quinta-feira, 22 de março de 2012

BBB: A decadência do sucesso

Por Leila Cordeiro, no sítio Direto da Redação:

Não faz muito tempo, ter sucesso na vida para um homem era ter escolhido uma profissão padrão tipo médico, engenheiro, advogado, chegar ao final da faculdade com louvor, formar-se e seguir carreira com consultório ou escritório montado e clientela de prestígio.

Pronto! Isso seria mais do que suficiente para o homem se realizar , tornando-se um bom partido e aí entraria na marca do sucesso também , um casamento com uma “possível” pessoa certa, filhos e casa própria.


Para a mulher, o sucesso sempre foi discutível, pois em tempos passados isso não dependia só dela e de seus feitos e sim de sua aceitação dentro da sociedade. Mais à frente, com a emancipação feminina, a mulher começou a disputar o mercado de trabalho com o homem chegando a ganhar terreno na ocupação de alguns cargos.

Mas isso faz tempo, o sucesso a que me refiro, é hoje muito mais fácil e banal. Tanto para o homem quanto para a mulher é só participar de algum reality-show, criar uns escândalos e desfilar corpos sarados para serem descobertos nas praias da moda como ícones de beleza moderna. Dai para o “sucesso” é um pulo.

O pior é que com o troca-troca de celebridades numa rapidez estonteante, homens e mulheres não conseguem se manter num lugar ao sol por muito tempo, a menos que acordem a tempo de não deixar o tempo apagar sua imagem, e para isso é preciso muito mais do que apenas botar a cara pra bater na TV aceitando ser marionete nas mãos de diretores que só visam o ibope de seus programas.

Chega a doer assistir a tantos fracassados que se acham bem sucedidos protagonizando papéis ridículos nesses programas que só visam achincalhar o ser humano, tentando mostrar que todo mundo tem seu lado de anjo e demônio, de burro e inteligente, de chato e agradável.

Uma realidade que não leva a nada e muito menos ao sucesso, não fossem os meios de comunicação darem tanta força ao que só deseduca, como os BBB’s e Fazendeiros de oportunidade.

Se ainda tentassem ser atores e atrizes. Mas que nada! Para quê? Por que encarar horas de aulas de dramatização quando o sucesso é tão mais fácil de conseguir com caras e bocas, conceitos de vida alienados e muito palavrão? Coisas que não precisam aprender, pois já estão incorporadas à sua falta de educação.

Conseguir sucesso tendo que lutar por vaga em faculdade, fazer exames e estudar? Nem pensar. Imagine “perder tempo” sentados em bancos escolares quando o sucesso está justamente no preparo físico dos corpos? Para que desenvolver a mente quando os músculos é que ditam a moda?

Naquele tempo, no tempo em que se podia andar nas ruas sem violência, o sucesso era verdadeiro, na medida em que se lutava por ele, sem deixar de lado a dignidade e o preparo intelectual. Era muito mais gratificante conquistar espaços do que “preenchê-los” às custas do que pode fazer e representar fisicamente.

Sou do tempo - e nao me envergonho disso - em que o sucesso era conquistado por merecimento, pela luta, pelo aprendizado. Diferentemente do atual, que é conseguido por acaso, numa esquina de rua, nas areias de uma praia, nas boites da moda ou até mesmo nos inferninhos da vida. O que essa gente não tem noção é que, desse jeito, sucesso é feito gripe, dá e passa.

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu posto este comentário em consideração ao Miro! Mas acho q o BBB nem deveria ser mencionado, era melhor deixar passar...# tosco