sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Saudosos da ditadura engolem a língua

Por Altamiro Borges

Por determinação do comandante do Exército, Enzo Perri, o “manifesto” com críticas à presidente Dilma Rousseff assinado pelos três clubes militares, que reúnem os oficiais da reserva saudosos da ditadura, foi retirado do ar ontem. O texto gerou mal-estar na cúpula das Forças Armadas e resultou numa reunião emergencial com o ministro da Defesa, Celso Amorim. E não era para menos!

O documento criticava as ministras Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, e Eleonora Menicucci, da Secretaria das Mulheres, por suas defesas da Comissão da Verdade, que visa apurar os crimes da ditadura. Pior ainda, “cobrava” da presidenta a censura às ministras. Ele ainda atacava as “minorias sectárias e os partidos políticos” que lutam pelo resgate da memória histórica.

Ranço autoritário que persiste

No seu conjunto, o “manifesto” revela o ranço autoritário que persiste em setores militares. Num dos trechos, lembra a cantilena dos golpistas de 1964. “Ao completar o primeiro ano do mandato, paulatinamente vê-se a presidente afastando-se das premissas por ela mesma estipuladas”, referindo-se ao combate à corrupção.

Noutro trecho, ao se referir à ministra Eleonora Menicucci, ele parece ter sido escrito pelos torturadores do regime militar. “Ora, todos sabemos que o grupo ao qual pertenceu a senhora Eleonora conduziu suas ações no sentido de implantar, pela força, uma ditadura [comunista], nunca tendo pretendido a democracia”.

Viúvas da ditadura continuam ativas

O texto foi assinado pelos presidentes do Clube Militar, Renato Cesar Tibau Costa, do Clube Naval, Ricardo Cabral, e do Clube da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista – todos na reserva. Ele confirma a existência de um setor militar saudoso da época das torturas e assassinatos, que até hoje trata o golpe de 1964 como “revolução” e venera as barbaridades praticadas pela ditadura.

Diante das reações, o “manifesto” foi retirado do sítio do Clube Militar. No seu lugar, foi postada uma nota lacônica: “Com relação à nota Manifesto Interclubes Militares de 16/02/2012, os presidentes dos clubes militares desautorizam o referido documento” – que eles mesmos haviam assinado. O aparente recuo, porém, não deve tranqüilizar as forças democráticas.

As “viúvas da ditadura” continuam ativas na sociedade. É só lembrar a campanha presidencial de 2010, quando o tucano Serra foi recebido no Clube Militar como a salvação diante do “perigo comunista”. Ou dos vários artigos golpistas de “calunistas” da mídia – a mesma que apoiou o golpe e a ditadura militar.

27 comentários:

Bruno Melo disse...

Pare de mentir, comunista de merda! Vocês são o câncer que assola este país, mesmo contando hoje com um esquema "pequeno", "alternativo", o perigo que representais é muito maior do que o saudoso Regime Militar de 64. E quem escreve não é nenhum beneficiário direto da Revolução, pois eu não era membro do Exército e sequer nascido na época.

Tenho dezessete anos de idade - sei que poderás duvidar disto pelo meu jeito rebuscado de escrita, que destoa dos meus companheiros de geração - mas não caio nas armadilhas da esquerda. O próprio Olavo de Carvalho já era um genio nesta faixa etária.

Vais argumentar: "Você defende a ditadura por que não viveu". E os outros jovens malditos neoliberais/comunistas que não viveram e só sabem falar bosta, sempre com o argumento da tortura, como se não houvessem outros temas. Ninguém se lembra dos 15% ao ano de crescimento econômico, inflação beirando a zero, Funrural, Pró-álcool, Itaipu, Transamazônica etc etc etc.

Sei que vais ler e apagar meu comentário. Afinal, esta é a "democracia". "Ditadura" era aquela na qual os atuais mandatários dominavam a imprensa, a arte e as escolas. Inversão de valores...

Giovani Rossi disse...

Seu "rebuscado jeito de escrita" não faz seu comentário menos estúpido e repulsivo. Nem te confere o tom aristocrático que você deve tanto perseguir, mas o de um imbecil ou de um sofista medíocre.

Regina disse...

