sábado, 17 de março de 2012

Aziz Ab’Sáber, um grande brasileiro

Por Altamiro Borges

Faleceu ontem, dia 16, o professor Aziz Ab’Sáber. Assisti a debates e participei de algumas atividades com este grande brasileiro. A imagem que tenho dele é de um intelectual apaixonadamente engajado nas lutas do nosso povo, um profundo conhecedor do Brasil, um polemista que não temia o debate de ideias. Mesmo nas divergências, ele era respeitoso, fraternal, camarada.

Nos últimos meses, o pesquisador da USP, presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso a Ciência (SBPC) e um dos maiores especialista em geografia do país, teve participação ativa nos debates sobre as mudanças no Código Florestal. Foi incisivo nas críticas, sempre alertando sobre os riscos para o meio ambiente.

“Fonte de inspiração para todos nós”

Como afirmou o ex-presidente Lula, em mensagem de pesar, Aziz Ab’Saber foi “fonte de inspiração para todos nós. Convivemos intensamente no Instituto Cidadania, no Governo Paralelo e, sobretudo, nas Caravanas da Cidadania. Juntos, percorremos todos os cantos do Brasil, conhecendo a diversidade do nosso país e do nosso povo".

"A presença do professor Aziz, com sua inteligência e sabedoria, transformou essa experiência em algo extraordinário. Sua presença sempre ativa, crítica e opinativa foi fundamental e ajudou a construir muitas das políticas públicas brasileiras”.

Aziz Ab’Sáber faleceu aos 87 anos. Estava em casa e foi vitima de um infarto. O Brasil perdeu um grande brasileiro!

2 comentários:

Chico Nunes disse...

Um verdadeiro Brasileiro.

Chico Nunes disse...

Um verdadeiro Brasileiro.