quinta-feira, 29 de março de 2012

Cracolândia e o "Diário do Inferno"

Por Marco Aurélio Mello, no blog DoLaDoDeLá:

Preciso da ajuda de todos. Não sou de fazer isso, mas a importância do trabalho é tão grande que decidi apelar. No próximo domingo vai ao ar durante o Domingo Espetacular, na Rede Record, um documentário que produzi ao lado do premiadíssimo jornalista e amigo Gustavo Costa.
Falei sobre este trabalho aqui, dias atrás. Trata-se de uma história incrível, que dificilmente aparecerá de novo na vida de um jornalista para contar. É sobre a saga do médico Marcelo dos Santos, de 27 anos, que trabalhou durante sete meses na Cracolândia, em São Paulo, e que morreu subitamente.

Um menino pobre, que estudou em escola pública e que, com a ajuda da tia, decidiu fazer medicina na faculdade mais concorrida do país, a USP. Admirado pelos colegas, que o consideram genial e empurrado pela jovem esposa, Marcelo conseguiu terminar o curso.

Estava entediado, porque trabalhava em um hospital público na periferia e passava boa parte do tempo fazendo atestados médicos para as pessoas justificarem suas faltas no trabalho até que, um dia, recebeu um convite inusitado: trabalhar numa zona de guerra.

O jovem médico mergulhou de cabeça naquela realidade cruel e desumana. Em várias situações arriscou a vida, mas aos poucos conquistou a confiança de usuários e traficantes. Passou a ser chamado para ver doentes nos buracos, cubículos onde viviam os doentes dentro das ruínas, um cenário desolador.

Doutor Marcelo produziu um diário que retrata a vida dos usuários de crack na maior e mais rica cidade da América Latina. O que o jovem médico relatou é assustador. Pessoas sem as mínimas condições de higiene, abandonadas, torturadas, abusadas, coagidas...

Começou a se revoltar com a ausência do Estado e a mão pesada dos homens da Lei. Brigou, denunciou e pediu ajuda, aqui e fora do país. Pouco conseguiu. Precisou recorrer à presidência da República, para ter sua voz ouvida pelas autoridades. Mas não deu mais tempo.

O enredo é perturbador e o desfecho deixa um enorme ponto de interrogação. Sem falsa modéstia, a riqueza de detalhes, a qualidade na captação das imagens e entrevistas, o cuidado com o roteiro e a edição, tudo isso faz de Doutor Marcelo, o Diário do Inferno o melhor trabalho que já fiz em mais de vinte anos de carreira.

Conto com a audiência de todos, como também com a divulgação entre os parentes e amigos. Estou certo de que você não ficará indiferente depois de conhecer essa história. Muito obrigado, amigos.

26 comentários:

Anônimo disse...

Anjos como Dr Marcelo Santos, tão jovem e tão solidario, não suportam ver tanto sofrimento e a sua desesperança se traduz em morte subita.
Perdi uma amiga assim, estes dias...mesma devoção, mesma impotencia, mesmo tipo de morte ...Acho que tentam buscar ajuda em outras esferas...
Choro pelos dois e me revolto mas me sinto impotente.
Nao tenho mais medo, só tristeza.
O inferno é aqui, em São Paulo.

Claudia De Paula disse...

A sociedade nao tem culpa de existir esses viciados em Crack eu acordo todos os dias 5:00hs da manha para trabalhar e nao tenho tempo para experimentar droga. Fico indignada das pessoas sentirem pena dessas pessoas, pena eu tenho das pessoas que sao vitimas desses vagabundos destruidores de lar. Esse medico e mas uma pessoa que tenta salvar o que nao tem salvacao.

Anônimo disse...

Boa noite!
Assisti ao documentário e corri p/ pesquisar na net e encontrei seu blog... O q dizer?? Obrigada p/ ajudar a divulgar essa história... Sugiro compartilhar o link c/ a reportagem, se possível, p/ divulgar ainda mais e continuarmos lutando pela revisão da abordagem dessas situações... Mesmo a audiência não tendo acontecido, vale a cobrança de um posicionamento dos governantes pois é uma questão nacional e de políticas públicas!
Seguir lutando é o caminho!
Um abraço solidário!

CRIS disse...

Acabei de ver a reportagem na record, fiquei impressionada com o trabalho do dr.marcelo...ele realmente era um anjo que deus emprestou pra ajudar aquelas pessoas, mas logo o levou de volta ....com certeza fez falta no céu....adorei a matéria e vou fazer um relatório sobre....pois foi interessante saber a vida daquelas pessoas ....e saber q existem anjos prA AJUDAR

Matheus Mamede disse...