Esse comentarista tolo queimou a língua pois o Miro publicou essa pérola (sic). É tão lixo que o verdadeiro autor não teve coragem de
assumir o texto e jogou para o filho ou neto ou sei lá o que...
Parabéns ao Miro e pêsames para um cara que junta neoliberal com comunista no mesmo saco... Eita sabedoria!!!

Unknown disse...

Paz e bem!

Parece que finalmente
os Presidentes dos Clubes Militares
estão sendo informados
que agora eles usam pijamas.

Precisou passarem 22 anos
das primeiras eleições diretas
para Presidente da República.

mauro silva disse...

Caro Miro
Como vc posta um cometário desses?
Esse imbecil que se pensa "jênio" com 17 anos acrescenta alguma coisa?

Anônimo disse...

E você Bruno viveu a Ditadura,...só pelo escritos.../es muito do pretensioso, com esse jeito revolta de falar...
Que vocabulario pesado e esse, bem de aborrecente .

sedivaldo disse...

Coitado do Bruno Melo,achar o Olavo de Carvalho um genio???? Só digo uma coisa,ele não era um genio aos dezessete tanto quanto não é genio agora.Só é mais um ignorante que a Veja gosta.

Anônimo disse...

Caso o jovem missivista more em Belo Horizonte, aqui existe um sólido serviço público de atendimento aos portadores de sofrimento mental, pode procurar um dos CERSANS que será prontamente atendido.

Se não for o caso de viver por aqui procure urgente ajuda psiquiátrica de preferência antimanicomial.
Trata-se de uma crise, conforme creio, tantas e tais as confusões, exempli gratia a equiparação entre neoliberais e comunistas, que são ângulos opostos pelo vértice; sugiro que vá se informar melhor, obviamente depois de medicado.

Tão jovem e tão imbecil, com todo o respeito que os jovens imbecis me merecem.

Flavius Júnior disse...

Deixa de falar merda seu pivete retardado!!

Gerolimich disse...

Altamiro, diga ao Bruno Melo que falar de boca cheia é feio, mas falar de cabeça vazia é bem pior.

Noir disse...

Pois é, Sr. Bruno Melo, se ao 17 anos já é capaz de externar idéias sem pé nem cabeça e agredir aos outros por discordarem das suas, fico imaginando que classe de cidadão adulto se tornará.
Volte à escola e busque estudar muito mais, principalmente as leituras de diferentes pensamentos, de modo a obter melhores conclusões.
Não pense ser o único detentor de pensamentos e idéias tão torpes, pois existem muitos outros com pensamentos semelhantes e que também se negam a conhecer mais a história política das sociedades, porém vale à pena o esforço para sair da escuridão.

Junior Pompeu disse...

Poderia usar a sua 'maneira rebuscada' de escrever para tentar expressar sua opinião sem tentar ofender os demais! Viva à liberdade!! Inclusive à de expressão que permite que pessoas como esse cidadão aí de cima possa expressar todo seu fascismo e saudosismo. Na ditadura isso não era possível!

Bruno Melo disse...

"É tão lixo que o verdadeiro autor não teve coragem de
assumir o texto e jogou para o filho ou neto ou sei lá o que..."

É este o pior defeito da esquerda. Acham-se melhores do que os outros, afinal precisam sentir-se dominadores. Não me julgo nenhum gênio, apenas disse que tenho dezessete para deixar claro que apesar de jovem, não sou como os demais que saem falando sem pesquisar. Como a srta. pode afirmar que sou pai ou avô? Acaso sendo adolescente tenho a obrigação de "IsCrEvEr ErRaDu"?

Não comparei comunismo com neoliberalismo. Apenas acho que são dois modelos ruins, que a juventude desde a década de 60 insiste em adotar, o primeiro por ingenuidade e o último por alienação.

Embora eu ache que deva haver liberdade de mercado, não defendo a farra privatista de Collor, FHC etc. Nem o populismo demagógico do petismo.

E viva o Estado Brasileiro, desde que guiado com a sabedoria dos mestres como Vargas, Médici, Geisel etc.

Leonardo RS disse...

Ao postar o comentário desse Jhênio, o Miro mostra o que é verdadeira mídia. Viva os tais "blogs sujos".

Quando um comentário contrário como este seria postado na fsp??? Jamais.

Claro, que nem na fsp ou golbho esse comentário seria aprovado, pois eles nao se acham apenas "limpinhos", mas também compartilham a velha visão paternalista, e nela 17 anos é idade pra chupar pirulito, não para expressar opiniões políticas do papai.

