domingo, 29 de janeiro de 2012

Globo tenta implodir base do governo

Por José Dirceu, em seu blog:

Há muito tempo o jornal O Globo - ninguém sabe de quem parte a iniciativa lá, mas desconfia-se - vem agindo para criar fatos políticos e pressionar governos em determinadas direções. No caso da relação do governo com o PMDB é evidente o esforço do jornal de criar situações que afastem o partido da base aliada. Em relação à Petrobras, seu dia-a-dia, decisões, negócios, rotina administrativa, idem.

No caso da Petrobras, a última de O Globo foi o factóide da demissão de Sérgio Machado da diretoria da Transpetro, empresa integrante da holding da estatal. Já há semanas - antes e depois da mudança na presidência da Petrobras, substituição de José Sérgio Gabrielli por Maria das Graças Foster - o jornal está neste samba de uma nota só em relação a Sérgio Machado.

Já quando o então governador tucano de São Paulo, José Serra, fez um acordo com o PMDB quercista para ter o apoio dele para presidente da República dois anos depois, dando continuidade a aliança que reelegeu em 2008 o prefeito da capital, Gilberto Kassab o que vimos foi um silêncio ensurdecedor não apenas do jornal dos Marinhos, mas de toda a mídia. Kassab se elegeu tendo como vice Alda Marcoantonio do PMDB quercista.

Petrobras necessita de uma reorganização administrativa

Agora, O Globo insiste nessa linha contra governo e Petrobras e faz notícia editorializada no caso da criação pela estatal da diretória corporativa. A diretoria é mais do que necessária e mais do que normal em empresas desse porte. A Petrobras há muito necessita de uma reorganização na sua governança já que praticamente multiplicou por 10 seus investimentos, mas continua com a mesma estrutura de direção e gestão do passado.

O jornalão carioca ainda vem com a história de que o cargo foi criado para atender ao PT, já que o indicado para ocupá-lo é o ex-presidente nacional do partido, ex-senador Jose Eduardo Dutra (PT-SE). Ora, Dutra já foi presidente da Petrobras e da BR Distribuidora. Tem mais do que capacidade e competência, além de experiência para o cargo. Mas, enfim, são coisas de nossa imprensa que mais parece um partido ou um grupo político.

Outra chamada dirigida do jornalão dos Marinhos hoje - "Banco do Brasil muda nove diretorias e abre espaço a partidos" - distorce com objetivos políticos a informação, o fato, a realidade. Todos os indicados para cargos de comando são funcionários de carreira do BB.

Este rodízio é necessário e útil, é uma medida que aumenta a eficiência da gestão e da direção do banco. As razões para as mudanças são públicas e fundamentadas, mas o jornal faz uma chamada eminentemente política.

4 comentários:

Cielo disse...

Isso é fascismo por parte da imprensa!
Contra o fascismo no Brasil, assinem:
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=impeachm

Anônimo disse...

Se acalme, Zé! Enquanto a popularidade de Dilma se mantiver em alta, o PMDB - massa falida do MDB - não larga o osso. E você sabe disso melhor do que ninguém. Abraço

Geraldo Silveira

Alfenas-MG

Anônimo disse...

É preciso nós INTERNAUTAS DENUNCIARMOS a Rede e jornal o Globo, semana passada um comentário na Revista Época sobre a situação da Alemanha o texto fala "3% de crescimento, um belo desempenho", ora quando é do governo do nosso país a urubologa mirian porcão, fala em decepção quando deu mais de que isto. Eugênio.

Alberto disse...

Dá para acreditar no Zé Dirceu?