domingo, 24 de junho de 2012

Chávez suspende petróleo ao Paraguai

Por Altamiro Borges

O governo venezuelano anunciou neste domingo (24) a suspensão do fornecimento de petróleo ao Paraguai. A PDVSA é responsável por cerca de 40% do abastecimento no país vitimado por um golpe de Estado na sexta-feira. A empresa petrolífera do Paraguai também tem pesadas dívidas com o governo venezuelano, que já anunciou que pretende revê-las. Esse conjunto de medidas visa isolar os golpistas e reforça a pressão da maioria dos países da América do Sul pelo restabelecimento da democracia no Paraguai. 

Além da Venezuela, Brasil, Argentina, Bolívia e Equador já formalizaram incisivas criticas ao golpe. Os seus embaixadores foram retirados do país vizinho para consultas. Há ainda articulações no sentido de impedir a participação do Paraguai, hoje dominado por golpistas, na reunião do Mercosul em Mendoza, na Argentina, que ocorrerá nas próximas quinta e sexta-feira. Nela poderá ser votada a expulsão do Paraguai, com base nos protocolos do Mercosul que fixam a defesa das normas democráticas.

Em reportagem do jornal paraguaio ABC Color, um dos pivôs midiáticos do golpe, o próprio Fernando Lugo anunciou que irá à cúpula do Mercosul para explicar os bastidores do seu "julgamento sumário" e para fazer a defesa do seu governo democraticamente eleito. "Estaremos no Mercosul", garantiu o presidente deposto. Preocupado, o jornal golpista confessa que o "novo governo" teme a pressão internacional e que fará de tudo para evitar participação de Lugo. A adoção de sanções econômicas fragilizaria os golpistas.

2 comentários:

Conversa de Feira disse...

Dilma tem que fechar Itaipu pros golpistas!

Regina disse...

Gostaria que Dilma fizesse um pequeno estágio com Chaves. Acho que às vezes ela exita para tomar medidas. No fundo parece querer tomar determinadas medidas, mas fica cheia de dedos como se sentisse medo dos golpistas.