sexta-feira, 30 de março de 2012

Clube Militar: mais um grito contido

Por Jandira Feghali:

No dia 29 de março de 2012, um episódio chocou o Brasil e o mundo.

Como se não bastasse a falta de respeito de alguns setores militares para com a decisão do governo democrático brasileiro em proibição à comemoração de um dos episódios mais sombrios e vergonhosos do Brasil, a Polícia Militar do Rio de Janeiro respondeu à manifestação pacífica organizada por aqueles que desejam liberdade e verdade, com truculência e bestialidade.
Tais setores militares, que se atrevem a defender a ditadura, por sua vez, reagiram com violência, gestos chulos e objetos lançados em direção aos manifestantes.

Uma cena lamentável que nos envergonha frente ao nosso povo, aos nossos irmãos latino americanos e ao mundo.

Enquanto Chile e Argentina já punem os crimes cometidos pelas ditaduras que assolaram nosso continente há não muito tempo, setores conservadores de nossa sociedade nos negam a simples apuração dos fatos.

São mães que não puderam enterrar os filhos. Filhos que não conheceram os pais. Homens e mulheres que carregam cicatrizes profundas, no corpo e na alma, pela tortura física e psicológica.

Pulmões que deveriam respirar a liberdade, respiraram gás lacrimogêneo.

Olhos que deveriam conhecer a verdade, foram atacados com spray de pimenta.

Mais uma vez o grito por liberdade foi contido por aqueles que promoveram a morte, a tortura e a tristeza do nosso povo.

Aqui, tento ecoar o grito, demonstrar solidariedade as vítimas de ontem e hoje, e me somar aos que lutam pela liberdade.

Para que não se esqueça. Para que nunca mais aconteça.

Ditadura nunca mais! Pela abertura dos arquivos da ditadura e atuação da Comissão da Verdade.

* Jandira Feghali - Deputada Federal PCdoB-RJ

3 comentários:

Ignez disse...

Só mesmo com a implantação da Comissão da Verdade é que se poderá dar uma resposta à altura do grito por Justiça! E o governador do Rio permitiu que a Polícia atacasse manifestação pacífica? E o direito à liberdade de expressão não conta mais?! Como é que é isso, sr. governador?!!!!

Luis disse...

cara Jandira, eu estava na Cinelândia durante a manifestação e ninguém ali ficou surpreso com a atitude da polícia, muito menos se intimidou. Não tente se aproveitar da situação. Infelizmente os nossos políticos atuais e o nosso judiciário ainda são covardes, talvez tão covardes quanto os militares e os seus patrocinadores e, portanto, estamos muito atrás dos países como Argentina. Mas Cristina é rara, não é mesmo, querida.

ELY MENDES disse...

ESSA JANDIRA ESTA POR FORA DA HISTÓRIA. COMO UM COMUNISTA QUER FALAR EM LIBERDADE, SE O REGIME QUE ELA AMA, ESTA INSTALADO EM CUBA , SO PARA DIZER UM CASO. DA UM TEMPO JANDIRA, O COMUNISMO ESTA FALIDO MUNDO.