quinta-feira, 31 de maio de 2012

Gilmar Mendes desafia "blogs sujos"

Por Altamiro Borges

Saiu agora à noite no blog de Jorge Bastos Moreno, hospedado no sítio do jornal O Globo:

*****

Crise

Gilmar questiona uso do dinheiro público para atacar instituições

O ministro Gilmar Mendes acaba de informar à Rádio do Moreno que vai entrar com uma ação na Procuradoria Geral da República, solicitando o substrato das empresas estatais que usam o dinheiro público para o financiar blogs que atacam as instituições.

- É inadmissível que esses blogueiros sujos recebam dinheiro público para atacar as instituições e seus representantes. Num caso específico de um desses, eu já ponderei ao ministro da Fazenda que a Caixa Econômica Federal, que subsidia o blog, não pode patrocinar ataques às instituições.


( Eu sei bem de quem o ministro está falando, mas, como me disse Jobim sobre essa confusão toda, "eles que são branco é que se entendam" . Jobim, Heraldo, FH e eu vamos ficar na nossa. No caso, Heraldo, não é pra menos, quer distância desse blogueiro. Eu só não sabia que a Caixa Econômica patrocinava esse tipo de blog )

O ministro explicou que, nem de longe, sua decisão visa atingir a liberdade de expressão. Pelo contrário, é em defesa que se luta contra as pessoas que não se acostumaram a viver dentro de um regime democrático.

- O direito de crítica, de opinião, deve ser respeitado. Mas o ataque às instituições é intolerável - acrescentou o ministro Gilmar Mendes.

*****

Ataque à liberdade de expressão

Desesperado, sem conseguir sustentar as suas acusações e difamações contra o ex-presidente Lula - até o amigão Nelson Jobim o abandonou nas suas bravatas sem provas -, o ministro Gilmar Mendes, que se acha o "Supremo", resolveu investir contra a liberdade de expressão e contra a blogosfera. Ele agora quer asfixiar financeiramente os "blogs sujos" - expressão usada primeiramente por seu outro amigão, o tucano Serra.

A coluna de Moreno insinua que o alvo principal de Gilmar Mendes é o jornalista Paulo Henrique Amorim, do blog Conversa Afiada. Ao citar Heraldo Pereira, serviçal da TV Globo que processou o blogueiro, ela dá pistas sobre o blogueiro odiado pelo "jagunço midiático" Gilmar Mendes - a expressão jagunço, que adora os holofotes da mídia, foi usada por outro integrante do STF, o ministro Joaquim Barbosa.

Suspensão dos anúncios da Veja

A blogosfera realmente está incomodando as forças conservadoras deste país. Capas da Veja, editorias do jornal O Globo, ataques dos "calunistas" amestrados da mídia e, agora, a histeria do próprio Gilmar Mendes indicam que os tais "blogueiros sujos" crescem em influência no cenário político nacional. Apavoradas, estas forças investem novamente contra a liberdade de expressão - como já fizeram no golpe e na ditadura militar.

Já que pretende discutir o uso do dinheiro público na blogosfera, o "isento" ministro do STF deveria também questionar os anúncios publicitários na revista Veja. Afinal, ela foi acusada de envolvimento com o crime organizado, com a máfia do Carlinhos Cachoeira. Não seria o caso de Gilmar Mendes propor a suspensão da publicidade oficial até que a publicação de seu outro amigão, Bob Civita, seja investigada?

Toda solidariedade ao blogueiro Paulo Henrique Amorim, alvo de dezenas de processos de Daniel Dantas, de Ali Kamel e de outros fascistóides nativos! O momento é de forte unidade em defesa da blogosfera e da liberdade de expressão! Os que defendem a democracia não podem se calar nesta hora!

15 comentários:

César Qúadros disse...

Parabéns aos blogueiros sujos. Se estamos incomodando essa gente é porque estamos no caminho certo.

Aquiles Lazzarotto disse...

