com seus dias contatos. E prevê que um novo governo deverá adotar um plano de “austeridade”, como Angela Merkel e outros neoliberais da Europa. “Pode ser que o esgotamento do modelo de estímulo ao consumo abra espaço para discurso de reformas fiscal e trabalhista, de foco em educação e infraestrutura, enfim, de uma fase de austeridade. E não é totalmente impossível que um partido de oposição chegue ao governo”.

Blogueiro da Veja aplaude

Gabeira abandonou há muito tempo qualquer passado progressista. Hoje ele é um aliado incondicional dos demotucanos e um inimigo das forças de esquerda. Não é para menos que o seu texto no Estadão recebeu imediato apoio do agressivo blogueiro da Veja. “Nem sempre concordo com o jornalista e ex-deputado Fernando Gabeira, mas admito que já há muito ele tem se dedicado a temas que considero pertinentes. E tem se posicionado sobre eles com a devida responsabilidade”, elogiou Reinaldo Azevedo. Bela companhia!

9 comentários:

Anônimo disse...

Fernan. . .
QUEM ? ? ?

Pregopontocom Tudo disse...

Rapaz...... nem lembrava mais desse cara...ele é parente daquele Dep. do pps?????????????

Paulinho Pavaneli disse...

Quem te viu, quem te vê... mais um ex-querdista que endireitou... vergonha sem tanga de crochê...

Horácio disse...

Gente, um cara pra ter espaço para escrever as devidas asneiras no Estadão; receber um abraço como o da foto dado pelo Zé Pedágio Bolinha; e ser elogiado até pelo Rei talhado da revista inVEJA, convenhamos que ele "já foi parar no Irajá" faz tempo; isto não é pra qualquer um não!...ele que sobreviveu do passado, arrependendo-se da luta armada contra a ditadura, não atualizou-se mais, e se perdeu na rota da direita que o cooptou aos poucos...foi um vestal de probidade no congresso até ser flagrado doando passagens parlamentares pra filha fazer turismo...tudo com nosso suado impostinho; hoje um sabujo assalariado dos Mesquitas escrevendo num tabloide quase secular que publicava anúncios de recompensa aos capatazes para caçarem escravos fugitivos, e que até hoje lutam para manter a escravidão assalariada do homem por outro homem...arg!!!vade retro direitaz!...

Anônimo disse...

Gabeira? Esse conheço um pouco dele. Está no ostracismo político. Não se conforma com o brilho do Franklin Martins. É um falso democrata e oportunista. Não conseguiu se aninhar no PT (até porque no PT o cara tem que ralar muito junto aos militantes, apesar de alguns "iluminados"). Fala mal do Lula, mas o ódio maior dele, é Zé Dirceu. Vive contando historinhas para os verdinhos tarefeiros dele e enganando o povo humilde com a sua falsa educação. Detesta trabalho. Adora "sonhar", nem que seja com o "barato" da Veja. É como dizem por aí, ex-Gabeira.
Parabéns, Miro gostei da matéria.
Marat

fabio nogueira disse...

Ex- Gabeira,ex- esquerda e agora traidor. Esse é o Ex- Gabeira.

RASIL disse...

O melhor é que LULA tem razão. Lugar de tucano ave é na floresta e de omem-tucano quando vira vampiro é na cadeia.Relativo ao Gabeira não passa de um desviado tal qual as senadoras Marina e Heloisa Helena do corredor político de Van Halem. Se não resvalaram na entrada da atemosfera terrestre para o além, estão agora atritando na entrada e logo, logo, se tornaram pó de traque na esfera celeste com Serra, FHC,Veja, Folha, Gilmar, Globo etc...etc...

Chico Nunes disse...

Mais um ex-comunista arrependido e envergonhado, membro da manada do PIG.

RLocatelli Digital disse...

Interessante que a Veja, sempre tão veemente contra as drogas, elegeu Gabeira, usuário confesso de drogas, como um de seus mosqueteiros. Ou seja, tudo depende dos interesses em jogo.