quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O declínio da Folha de S.Paulo

Por Gilvan Freitas, no blog O terror do Nordeste:

Li num desses blogs sujos que há por ai que a Folha de S. Paulo perdeu, em cinco meses, 6% dos seus leitores. O jornalão paulista não tem que reclamar nada, pois foi ele mesmo quem deu causa a esse declínio. Se a Folha seguisse à risca o seu Manual de Redação nada disso teria acontecido, ao contrário, a vendagem dos jornais aumentaria.



Diz o Manual de Redação da Folha de S. Paulo: "não há jornalismo crítico nem independente em jornais editados por empresas que dependem direta ou indiretamente de governo, grupo econômico ou partido político". Pois bem. Não é isso que se vê na Folha. Até a Ponte Espraiada sabe que a Folha passou vários anos a soldo do governo Serra, quer via propaganda, quer via assinatura do jornalão.

O resultado é que Folha blindou o governo Serra de forma vergonhosa. E continua blindando, mesmo com Zé Bolinha de Papel longe do Poder. A omissão da existência do livro A Privataria Tucana é um exemplo eloquente de que Folha ainda tem gratidão por José Serra. Folha passou 15 dias sem tocar no assunto e quando tocou foi para criticar o conteúdo do livro e desqualificar o seu autor.

Ninguém viu Fernando Rodrigues, Kennedy Alencar, Jânio de Freitas, Clóvis Rossi, Eliane Tucanhede, Josias de Souza, esse é o mais ridículo de todos, isto porque assim que CartaCapital publicou a matéria sobre o mencionado livro ele deu férias ao blog que é hospedado no Uol, escreverem um só parágrafo a respeito do livro bombástico de Amaury Jr. O Grupo Folha é tão parcial que demorou dias para informar que a CPI da Privataria estava sendo articulada na Câmara dos Deputados. O resultado de tudo isso só podia dar no declínio da Folha.

3 comentários:

Alexandre Figueiredo disse...

No Museu de Arte Contemporânea de Niterói, eu vi um exemplar para assinantes da FSP empacotado e jogado fora, ao abandono. Até gravei um vídeo sobre isso e vou botar no YouTube e lançá-lo no meu blogue Mingau de Aço (http://mingaudeaco.blogspot.com) em breve.

Anônimo disse...

agora estao enviando jornal de graço por seis meses na esperança de que o leitor venha a assinar,o que nao e muito provavel.
A proposito li hoje um artigo exelente no jornal Le Monde Diplomatic autoria do economista Frederic London, vale a pena ler de uma lucidez impressionante.
http://diplomatique.uol.com.br/artigo.php?id=1058

Adir disse...

Parei de ler impresso faz tempo, engraçado que não senti falta. Dia desses, vi uma pilha desse jornal num posto de combustível, quem abastecia levava um exemplar para forrar gaiola; se depender de mim, esses impressos vão em breve para o buraco!!!