Miro acabei de assistir a matéria na record, fiquei sem reação, o Dr. Marcelo não era um Dr. ele erá um anjo ou algo mais, o cara simplesmente deu um belo tapa na cara de todos nos que achamos que não temos nada a ver com isso, nos temos e mais somos culpados, por não fazer nada, por desviar a cara, por sermos tão desumanos, nos todos nós naum temos amor com o próximo essa eh a realidade.
Parabéns a matéria ficou PERFEITA e mais me abriu os olhos vou tentar ajudar de alguma forma.

Anônimo disse...

Nossa!!!! Confesso que quando comecei a ver a reportagem, eu pensei que se tratava de uma história fictícia, pois na minha opinião não seria possível existir uma pessoa assim como o Dr. Marcelo... Sem falsa hipocrisia eu mesma não seria capaz de fazer o que ele fez com tanto empenho e abnegação... E quando me dei conta de que se tratava de uma história real e de um herói real eu então comecei a pensar que era tudo muito bom para ser verdade e que havia uma coisa errada, e que algo me dizia que essa não era uma história com final feliz... Desculpem minha acidez e falta de otimismo, más diante de tantas coisas ruins né... E foi ai que veio a notícia... Infelizmente a vida e trabalho do Dr. Marcelo foram interrompidos... Más além da ausência e saudade que com toda certeza deve estar a doer na família e amigos, más fica o exemplo. Obrigada Dr. Marcelo depois de conhecer sua história, prometo que vou tentar assim como você fazer a diferença, ao invés de ser indiferente...

Anônimo disse...

Boa noite!

Foi maravilhoso o trabalho do Dr. Marcelo na cracolândia.Muitas pessoas apenas precisam de uma palavra amiga...ou simplesmente de um abraço e isto não faltava com o dr. Marcelo.
Espero que o que ele fez não fique apenas em nossas memorias mas sim que o trabalho dele continue.

Abraços
Rita

Anônimo disse...

A luta do Dr. Marcelo em ajudar pessoas que são excluídas da sociedade por falta que amparo e tratamento digno não pode parar.

gustavo disse...

Querida! Nascemos; e única certeza da vida é a morte .aos que optam a se entregarem ao serviço amoroso em vida ,estes nos deixam exemplo a seguir .
assim viveram Buda ,cristo.
Mais será revelado querida ...creia apenas em um poder superior ,amoroso...não deixe de acreditar,pois a ajuda que um depedente quimico como eu, recebeu para deixar o vicio vem de outras esferas.a ajuda nao é religiosa porem é espiritual

Anônimo disse...

ACHEI MUITO COMOVENTE A HISTORIA DE VIDA DO DR. MARCELO E COMO ELE TENTOU DAR AMOR A PESSOAS QUE NÓS NEM ENXERGAMOS QUANDO ANDAMOS NAS RUAS E QUE NOS CAUSAM MEDO E REPUGNANCIA. ELE USOU O VERDADEIRO SENTIDO DAS PALAVRAS "AME AO PROXIMO COMO A SI MESMO"
EU ADMIRO PESSOAS COMO ELE QUE CONSEGUEM CUIDAR E SE PREOCUPAR COM PESSOAS NESTA SITUAÇÃO, POIS EU NÃO TENHO ESSA CORAGEM E ME ENVERGONHO DE SER COVARDE ASSIM. NÓS TEMOS QUE PENSAR QUE HOJE A DROGA NÃO ESTÁ MAIS REDUZIDA AOS CUBICULOS,FAVELAS E ZONAS DE MERETRICIO COMO ANTIGAMENTE. A DROGA HOJE ESTA DENTRO DAS ESCOLAS E PARQUES, ESTÁ EM NOSSAS CASAS JUNTO A NOSSOS PARENTES, PAIS E FILHOS, IRMÃOS E IRMÃS.GRAÇAS ADEUS AINDA NÃO TIVE ESTE PROBLEMA EM MINHA FAMILIA, MAS SE ISSO ACONTECESSE GOSTARIA QUE EXISTISSE UM DOUTOR MARCELO EM NOSSO CAMINHO.
ONDE QUER QUE VOCÊ ESTEJA OLHE POR NÓS DR. MARCELO.

Anônimo disse...

como uma comentarista anterior disse não temos culpa, mas os políticos sim. São reponsáveis pela falta de saúde, falta de cultura no país , falta de escola e melhores condições de vida. Até parece que para o governo é melhor assim pois pode roubar mais um pouquinho. Você ve a classe baixa é a que mais tem filhos sendo que essas mulheres deveria ser ligadas após o primeiro filho. Veja só uma pessoa que usa droga tem um filho atrás do outro ela nem sabe porque esta com aquela criança na barriga. E se,m sombra de dúvida igual a este doutor jamais virá outro.

