quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aécio Neves e a prima de Cachoeira

Por Altamiro Borges

Aécio Neves, o “candidato óbvio” do PSDB às eleições presidenciais de 2014, adora criticar o apadrinhamento em cargos públicos e tagarelar sobre meritocracia. Quem conhece a realidade de Minas Gerais sabe que isto é pura balela. Agora, porém, seu discurso melou de vez. O Estadão divulgou grampos da Operação Monte Carlo que comprovam que, atendendo aos pedidos do ex-demo Demóstenes Torres, ele ajudou a nomear uma prima do mafioso Carlinhos Cachoeira ao governo mineiro. A matéria é de Fausto Macedo:
“Escutas telefônicas da Polícia Federal revelam que o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) intercedeu diretamente junto a seu colega, Aécio Neves (PSDB-MG), e arrumou emprego comissionado para uma prima do empresário [o Estadão ainda insiste neste rótulo] do jogo de azar Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Mônica Beatriz Silva Vieira, a prima do bicheiro, assumiu em 25 de maio de 2011 o cargo de Diretora Regional da Secretaria de Estado de Assistência Social em Uberaba”.

Tráfico de influência e apadrinhamento

Ainda segundo o jornalista, “do pedido de Cachoeira a Demóstenes, até a nomeação de Mônica, bastaram apenas 12 dias e sete telefonemas”. Para a Polícia Federal, as escutam confirmam o tráfico de influência e o apadrinhamento político. “Seguem ligações telefônicas, divididas por investigado, em ordem cronológica, que contém indícios de possível cometimento de infração penal por parte de seus interlocutores ou pessoas referidas”, afirma o relatório da PF.

A Folha de ontem traz alguns trechos da escuta:

*****

Conversa em 20 de maio de 2011

Cachoeira: Oi, doutor.

Demóstenes: Seguinte, o Aécio arrumou o trem lá. É, e vão dar pro deputado um outro cargo. Agora, ele perdeu o currículo da mulher, então na hora que eu chegar aí você me dá o nome inteiro dela e o telefone pra eles ligarem, falou?

Conversa em 21 de maio de 2011

Cachoeira: O governador deu OK aí no seu emprego de chefia.
Mônica: Hum.
Cachoeira: O Aécio acabou de ligar pro senador aqui, viu?

Conversa em 26 de maio de 2011

Cachoeira: A pessoa te ligou?
Mônica: Ligou, ligou, no sábado de manhã.
Cachoeira: Qual é o cargo?
Mônica: Diretor regional da Sedese.
Cachoeira: Uai, bom demais.

*****

Diante da revelação, o senador mineiro tentou rapidamente se distanciar do amigo Demóstenes Torres. Segundo a sua assessoria, ele confirmou o empenho para atender o senador, intercedendo junto ao governador tucano Antonio Anastasia, mas disse que “desconhecia o parentesco e a origem do pedido”. Em entrevista, ele também deu uma de ingênuo: “Me sinto traído na minha boa-fé. Nem eu, nem ninguém no Brasil, há um ano, sabia das ligações do senador”.

Como fica, então, aquela demagogia toda do presidenciável tucano sobre meritocracia e contra o apadrinhamento? Só não serve para os mafiosos que financiam as milionárias campanhas eleitorais?

0 comentários: