terça-feira, 24 de abril de 2012

Os juros e a "embromation" do JN

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

A queda das taxas de juros nos empréstimos bancários já caiu na boca do povo, virou a principal notícia econômica popular, e o último telejornal que ainda censurava a notícia era o Jornal Nacional da TV Globo. Não por acaso é patrocinado por um banco privado, que tentou resistir à redução dos juros o quanto pôde.

O JN passou toda a semana passada sem tocar no assunto, mesmo quando os clientes já corriam aos bancos em busca de renegociar suas dívidas em condições melhores, e mesmo após o patrocinador do telejornal aderir (a contragosto) às medidas.

Já estava pegando mal quando, na segunda-feira (23), resolveu noticiar, mas deu uma ênfase completamente enviesada do assunto, a ponto de dar a entender que a corrida aos bancos seria nociva para o cliente, pois aumentaria o endividamento e comprometeria a renda, quando a realidade geralmente é a oposta.

Quem está correndo aos bancos, em sua maioria, está buscando refinanciar dívidas caras, trocando por condições mais baratas, o que alivia o peso da dívida na renda familiar, pois passa a pagar uma mensalidade menor.

O telejornal faltou com o compromisso de informar ao telespectador, o que é do interesse público. Os bancos estão competindo pela conta-salário dos clientes, oferecendo vantagens como taxas melhores. E estão competindo também através da portabilidade dos financiamentos, ou seja, se um cliente tem um financiamento em um banco, ele pode levá-lo para outro banco onde ele pague uma prestação mais baixa.

Curioso é que, se a reportagem mais confundiu do que explicou, nos intervalos comerciais aparecia a atriz Camila Pitanga fazendo propaganda da Caixa Econômica Federal, explicando com uma clareza cristalina a transferência da conta corrente e da dívida em outro banco. Continuou pegando mal para o JN.

2 comentários:

Unknown disse...

William Poeta Bernardes!?

Anônimo disse...

Planajando uma viagem de férias no meio do ano, desde janeiro acompanho as taxas de juros para empréstimo consignado no BB. Finalmente fiz o empréstimo porque o câmbio desde final de fevereiro não parou de subir, nem vai parar já que agora, depois de fazer média com o Real forte, o governo está empenhado em seguir, mais de 2 anos depois, o que foi feito pela India e China, e desvalorizar o Real para ajustes econômcos. Pois bem, a taxa de juros para empréstimo consignado, aquele que o sujeito não tem como não pagar, uma vez que ele é descontado no salário, não abaixou um único pontinho decimal. a taxa é a mesma de há muito tempo. Acho que o Governo fez como uma loja...