terça-feira, 20 de março de 2012

Sem querer, Fantástico cutuca Serra

Por Altamiro Borges

Na sua edição de domingo, o Fantástico exibiu longa reportagem sobre a corrupção no Brasil. Sempre atento ao que sai na TV Globo, nesta terça-feira (20) o Ministério da Saúde baixou uma portaria que determina a apuração rigorosa das denúncias envolvendo três hospitais públicos, que teriam sido alvos de tentativas de suborno por parte de empresários corruptos.
A reportagem poderia ter cumprido seu papel com esta portaria, servindo para a TV Globo novamente se jactar sobre os serviços prestados à sociedade. Mas, sem querer, o Fantástico pode ter causado baita insônia ao notívago José Serra, o eterno candidato. Uma das empresas corruptoras citada na reportagem é a Toesa, venha conhecida do ex-ministro da Saúde no reinado de FHC.

“Aonde Serra vai, a Toesa vai atrás”

O blog “Amigos do presidente Lula”, sempre vigilante, logo percebeu a mancada do programa dominical da TV Globo. O blogueiro José Augusto foi além das denúncias e revelou as ligações da Toesa com José Serra. Lembrou os vários contratos firmados entre o ex-ministro da Saúde e o empresa corruptora nos serviços de ambulâncias terceirizadas para os hospitais federais do Rio de Janeiro.

Além de reproduzir três destes contratos, o blogueiro ainda provou que “aonde Serra vai, a Toesa vai atrás”. Quando o tucano foi eleito prefeito da capital paulista, novos acordos foram fechados com a empresa corrupta. A Toesa chegou a inaugurar uma filial em São Paulo, para atender “desde o início a prefeitura” – segundo declarações do próprio empresário.

Diante do impacto da matéria do Fantástico, alguns de seus admiradores logo sugeriram a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a corrupção no governo federal. José Augusto diz topar a proposta. Basta a CPI começar a investigar as origens das maracutaias da Toesa durante a gestão do ex-ministro José Serra. Aí é que o eterno candidato não vai dormir mesmo!

*****

Leia também:

- A privataria tucana - O filme

- A privataria tucana e o silêncio da mídia

- Quem é quem na privataria tucana

- A privataria tucana e o escândalo Serra

- Serra e as privatizações. Cadê a filha?

1 comentários:

Alberto disse...

"Cutucou" todos os políticos e funcionários públicos brasileiros...(P.S.: dificilmente assisto ao Fantástico mas esta "prática" de corrupção explica por que faltam recursos em setores como segurança e saúde).