sexta-feira, 15 de junho de 2012

E a turma anti-Battisti vai protestar?

Por Paulo Moreira Leite, na coluna Vamos combinar:

Confesso nunca fui um fanático pela causa do Cesare Battisti, aquele militante da extrema-esquerda italiana que foi condenado por terrorismo na Italia e, após muita polêmica, recebeu autorização para residir no Brasil. Minha opinião é que era possível encontrar argumentos contra e favor do asilo.

Mas o debate cansou pelo tom eleitoral-politizado. Agora, um senador boliviano chamado Rocha Pinto decidiu pedir asilo no Brasil. No momento, ele se encontra internado na Embaixada.O Itamaraty disse sim e só aguarda pelo salvo-conduto do governo Evo Morales para autorizar sua viagem ao Brasil.

Estranho que até agora a campanha anti-Battisti não tenha se manifestado. A folha corridado senador, a se acreditar no que diz o governo boliviano, não é pequena. Inclui acusações de corrupção, assassinato, massacre de camponeses e vai por aí. Mesmo assim, aquela turma que chegou a tentar assustar os brasileiros diante de uma possível reação do Sylvlio Berlusconi,que seria capaz de interrromper a bunga-bunga de sempre para aplicar outro tipo de retaliação, permanece em silêncio.

Por quê? Porque interessava usar Battisti para apontar, em Lula, uma suposta conivênciacom terroristas. Apenas isso. Considerando o passado de Dilma…

Eu acho que o governo brasileiro faz bem em dar asilo ao senador boliviano, por mais que isso desagrade a Evo Morales, vizinho e em certa medida, aliado.

É a tradição brasileira. O país já abrigou ditadores e até nazistasfugidos. Por que não iria dar asilo a um senador acusado de corrupção. O caso Rocha Pinto tem essa utilidade. Ajuda a mostrar que a decisão de manter Battisti no país foi acertada. Concorda?

6 comentários:

Ronaldo disse...

Para mim o Brasil usou o Battisti, para mostrar aos Italianos com quantos paus se faz uma canoa. Battisti foi uma bela lição. Quantos mafiosos o Brasil mandou para a Itália? Na hora de nos devolver o Cacciola, recebemos um estrondoso NÃO. Ladrão com bolso cheio, NÂO. Tiveram que engolir. Espero que tenha aprendido a lição.

Anônimo disse...

O Paulo Moreira Leite consegue se destacar na grande mídia. Neste texto,mostra a incoerência e o aversão sem fundamentos da grande mídia e da elite brasileira.

Julio Vellozo disse...

Boa Ronaldo

Petró.´. disse...

Não faz diferença, afinal aqui é o paraíso de bandidos e corruptos. Um a mais ou a menos...

Alberto disse...

Leva o Battisti para morar contigo, Ronaldo! Já não chegam os nossos bandidos? Precisamos "importar" terroristas? Estamos numa guerra civil e ninguém se dá conta...

Anônimo disse...

Bom, primeiro que Battisti nao foi condenado por terrorismo e sim por 4 homicidios. Nao da para discutir com alguem que desconhece os fatos.