Todo o meu apoio ao Paulo Henrique Amorim, que foi quem, durante a baixaria da campanha de 2010 abriu-me as portas para saber da existência de um movimento sério de resistência e de contraponto à safadeza da grande mídia. Até então eu me sentia sozinho em minha indignação com o tom e a parcialidade da mídia. Via Conversa Afiada fui me enfronhando em outros blogs sujos e senti que havia, e há, esperança de fazer brotar a verdade.
Parabéns a todos vocês, grandes blogueiros sujos. Eu sou blogueiro, mas do baixo clero, mas fico satisfeito em poder repassar informações aos meus leitores e, por vezes, atrevo-me a produzir textos meus, em momentos em que a indignação traval a garganta e em que preciso escrever para desafogar. Meus mestres são vocês, mais experientes e jornalistas de fato. Estou aprendendo, engatinhando, e só tenho a agradecer a todos por me permitirem vislumbrar que há saídas para todo esse "imbroglio". E a saída será triunfante para a nossa nação, tenho certeza.

VIVA OS BLOGS SUJOS!

LIBERDADE DE EXPRESSÃO PÁRA TODOS.

Democracia implica no embate de ideias e ideologias, argumento e contra-argumento, de forma civilizada e honesta.

Não é possível, mais, aceitar imposições de verdades por parte daqueles que detêm o poder financeiro e dispõem do monopólio da mídia.

Cordiais saudações!

antonio barbosa filho disse...

O lamentável ministro Gilmar Mendes desce da dignidade do cargo que ocupa para deblaterar como um político qualquer. Quem jogou sua credibilidade no lixo foi ele próprio, ao mancomunar-se com Demóstenes Torres,o quadrilheiro com o qual costuma passear, e com Dom Bob Civita, aquele que prometeu "derrubar a Dilma" - há algo mais contra as instituições do que prometer um golpe de Estado?
Gilmar fez isso no episódio do falso grampo. Fez isso ao dar dois habeas-corpus em 48 horas, no meio da noite, para um banqueiro condenado a 10 anos de cana.
Quem atenta contra as instituições e contra o próprio STF? Gilmar deveria sofrer impeachment por sua postura indecorosa e agitadora.

Anônimo disse...

Ataque as instituiçoes(no caso o STF)é a nomeaçoa e a permanencia de um bandido como integrante e ate presidente dessa instituição.

Letras Crônicas disse...

O ministro poderia fazer o mesmo com as verbas de publicidade do governo federal investidas em veículos como Veja, Folha SPaulo, Estadão e Globo. Esses atacam sistematicamente o governo, manipulando, mentindo e inventando. O ministro deveria ter um comportamento imparcial, mas o que esperar de cidadão que está mais para coronel?

xacal disse...

Meu deus!

gilmar se confunde com as instituições...será por isso que ele as trata como extensão de seus negócios privados?

Acatemos a sugestão do ministro gilmar, e vamos além:

Auditoria e investigação minuciosa sobre todas as contas e verbas oficiais em TODOS os veículos de mídia nos três entes de todos os poderes(União, Estado e Municípios, Executivos, Legislativos e Judiciário).

Como o trabalho é muito grande, sugiro uma amostragem:

Para cada blog investigado, um grande veículo e um entre de poder público, por exemplo:

Blog do PHA ou do Miro. Editora Abril e Governo de SP.

E por aí vai.

Ou a lei é para todos ou é injusiça seletiva.

Anônimo disse...

A prefeitura de São Paulo comprar assinatura da Folha, isso pode, né? O governo do estado de SP comprar assinatura da Veja e da revista dos Civita sobre educação, isso pode, né?

Fernando disse...

A efervescência dos movimentos que primam pelos direitos dos cidadãos ecoa fortemente em todos os cantos do planeta. O ser humano, como espécie, não consegue mais tolerar tamanha desigualdade ocasionada por sistemas corruptos e práticas neoliberais. Não consegue tolerar porque nossas capacidades criativas e solidárias emergem fortemente a dissipar a ilusão da escassez que as próprias escolas de economia insistiam em nos doutrinar. Os blogs "sujos" são instrumentos que desvelam toda a sujeira que estava debaixo do tapete social, político e econômico. São espaços compatilhados por cidadãos que estão colocando a mão na massa para discutir e causar transformações sociais, urgentes e necessárias. E isso é apenas o começo...