JOSUE disse...

Independente do posicionamento político, o respeito é primordial, assim como a verdade sobre os desmandos do regime obscuro que esteve no poder em nosso país.
Que o pretenso "gênio" se informe melhor de nossa história recente!

Anônimo disse...

Esse moleque parece um daqueles filhos de neonazistas americanos... eita lavagem cerebral!







Helder

Zeca Moraes disse...

Ora, por que censuram tanto o Bruno Melo? É um novo Professor Hariovaldo que surge, viva!!

Luis R disse...

Bom, tá na hora de botar os torturadores na cadeia.

Pregopontocom Tudo disse...

Bruno Melado,parabéns....se vc queria chegar ao topo e se considerar acima de "todos" vc conseguiu....a sua ignorância é tão grande quanto a sua estupidez,realmente a maioria dos estúpidos e dos ignorantes devem estar se sentido humilhados diante essa sua façanha,consegui superar a todos sem dor nem piedade,realmente vc é o máximo e isso apenas aos 17 anos,aos 34 com certeza no minimo ira precisar de uma carreta com 5 eixos para carregar toda sua rebuscada verborreia e a sua esplendorosa estupidez.

Vitor Carvalho disse...

Com 17 anos, vc deveria estar na passeata em defesa da liberação da maconha, fazendo o provão do prouni, num camping com uma namorada, ao invés de ficar cheirando cola e comendo merda do pig.
Acorda "alice", o Brasil mudou!
O Brasil não passa na globo, o que passa na globo é um pais de tolos!

Unknown disse...

Paz e bem!

Bruno Melo escreveu:

"E viva o Estado Brasileiro, desde que guiado com a sabedoria dos mestres como Vargas, Médici, Geisel etc."


Tenho que admitir que o Sr. Bruno Melo
tem um pensamento complexo;
afinal os generaisgolilas
que pisaram no Brasil
com o tacão de suas botas
odiavam Getúlio Vargas.

Unknown disse...

PS:
SE alguém escreve como Troll,
SE comporta como Troll,
É PORQUE TROLL O É.

Carmen Figueiredo disse...

Lamentável, na flor da juventude e tão idiota. Nem vale a pena retrucar a postagem, deve ser filhinho de algum militar que apoiou o regime ditatorial e mantém até hoje esse regime dentro de casa. Tô com pena de você Bruno Mello. Procura ler mais, conhecer mais a História do Brasil, mas mesmo assim você jamais chegará perto de um Altamiro Borges e sua bagagem política. Caraca! esses jovens aborrecentes são um saco.

Anônimo disse...

A Regina tem razão , o comentário nao tem o perfil de um jovem de 17 anos Triste ver tanta truculência , e má informação !

Chanda disse...

tadinho do bruno srsrsrrsrsrs,fiquei com pena,fisicamente tão novo mas com um espírito de velho

Bruno Melo disse...

Sinto informar que eu não tenho o "perfil" de um jovem de 17 anos para vocês, comunas malditos! Como um aí de cima arrotou pelos dedos, nesta idade eu deveria fumar baseado, trepar e culpar os outros pelo meu fracasso. Mas felizmente tenho educação, e sou grato a meus pais por isso, embora ao contrário do que foi dito eles não tenham apoiado o regime (mas também não foram terroristas, viviam normalmente).

Médici apoiou a Revolução de 30. Vá se informar, sr. Eugênio Hansen.

Chanda, o que é ter espírito jovem? Falar bobagem, engasgar com balinha Soft e ouvir Restart? Se fôr isso, perdão, devo ter espírito de um "home véio de barba branca".

E quem duvidar da minha idade, pode me add no Messenger, Orkut ou Yahoo, pois tenho fotos e webcamera. Sim, uso novos meios para propagar idéias ultra-conservadoras, e é com todo orgulho do mundo que redijo isto!

Anauê!!!

Anônimo disse...

Apoiadíssimo, Bruno Mello! O que vc disse são verdades que dóem aos que foram anestesiados com mentiras ao longo de décadas... Salve a DITABRANDA!!! O Regime Autoritário mais brando e suave do Mundo e que salvou o Brasil da barbárie comunista-socialista!
"Eles que venham!!! Por aqui não passarão!!!"
Forte Abraço e persista na verdade!
Sergio.