domingo, 4 de março de 2012

Prévias do PSDB viraram palhaçada



Por Altamiro Borges

O que sobrou da militância tucana até estava animadinha para participar da prévia partidária marcada para este domingo (4). Mas, por um placar apertado de 10 a 8, a direção do PSDB decidiu adiá-la para 25 de março. E a manobra dos caudilhos tucanos é para implodi-la de vez, garantindo que José Serra seja ungido como candidato de “consenso” à prefeitura da capital.

Como desabafou Catarina Rossi, dirigente do movimento de mulheres do PSDB, as prévias viraram uma verdadeira palhaçada. Se a mídia não fosse tão seletiva e partidarizada, ela daria mais destaque para o tragicômico episódio. Mas nem Clóvis Rossi, o colunista da Folha que adora satanizar os “caudilhos” da América Latina, repercutiu as queixas de Catarina... Rossi!

Manobras, golpes e arrogância

Além de se inscrever fora do prazo, Serra ainda teve a ajuda de dois “flanelinhas” – Andrea Matarazzo e Bruno Covas – que guardaram o lugar para o caudilho nas prévias. Os outros dois – José Aníbal e Ricardo Tripoli – garantem que ainda vão participar do circo montado. Mas eles sabem que estão cada vez mais isolados, pendurados na brocha! Correm risco de passar ridículo.

Segundo informa Vera Magalhães, nova titular da venenosa coluna Painel da Folha, os dois não vão nem conseguir debater com o grão-tucano. “Desafiado por José Aníbal e Ricardo Tripoli a debater com militantes do PSDB, José Serra diz, em privado, que não pretende ir a encontros com os pré-candidatos. Seu grupo constrói agenda paralela de reuniões”. É muita humilhação!

Revolta de militantes tucanos

Arrogante, o eterno candidato já fala como “o escolhido”. Ele sabe que conta com o apoio da mídia, já estampado nos editorais da Folha e Estadão. Ele também conhece o caminho das pedras para o financiamento de sua campanha. No livro “A privataria tucana”, o seu ex-tesoureiro é um especialista na captação de recursos. E ele ainda contará com a máquina do governo estadual – a não ser que Geraldo Alckmin resolva se vingar de suas traições no passado.

Estas vantagens, porém, não garantem tranqüilidade para Serra. Parte da militância tucana, aquela que ainda mantém certo brio, está indignada. No vídeo acima, o presidente do diretório do PSDB no bairro de Ermelino Matarazzo expressa bem a frustração. Também no twitter, alguns tucanos lançaram a hastag #SerradesagregaoPSDB, que chegou a despontar no Treding Tópics.

Vaias no primeiro dia de campanha

Já na sua primeira atividade de rua como pré-candidato, realizada no sábado (3) no bairro da Freguesia do Ó, o eterno candidato foi surpreendido pelas vaias de um grupo de jovens que aguardava para assistir ao show do rapper Criolo no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. “Simpatizantes do tucano tentaram abafar as vaias com aplausos, mas foi preciso que Serra fosse para outro ambiente para que o barulho acabasse”, registrou a Folha.

*****

Leia também:

- O segredo do poder de José Serra

- José Serra e as ficções políticas

- José Serra: o candidato da UDN

1 comentários:

Romualdo Renato disse...

A cara de bunda desses três picaretas não tem preço.Nem começou a disputa e o Sr. Serra já nos forneceu munição farta: Foi chamado de palhaço,estados unidos do brasil,e agora essa de não contribuir para o PSDB. Essa eleição vai ser no minímo muito engraçada e com mais palhaçadas desse atorzinho rídiculo e mediocre chamado Serra!!!