Anônimo disse...

Na minha opinião, todo Estado Policial começa com a censura à imprensa mais crítica. Cabe à imprensa fiscalizar e criticar o comportamento de agentes políticos, estejam em que instituições estiverem. Todos os dias eu leio os Blogs Sujos, para saber da verdade que os monopólios da mídia tentam ocultar, sabe-se lá por que motivos e interesses. Acho que todos os cidadãos têm direito à diversidade de informações e isso é inerente à Democracia. Se a Caixa tem publicidade em veículos como a revista Veja, envolta em relações muito íntimas com o Sr. Cachoeira, digamos assim, por que não pode financiar o Conversa Afiada, que é um Blog ácido, crítico e necessário à dialética da Democracia? O Ministério da Justiça não pode ceder a qualquer tentativa indirea de censura. E deve fazê-lo de maneira a evitar que o indeferimento seja usado para criar, artificialmente, uma "crise institucional". Aqueles que não sabem conviver numa Democracia devem se adaptar a ela. Os indivíduos NÃO SÃO as instituições às quais pertencem.

marilamar disse...

Me coloco a disposiçao com IP e tudo para qq movimento contra o Gilmar Dantas Veja, e o blogueiros sujos deveriam se organizar para um protesto ou processo contra esse defensor dos corruptos e corruptores,que deixa o Poder Judiciario a cada dia mais fétido e podre na sua estrutura juridica???

Anônimo disse...

Segunda-feira, dia 04, o ministro Gilmar mendes vai estar na Uninove/Vergueiro às 19h00. Que tal organizarmos uma recepção bem adequada a esse empregado do Cachoeira?

Regis disse...

Se valer essa "lei" do gilmarmentes, acabará o patrocínio federal da globo, da band, da rbs, etc, etc.
No pasarán.

Luiz Brasileiro disse...

Vamos prestar nossa solidariedade a Paulo Henrique Amorim e a qualquer outro blogueiro atacado por Gilmar Dantas e outros do mesmo quilate, direitista e inimigo da liberdade de expressão.

Gilmar Dantas é filhote da ditadura, como diria o saudoso Leonel Brizola. Fez sua infeliz carreira sem nunca colidir com o governo ilegal dos militares, governo de fato, aplicando uma legislação de fato, leis aprovadas por decurso de prazo em um Congresso de quatro e os famigerados decretos-leis da ditadura.

É este homem sem consciência ético-jurídica que quer vir dá lição de moral e respeito às instituições, logo ele...

Foram proféticas as palavreas do jurista, este sim um jurista, Dalmo Dalari sobre Gilmar Dantas. Realmente todos nós estamos amargando o fato de termos um chefe de jagunços de Mato Grosso no STF.

Abração.Miro foi uma grande satisfação conhecê-lo.

Regina Maria disse...

O Paulo Henrique Amorim foi o ponto de partida para eu conhecer os blogueiros sujos, por isso a minha defesa e solidariedade a seu favor. Somente a partir do contato com esses blogues pude digerir o que de fato e de verdade ocorre nesse país, e mais que isso, passei a ser participante da luta pela liberdade do meu país. Agora posso entender, opinar e lutar pelas mudança estruturais e possíveis no meu país. Sou extremamente grata a esses blogueiros, e quem mexer com eles, mexem comigo também, estamos nessa luta juntos. Viva o Brasil, viva os blogueiros sujos.

Anônimo disse...

Temos que nos manter unidos pois agora que a cobra vai fumar,esse senhor perdeu a noção do certo e do errado,Se estamos incomodando é sinal que ele deve mais do nossa vã comunicação pode esclarecer.
AGORA SIM ESTAMOS NO CAMINHO CERTO, VAMOS CONTINUAR E SEJA O QUE DEUS QUIZER.