sábado, 8 de outubro de 2011

PSD de Kassab enterra os demos

Por Altamiro Borges

Na sexta-feira, 7, terminou o prazo de filiação partidária para quem deseja disputar as eleições municipais de 2012. Superando as expectativas, o recém-criado PSD, do prefeito Gilberto Kassab, atraiu inúmeras lideranças de direita e centro-direita e causou enorme estrago na oposição demotucana. As filiações ao novo partido-ônibus reforçam as dúvidas sobre o futuro do DEM, PSDB e PPS.

Senador quer “chicote” contra presos

Por Altamiro Borges

A retórica fascista não causa calafrios somente na Câmara Federal com o patético deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). No Senado, o recém-empossado Reditário Cassol (PP-RO) discursou nesta semana pregando a adoção de castigo físico nos presídios brasileiros. Ao criticar o pagamento do “auxílio-reclusão” às famílias dos detentos, o senador de Rondônia expôs as suas idéias mais retrógradas.

Ricaços e estrelas na máfia dos carrões

Por Altamiro Borges

Uma mega-operação da Polícia Federal resultou na prisão, nesta sexta-feira (7), de 13 pessoas suspeitas de usarem um esquema de lavagem de dinheiro para comprar carros de luxo. Entre os detidos, estão três agentes da Polícia Militar e um chefão da máfia israelense “Albergil Family”, procurado pela Justiça dos Estados Unidos por tráfico de drogas, contrabando, prostituição e jogo ilegal.

Revolta contra caos do transporte em SP

Por Altamiro Borges

Os paulistanos viveram mais uma noite infernal nesta sexta-feira (7). Ao retornarem às suas casas após cansativas jornadas de trabalho, eles tiveram que enfrentar nova pane no sistema de transporte de São Paulo. Duas falhas simultâneas na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e no Metrô superlotaram as estações e geraram protestos dos usuários.

Steve Jobs: inimigo da colaboração

Por Rodrigo Savazoni, no sítio NovaE:

Steve Jobs morreu, após anos lutando contra um câncer que nem mesmo todos os bilhões que ele acumulou foram capazes de conter. Desde ontem, após o anúncio de seu falecimento, não se fala em outra coisa. Panegíricos de toda sorte circulam pelos meios massivos e pós-massivos. Adulado em vida por sua genialidade, é alçado ao status de ídolo maior da era digital. É inegável que Jobs foi um grande designer, cujas sacadas levaram sua empresa ao topo do mundo. Mas há outros aspectos a explorar e sobre os quais pensar neste momento de sua morte.

Naomi Klein: Ocupar Wall Street

Foto: Robert Stolarik do The New York Times
Tradução e nota introdutória de Idelber Avelar, na revista Fórum:

Naomi Klein é hoje uma das principais intelectuais e militantes anticapitalistas do planeta. Jovem (nasceu em 1970), apaixonada, corajosa, de brilhante trânsito por uma série de disciplinas e potente domínio da retórica, ela já se destacara como figura central nos protestos de 1999 contra a financeirização do mundo. Em 2000, lançou No Logo, uma crítica das multinacionais e do seu uso do trabalho escravo. Mas foi seu terceiro livro, A Doutrina do Choque: A Ascensão do Capitalismo do Desastre, que a elevou à condição de uma das principais intelectuais de esquerda do mundo.

A rebeldia no coração do sistema

Por Antonio Martins, no sítio Outras Palavras:

É provocativo viver momentos que farão história, e tentar compreendê-los. Por suas inúmeras novidades, 2011 será lembrado durante muito tempo — e a partir de agora, há um motivo a mais. Occupy Wall Street, um movimento de contestação do sistema que nasceu com ousadia mas alcance limitado, em 17 de setembro, ganhou nos últimos dias novas dimensões.

Ocupar Wall Street: primavera ianque

http://neccint.wordpress.com
Por Mair Pena Neto, no sítio Direto da Redação:

A primavera árabe, elogiada nos meios de comunicação como movimento popular pelo fim das tiranias naquela parte do mundo, pode estar se repetindo onde menos se esperava: no coração financeiro do planeta, de onde emana o modelo que o leva a um impasse de grandes proporções, que ameaça sua própria sobrevivência. O movimento "Ocupar Wall Street", embora ainda sem objetivos muito bem definidos e sem a mesma atenção midiática dispensada aos povos árabes, está colocando o dedo na ferida do capitalismo financeiro e arregimentando cada vez mais pessoas.

Corrupção: Barbiere ameaça Alckmin

Por Altamiro Borges

A operação-abafa desencadeada pelo governo tucano de São Paulo até agora não surtiu resultado. O deputado Roque Barbiere, do PTB, partido da base aliada, fez ontem uma ameaça nada velada ao governador Geraldo Alckmin: “Por que será que o governo se manifesta com tanta veemência, se eu não o acusei, ainda, de fazer nada errado?”. Ainda!!!