Graça Oliveira disse...

Fiquei,realmente, extasiada com a reportagem no domingo espetacular. Sou do Ceará e como Dr. Marcelo sensibilizo-me muito com a causa da igreja usuária de crack. São nossos irmãos, por trás daquela nojenta aparência há um ser humano, que como Cristo na cruz, está totalmente desfigurado. Mas não podemos ficar apenas sentindo "pena", precisamos, como o exemplo do Santo Marcelo, intervir para melhoria daquele quadro. Observei algo hipócrita, naquele vídeo, foi a homenagem TARDIA que seus colegas fizeram em frente a cracolândia. Fiquei me perguntando: Por que eles não estavam lá, quando dr. Marcelo mais precisava?????

ANA GAMA disse...

So podemos dar PARABENS,PARABENS
INFINITAMENTE... A VC,E DR.MARCELO!!

Monica Uliano disse...

Assisti e achei muito corajosa a iniciativa da emissora.
Apesar de ter podido ajudar como médico, tendo em vista que o crack é um caso de saúde e não de polícia, era o seu afeto e carinho para estes doentes que fez de seu trabalho algo que não poderá ser apagado, esquecido.
Vamos usar esta mídia para divulgar e chegar aos meios competentes que a cracolandia não acabou, apenas se fragmentou!!!
Parabens à familia linda que Marcelo teve!!!

Anônimo disse...

O Anjo "Dr. Marcelo" provavelmente se encontra hoje nos braços do Pai Maior, resta a nós, darmos continuidade ao trabalho maravilhoso que ele iniciou e que nos faz ficarmos envergonhados pela nossa estagnação diante de tanta violência e falta de humanidade. precisamos acordar e agir, pois somos todos irmãos. obrigada por fazer chegar a nós o conhecimento do trabalho maravilhoso desse anjo de luz chamado DR. MARCELO.

Anônimo disse...

A melhor reportagem que já vi em toda minha vida!!!!!
Me tocou , mexeu comigo no mais intimo do meu ser, que pessoa espetacular , sem precedentes , sou muito otimista e pensei que seria uma estória com final feliz, estava aguardando ansiosamente para ver o rosto do Dr. Marcelo pois achei que a voz do locutor era a sua e pensei: quem será esse ser humano tão fantástico , tão especial e no decorrer da reportagem percebi que esse anjo já não estava mais entre nós,senti um nó na garganta, um soco no estomago,um aperto no peito,não deu pra explicar, chorei, chorei por uma pessoa que nem cheguei a conhecer mais que admirei e respeitei como admirei poucos em minha vida, sinceramente não tenho palavras para explicar o que senti e ainda estou sentindo, dizem que ninguém é insubstituível , discordo, duvido que apareça outro Dr. Marcelo, podem, até aparecer pessoas querendo ajudar devido o impacto da reportagem enfim , mais um DR. MARCELO infelizmente jamais aparecerá, doou a própria vida em prol do outro, estou chocada, indignada, emocionada e tocada, de coração gostaria de ajudar , mas infelizmente não sei nem por onde começar.
PS: Como sempre a policia e o poder publico desse país são uma vergonha um show de horrores que deixa qualquer filme de terror no chinelo, nota zero que TRISTE, quando será que isso vai mudar?!?!?!

Anônimo disse...

Simplesmente impressionante!Simplesmente por amor!
Agradeço a Deus por pemitir pessoas como ele, como peregrino em nosso plano.
Se perguntar-mos quem se importa,muitos dirão sim,mas quem vai se envolver?Quem vai se comprometer?Quem vai abrir mão da sua vida e sacrificar-se pelo próximo?
O governo bem que "tenta",mas ele nos mostrou como se faz,e a semente que plantou é eterna.
É um herói brasileiro,e seu nome jamais será esquecido.Estão perguntando por aí quem é o maior brasileiro de todos os tempos,o nome Dr Marcelo Santos já está nesta lista,mesmo ainda acho que não podemos compara-lo com os demais,pois é um gigante do nosso tempo,e sua obra perpetuará em nossos corações.
Jamais o esquecerei,e o terei como exemplo de que Deus ainda pode nos usar.
Obrigado por tudo...

Mansueto disse...

Assiti a matéria e fiquei horrorizado. É certo de que não somos abrigados a experimentar droga nenhuma, pelo contrário somos obrigados a manter distância, pois somos sabedores de seus males. O que Dr. Marcelo tratava, não eram "viciados" e sim doentes, pois ele se fez médico, e assim sendo, quiz levar tratamento aos excluídos, aqueles em que a sociedade e autoridades dão as costas. Este praga do crack, pode atingir a qualquer um de nós, direta ou indiretamente, por isso é tratada como epidenmia. Temos nossa parcela de culpa sim, desde o momento em que votamos e aceitamos políticos corruptos, que não procuram mudar leis brandas, pois sabem que lá na frente estas mesmas leis, irão lhes servir de julgamento.

