segunda-feira, 7 de maio de 2012

Chávez amplia vantagem sobre Capriles

Por Thassio Borges, no sítio Opera Mundi:

De acordo com uma nova pesquisa de intenção de votos divulgada nesta sexta-feira pela imprensa estatal, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ampliou a vantagem que tinha sobre seu rival, Henrique Capriles, nas eleições marcadas para outubro.


Segundo o instituto de pesquisa VOP Consultoria, o atual presidente tem 63,7% das intenções de voto frente a 23,2% de Capriles. A sondagem foi feita em todo o país, com mais de 23 mil venezuelanos.

A última pesquisa havia sido divulgada em 29 de abril pelo Centro de Medição e Interpretação de Dados Estatísticos 50.1. Na ocasião, Chávez tinha 57,3% dos votos, enquanto Capriles aparecia com 25,8%.

A pesquisa desta sexta foi a primeira a ser realizada após a aprovação da reforma trabalhista por Hugo Chávez no último Dia do Trabalho (01/05). A nova lei, que ainda depende da chancela do Supremo Tribunal de Justiça para entrar em vigor, foi formulada a partir de mais de 19 mil propostas, enviadas em sua grande maioria por sindicatos e organizações de trabalhadores.

Entre as principais novidades da nova lei estão a volta da retroatividade da previdência social, que garantirá os benefícios com base no último salário, o pagamento de indenização dobrada em caso de demissões injustificadas, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e o fim da terceirização no ambiente de trabalho.

Também no Dia do Trabalho, os venezuelanos viram seu salário mínimo aumentar para o equivalente a 1310 reais, contando com o auxílio alimentação. O feito faz o país ter o maior salário mínimo da América Latina.

* Com informações do Cubadebate

1 comentários:

Anônimo disse...

Pode ser nominalmente o maior SM da América latina. Agora, vá viver lá com este salário. Tudo lá é muito caro e de qualidade inferior