quarta-feira, 20 de junho de 2012

Flashes da desistência de Erundina

Por Renato Rovai, na revista Fórum:

A ex-prefeita Luiza Erundina desistiu de ser candidata a vice-prefeita na chapa de Fernando Haddad (PT) no fim da tarde de hoje.

Ela tomou a decisão após Lula e o candidato terem ido à casa do ex-prefeito Paulo Maluf para selar a aliança com o PP.


Desde sexta-feira que o acordo com o PP estava fechado. Erundina sabia disso.

Na coletiva de imprensa onde se anunciou o nome da ex-prefeita para vice, mais se falou do apoio de Maluf do que qualquer outra coisa.

O que irritou profundamente Erundina foi que o ex-presidente Lula prestigiou o evento de Maluf, mas não foi ao ato de sua indicação a vice.

Lula havia tido alta do hospital no dia anterior, alegam pessoas próximas a ele.

As mesmas fontes dizem que o ex-presidente titubeou muito em ir ao encontro com Maluf. Decidiu na última hora.

O ex-presidente estaria chateado com os rumos que o processo tomou e a avaliação tanto no PT como no seu entorno é de que o apoio de Maluf saiu muito caro para a campanha petista.

Para tentar reverter o episódio, Lula vai se dedicar a convencer o PCdoB a apoiar Haddad já nos próximos dias. E o nome da sambista Leci Brandão, deputada estadual do partido, é um dos que agrada ao candidato e a boa parte dos petistas para compor chapa. Mas a prioridade de indicar o parceiro de chapa de Haddad continua sendo do PSB.

Os socialistas já teriam indicado, entre outros, o nome da deputada federal Keiko Ota, que teve 213 mil votos em 2010, como uma possibilidade. Entre os projetos que Keiko defende talvez o principal seja o de ampliação da pena de crimes hediondos para 100 anos. Ela teve seu filho Ives Ota barbaramente assassinado em 1997.

Mas a definição do vice passa a não ser mais a prioridade da campanha de Haddad. Antes mesmo do anuncio da candidatura da ex-prefeita na chapa, o ex-ministro já tinha chegado a 8%. O objetivo da coordenação da campanha é garantir a consistência desse crescimento.

6 comentários:

José da Mota disse...

Parte 1: Erundina diz não ao Canto Certo que o Galo Cantou.
"O Galo Cantou Canto Certo"
Parte 4: São Paulo forma a mais genial e eclética aliança política que sequer o maior dos gênios do marketing político poderia imaginar. O que naturalmente levará à vitoria da disputa eleitoral mais cobiçada do país, a prefeitura de São Paulo.
São tantos acertos políticos em todas as suas áreas, que vai de costuras políticas em pequenos municípios, prefeitura de São Paulo em si, governo federal, aproximação definitiva e concreta do PSB com a aliança governista e, principalmente a demonstração de confiança total do PSB na Presidente Dilma.
O parecer final: A coligação não vingou, 1 - Blog "Transparente como um Cristal vamos questionar!?" como meu ex-mestre. 2 - o encanto do Canto Certo que O Galo Cantou para o meu ex-mestre espírita. 3 - Luíza Erundina abandona candidatura depois de dizer que não era mulher de voltar atraz em uma decisão.
E o que ficou? Podemos afirmar que é o mistérioso "Canto Certo que o Galo Cantou". Só revelado para quem recebeu o merecimento.
Sobrando aos simples mortais, festas de conjecturas.
Como esta do PSB: Os sistemas de votação jamais poderão ser os frágeis eletrônicos, devemos voltar ao sistema de votação manual em cédulas.
Nas derradeiras eleições para governadores do Brasil tivemos resultados inéditos e surpreendentes que eu disse em outro artigo e volto a repetir devido a sua importância para o Brasil e o mundo caso em uma situação diferente das conjecturadas na segunda delas, o homem falhe e o poder continue caindo nas mãos de poucos poderosos financeiros.
Quarta conjecturação: É a insegurança na votação eletrônica, totalmente suspeita, governadores do PSB tiveram votos acima das expectativas de candidatos em regimes autoritários onde votam sob pena de morte. A segurança da votação em uma urna eletrônica, a coleta de seus dados por centrais, mais a apuração dos votos. São facilmente manipuláveis. Qualquer um com o mínimo conhecimento da área pode alterar os resultados usando aparelhos baratos e de fácil acesso. E a sua segurança não esta na eletrônica e sim na capacidade humana de vigiar os seus manipuladores, no caso a cargo do Ministro do STE sob a tutela de funcionários públicos federais que vão de Juízes à Polícia Federal. Sempre em menor número do que precisa. É cientificamente comprovado que o ser humano é naturalmente farsante sem a interferência de Deus.
E encerro com o título que sempre será o começo:
"O Galo Cantou Canto Certo"
José da Mota

Ana Cruzzeli disse...

O Haddad tem com folga 30% de votos, isso é historico no PT, o incremento Lula Dilma dão vitoria ao HADDAD o que se quer é que na camara municipal tenha-se mais forças de esquerda para a sustentação de projeto.
Eu não sou da área politica mas acho que a fila andou, o PSB não tem como impor mais o vice, e não pode tirar o apoio pois quem desistiu não foi o PT do vice.
As alianças politica devem se ampliar depois desse fato afinal o cargo mais cobiçado dentro de uma aliança é o vice.
Acho que o PT tem que convencer o PSB que o desgaste de Erundina foi demais para ele impor um vice. Se eu estivesse na coordenação de campanha do PT pensaria.
Acho que Erundina se desgasta dentro do PSB despois dessa, jogar a vice-prefeitura assim é não tem visão de horizonte.
Enfim, a estratégia de deixar a poeira baixar é muito boa e não há outra saida para o PSB do que esperar, por outro lado o Haddad tem gordura para ganhar, na verdade para mostrar, a medida que ele cresce tem mais margem para barganha.
O PT sabe disso e não está fazendo movimentos abrutos isso está elouquecendo o coitado e futuro presidiário, digo hospede da PF Hilton de Brasilia, o da Mooca.

Alberto disse...

PARABÉNS ERUNDINA POR MOSTRAR QUE AINDA EXISTE UMA PEQUENA LUZ NO FIM DO TÚNEL DA FALCATRUA QUE VIROU A POLÍTICA BRASILEIRA! Não tem desculpa, o Sr.LULA pisou feio na bola mais uma vez! Se aposenta!

nelson Menezes disse...

E mais uma questão de ciumeira pura.e coisa tipica de mulher traida,chutou o pau da barraca,quebrou os pratos,depois percebeu que não era nada disto ,era uma simples foto,na hora um pouco pesada mas no futuro seria para um ato maior que a Erondina não enchergou politicamente ,ofato é Dona Erondina deu um tiro no pé,pensou só em sí não pensou em SP e no encerramento de um perildo de vinte anos do tucanato devastando a Capital de SP.

Anônimo disse...

Parabens a Luiza Erundina! O PC do B não deve apoiar essa chapa oportunista com o quadrileiro paulo maluf.Assim a gente começa a entender pq o psdb manda em SP.

Unknown disse...

1- PP e PT já são aliados políticos desde o 1º mandato de Lula

2- Leci Brandão é um nome mais POPULAR do que Erundina

3- É sabido de todos que a briga por minutos na TV vale a pena, e muito!

4- Com toda essa História, Haddad alcançou visibilidade nunca antes conquistada na mídia golpista. Deixou de ser um desconhecido da Grande Massa, e passa a ser o candidato de Lula...

5- os números da próxima pesquisa confirmarão que Lula acertou de novo...