sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Folha e Veja terão espaço na TV Cultura

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

A “Folha” já pediu, em editorial, o fechamento da TV Brasil - emissora pública criada pelo governo federal. O motivo alegado pelo jornal: audiência baixa. “Os vícios de origem e o retumbante fracasso de audiência recomendam que a TV seja fechada -antes que se desperdice mais dinheiro do contribuinte.”

A mesma “Folha” anuncia agora - de forma discreta, diga-se – uma curiosa “parceria” com a TV Cultura de São Paulo – emissora igualmente pública, mantida principalmente com dinheiro do contribuinte paulista.
Tenho orgulho de ter trabalhado na TV Cultura nos anos 90, à época sob a presidência do ótimo Roberto Muylaert. Mas o fato é que a Cultura também não tem uma audiência maravilhosa. Nos últimos anos, os índices só caíram. Mas aí a “Folha” não vê problema. Ao contrário, torna-se aliada da TV.

O mais curioso é que a parceria se estenderá também à “Veja”, a revista mais vendida do país.

A “Veja”, como se sabe, gosta de escrever Estado com “e” minúsculo, para reafirmar seu ódio ao poder público. Ódio? Coisa nenhuma. A Abril adora vender revistas para o governo. E agora, vejam só, também terá seu quinhãozinho na emissora controlada pelos tucanos paulistas.

O “programa” da “Veja” deve ir ao ar às terças. O da “Folha”, aos domingos.

A notícia sobre o novo programa da revista mais vendida pode ser lida abaixo, em reportagem do site “Comunique-se”…

Recentemente, o “Estadão” chamou a oposição às falas, pedindo – em editorial – unidade e combatividade para barrar o PT em São Paulo. Alckmin parece ter escutado.

A TV Cultura transforma-se numa tricheira, a organizar o que sobrou da oposição: “Veja”, “Folha”… E dizem que o “Estadão” também terá seu programinha por lá.

Faz sentido.

Como disse um leitor, no tuiter:

@RobertoToledo59 Estão apenas oficializando a parceria.

Trata-se de um movimento importante: estão preparando a trincheira pra defender a terra bandeirante da horda vermelha… Afinal, se o PT ganhar a capital esse ano, o Palácio dos Bandeirantes será o último bastião do tucanato paulista e de seus (deles) aliados na velha mídia.

Perguntinha tola desse escrevinhador: “Folha” e “Veja” vão pagar para usar o espaço da emissora pública? Ou será tudo na faixa?

Em entrevista ao Portal Imprensa, o editor da “Folha” deixou claro qual o objetivo da parceria: “trará a possibilidade de a marca Folha alcançar seu público no maior número possível de mídias. “O jornal continua firme no propósito de levar seu conteúdo de qualidade a um número diversificado de plataformas, e chegar à TV parece um passo natural”.

Muito natural! Tá tudo em casa, eu diria.

*****

Anderson Scardoelli, do site Comunique-se

A partir de março, um novo jornalístico ocupará a grade de programação da TV Cultura. Em parceria com a revista de maior circulação no País, a emissora da Fundação Padre Anchieta vai transmitir o ‘Veja na TV’. A atração irá ao ar durante as noites de terça-feira, após o ‘Jornal da Cultura’.

Além da TV, o programa será exibido ao mesmo tempo na Veja.com. Porém, quem acompanhar o ‘Veja na TV’ pela internet terá um diferencial assim que cada edição chegar ao fim: participar do chat com o jornalista Augusto Nunes, que estará à frente do projeto que marca a parceria entre a Cultura e a publicação da Editora Abril.

O projeto representa o retorno de Nunes à TV Cultura. Ele foi entrevistador do ‘Roda Viva’ de julho de 2010 a agosto de 2011, época em que a atração foi comandada por Marília Gabriela. De 1987 a 1989, o programa criado há 20 anos foi apresentado pelo jornalista, que atualmente mantém uma coluna na Veja.com.

Por enquanto, nenhum profissional foi contratado para participar do novo programa. O ‘Veja na TV’ será produzido integralmente pela equipe das versões impressa e online da Veja. Os temas abordados pela atração serão política, economia e demais assuntos que aparecerão na mídia no decorrer da semana em que determinada edição será exibida.

‘Veja na TV’ contará com matérias especiais, comentários, debates e entrevistas. O programa será gravado no estúdio da Veja, localizado na sede da Editora Abril, em São Paulo. O estúdio é o mesmo em que Nunes comanda o ‘Veja Entrevista’, que é publicado quinzenalmente na Veja.com.

7 comentários:

Ignez disse...

A hipocrisia viceja na alma velha dos reacionários, dos conservadores como erva daninha. Não querem apenas dominar a indústria da comunicação, mas parametrar tudo o que deve ser pensado. Mas, existem fronts para resistir a esses ataques. Nós não somos tolos e sabemos que "só os tolos tomam emprestado aos que (pensam que)estão por cima a régua que estes usam para medir o mundo" (Raduan Nassar). De "medidas" - sobre vendas e ibope - nós também entendemos, velhacos!

MARCO disse...

Muito ja se falou de se colocarem limites na atuação safada da midia brasileira, essa é com certeza a razão dela não ter mais nenhum limite, se falou muito e não se fez nada, deixamos para amanha o que deveria a muito ter-se feito, essa noticia de a tv cultura funcionar, aos moldes das radios dos coroneis nos latifundios dos sertãos numa emissora publica, é inacreditavel não ha palavra facil para descrever tamanha frustração do fato, e a permissão que a esquerda concede a midia de mandar nas terras brazilis ja perdeu a graça, a esquerda ta parecendo o cara que depois de ganhar na mega sena e ninguem mais viu sumiu.

João de Deus "Netto" disse...

TV CULTURA EM RETUMBANTE QUEDA DO QUE RESTOU DE AUDIÊNCIA, TOTALMENTE DESFIGURADA COM MODORRENTOS FILMES ENLATADOS ATÉ DO AZERBAIDJÃO, COM LEGENDAS, E NO HORÁRIO NOBRE (?).

antonio barbosa filho disse...

Como contribuinte paulista e, portanto, um dos 22 milhões de donos da TV Cultura, protesto contra este aparelhamento da nossa TV pública por empresas privadas, que objetivam divulgar seus produtos "editoriais" e faturar com isso.
Sejam ou não fascistas (e são!) essas empresas não podem usar um espaço público, sustentado por mim (e meus sócios compulsórios) para pregar o fascismo e aumentar seus lucros.
Quero saber quanto iriam pagar pelo espaço e cotizarei para fazermos um programa semanal sobre a mídia infame e golpista no Brasil. Mas antes recorrerei ao Ministério Público para impedir mais esta privatização criminosa dos tucanos.

Cristian Korny disse...

recentemente desisti de assistir o jornal da cultura que estava muito fascínora feio demais com aquele pseudo-debate entre especialóides e uma ancoragem temerosa pra dizer o minimo acontece que a record news poderia aproveitar o buraco mas não dá por causa da iurd então desligue a televisão e vá ler um livro é isso que vou acabar sendo impelido a fazer e quer saber muito mais bonito

Anônimo disse...

A audiência pode até ser pouca, mas pelo menos é qualificada.

Anônimo disse...

Em tempo: se o blog é uma "trincheira na luta contra a ditadura midiática", por que a moderação de comentários?