quinta-feira, 8 de março de 2012

Ecad quer cobrar por vídeos no seu blog

Por Renata Mielli, no blog Janela sobre a palavra:

Era só o que me faltava.... uso esta expressão para não utilizar outra, mais chula que começa com P. O Ecad agora começou a cobrar direito autoral de vídeos musicais publicados nos blogs???????!!!!!!!!!

Que o Ecad é um Escritório Central de Amor ao Dinheiro isso todo mundo já sabe. Eu que já fui casada com um músico sei muito bem o que isso significa.

Mas esta ação extrapolou todos os limites. O argumento do órgão que justifica a iniciativa é que é preciso pagar o direito autoral pela reprodução pública de obra musical.

De acordo com o Ecad, “não existe nenhum trabalho de cobrança de direito autoral focado em blogs e sites, porém, todo usuário que executa música publicamente em site/blog ao ser captado pelo setor responsável do Ecad, pode receber um contato”, justifica a assessoria do escritório. “O blog foi captado em um trabalho rotineiro e recebeu o contato. Como dito anteriormente, caso haja execução pública musical, há obrigatoriedade do pagamento da retribuição autoral”.

A cobrança é mais de meio salário mínimo... R$ 352,00 para cada “retransmissão musical”. E alguém acha que o Chico vai receber um mísero centavo deste dinheiro porque o seu vídeo foi veiculado no blog pessoal de alguém??? Não estamos nem falando de sites ou portais de notícias, estamos falando de um blog!!!!

Estou perplexa!!!!

Para piorar o Ecad já recebe o direito autoral pela “retransmissão musical” depois de firmar acordo com o Google. Ou seja, a cobrança é dupla para a mesma “retransmissão”.

O Ecad está tentando engrossar o caldo da SOPA, isso sim!

4 comentários:

Pregopontocom Tudo disse...

Ratasanas.....

Djijo disse...

Milícias existem nas favelas.
Agora virtual? Pedágio para ouvir cultura? Voltamos para os tempos dos senhores feudais ou continuação nas extorções modernas? Afinal, para quem serve isso daí, o ECAD?

Anônimo disse...

meu deus mais isso q me faltava.
esse ecad deveria ser extinto do universo.

Marcelo disse...

Eu não gostei nada da ideia deles
pois a maioria dos blogs não ganham nada e agora eles querem ganhar encima. é muita falcatrua deles
ja ganham por publicidade esse dinheiro sim deve ser pago ao autor do