Marcella Larocca disse...

Boa tarde!! Realmente nao tem outra palavra para descrever o jovem médico "um anjo", fiquei impressionada com o documentário, já vi inumeras matérias na tv sobre a cracolandia, mas nenhuma "chega aos pés" desta. Não consegui desprender meus olhos da tela por um ínuto sequer.
Sinto muitíssimo por Dr Marcelo deixar sua vida na Terra tão cedo,homem de bondade extrema e cercado de pessoas maravilhosas que em tão pouco tempo fez o que muitos não fazem ao longo de uma existência, os depoimentos dados vinham do coração, Dr Marcelo curava as doenças da alma. Me senti extremamente pequena, fútil e indiferente, "não fazemos nada" apenas alimentamos com esmolas esses nossos iguais...

Gaine disse...

Olá, fiquei extremamente tocada com a história desse jovem, e gostaria de saber se esse diário onde ele descreve a convivência com seus pacientes está disponível em livro ou algo do tipo?

Anônimo disse...

Passei minha adolescencia e muitos anos do lado deminha mãe, lutando com todas as forças para salvar meu irmão dos vicios( todo os tipos possiveis) foram batalhas travads entre muitas buscas por ele em Rondonia ,onde fixou morada e teve dois filhos, os quais não cuidou.Vivemos com ele a violencia das ruas, sua magreza assustadora, pessoa muito caridosa quando possuia farmacias em Ariquemes, ajudava à todos que necessitavam. Mais o fim foi a morte de minha mãe, numa UTI, com problemas emocionais que não controlou mais sua diabete( perdi a pessoas que era tudo pra mim) Fuquei só, e meu irmão apanhando nas ruas em Porto Velho, o fim chegou em 2007 a morte no dia 26-07-2007, de cancer no pulmão. ele foi para Rondonia em 1975 e lá traficou , usou, tomou tiros nos garimpos, fez de nossa vida usuários de infelicidades. Não sei como encontrar saidas, me emociono com histórias em que muitas FAMÍLIAS estão passando e assisti ontem o Documentário de Drº Marcelo, muito triste.
Ivete Menegat Fantin Rotta

tchelo disse...

Temos que pensar muito e refletir sobre essa pessoa que foi o dr Marcelo. Porque uma pessoa assim existiu e partiu tao cedo deixando uma grande marca? e que apesar de ser grande poucas pessoas percebem.Existiu apenas pra salvar alguns? pra chamar a atenção pro problema drogas? Eu só sei que acima de tudo ele foi um desapegado que não via sentido em viver sua própria vida. Fico imaginando ele se sentindo atraído pra aquele sub mundo como um metal atraído por um ima, deixava família lazer e conforto pra se envolver naquele mundo fétido e tenebroso.Ao contrario nos divertimos, dançamos, jantamos,andamos com nossos carros peliculados e saímos com óculos ray ban e corpos sarados fazendo tudo isso sobre um solo podre que insistimos em fingir não existir. até que um dia como uma roleta russa ou um jogo de tira ao alvo ele nos atingi e ai quem sabe aqueles q dizem que não estão nem ai verão que estão no centro do problema, porque somos uma sociedade.Dr marcelo ele sim era um homem de extraordinário valor. BRAVO!!!!! BRAVÍSSIMOS!!!!!!!!! QUE DEUS O TENHA EM SEU REINO!

Adê Oliveira disse...

Olá... desde sábado passado pesquisando na net encontrei o documentário no youtube sobre o Dr. Marcelo e estou até agora encantada com o trabalho. Realmente, esta é uma história que merece ser escrita e vista por todos... pelo mundo.
Ah, achei também este blog...gostei e já estou seguindo.
Abraço e boa sorte

Anônimo disse...

Essa historia é muito emocionante, queria muito saber se existe um livro do doutor Marcelo, pois se não me engano na reportagem eles citam algo sobre um livro. Queria muito saber o nome e onde encontra-lo, quero ler assim que possivel ..

Se quiser pode responder por e-mail
oliveira-dalila@hotmail.com

Anônimo disse...

Pela intolerancia e descaso de pessoas como você que as coisas continuam como estão. Parabéns! Continue cuidando da sua vidinha sem se importar com o próximo.

Anônimo disse...

Respeite a opinião dos outros
Ela só disse que não tem culpa
Faça vc sua parte vá lá e salve eles