domingo, 4 de março de 2012

A pior audiência da história da Globo

Por Altamiro Borges

Líder de audiência há mais de quatro décadas, a TV Globo teve o pior mês de fevereiro de toda a sua história. Segundo sondagem do Ibope, entre as sete da manhã e a meia noite, a emissora registrou uma audiência média de 14,4 pontos na Grande São Paulo no mês passado (há um ano ela tinha 15,9 pontos). A péssima notícia deve ter preocupado os filhos de Roberto Marinho.

Mas eles têm um consolo. A queda de audiência foi generalizada, o que indica que os brasileiros estão cada vez mais distantes da péssima programação da televisão. Ainda segundo o Ibope, a Record registrou 6,8 pontos (há um ano, ela marcava 7,2 pontos); o SBT caiu de 5,6 para 5 pontos; a Band, de 2,5 para 2 pontos; e a RedeTV! de 1,4 para 1,1 ponto.

Queda do número de aparelhos ligados

Alguém poderia ponderar que a queda foi compensada pelo aumento do número de assinantes da tevê a cabo, controlada pelas mesmas famílias que monopolizam a mídia no país. Mas o Ibope revela que o número de aparelhos de televisão ligados caiu de 41,9 para 39, em média. Pelo jeito, há uma fadiga com o conteúdo difundindo pelas emissoras.

Os brasileiros estariam migrando para outros atrativos, principalmente para a internet, o que abala o modelo de negócios dos barões da radiodifusão brasileira. Neste cenário, algumas emissoras enfrentam graves crises (como a RedeTV!) e outras assistem a queda de suas audiências. O império da famiglia Marinho sofre rachaduras.

*****

Leia também:

- TV Globo dançou no Carnaval

- Globo e Record na briga pela Copa

- Globo manipula até no Carnaval

- Demissões e truculência na RedeTV!

- Deu pânico na RedeTV!

1 comentários:

Anônimo disse...

Isso explica matéria subliminar veiculada Fantastico, mostrando um pai americano dando nove tiros no notebook da filha. E mostrando exemplos de famílias reprendendo os filhos tirando a internet. Devem estar muito preocupados com a migração da população nas redes sóciais em troca da baixaria dos programs de tv.