quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Escândalo paulista chega às manchetes

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Não foi fácil. Levou quase dois meses para que as denúncias feitas pelo deputado estadual Roque Barbiere (PTB) sobre o escândalo das propinas pagas por emendas parlamentares na Assembleia Legislativa rompesse o silêncio e ganhasse as manchetes dos jornalões paulistas.

A luta cubana contra o terrorismo

Por Nildo Ouriques, no sítio da Adital:

O primeiro livro sobre Cuba que eu li foi A Ilha, de Fernando Morais, no final da década de setenta. Em perspectiva, aquele livrinho – que na época cumpriu extraordinário papel educativo – hoje seria desnecessário. O acesso a internet, a possibilidade de viajar diretamente a Havana, a presença de intelectuais e dirigentes políticos cubanos em eventos no Brasil, permite conhecimento mais preciso sobre um país que durante nossa longa ditadura – 21 anos – seria impossível. A Ilha, na verdade, uma espécie de livro-reportagem, introduzia o leitor no conhecimento das reformas iniciadas pela Revolução Cubana, este fenômeno histórico que é um verdadeiro divisor de águas na política e na consciência mundial e latino-americana.

“O cinema não vive sem a TV”

Por Laurindo Lalo Leal Filho, no sítio Carta Maior:

Segue aberta na internet a consulta pública para a elaboração de um novo marco regulatório das comunicações no Brasil. A iniciativa de um grupo de entidades ligadas ao setor antecipa-se a uma consulta oficial que, em algum momento, deve ser proposta pelo governo.

Violência em SP constrange tucanos

Por Altamiro Borges

Com o apoio da mídia chapa-branca, o PSDB sempre vendeu a imagem de que São Paulo teria conquistado avanços significativos na área de segurança pública. Nas eleições do ano passado, José Serra exagerou nos auto-elogios ao tucanato, que governa o estado há quase duas décadas. Essa falsa propaganda foi uma das principais marcas da sua derrotada campanha presidencial.

A queda de credibilidade da mídia

Por Marco Aurélio Mello, no blog DoLaDoDeLá:

Quando alertávamos os chefes, cinco anos atrás, de que eles seriam os maiores prejudicados a médio e longo prazo pelo tipo de jornalismo irresponsável que estavam praticando, ninguém nos dava ouvidos.

Chegamos a nos reunir com o diretor do departamento em São Paulo para pedir uma cobertura mais isenta e imparcial do processo eleitoral e obtivemos a promessa de que podíamos produzir as reportagens, que elas iriam ao ar.

Escândalo em SP e a mídia seletiva

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Pela primeira vez neste século, há exposição na mídia da corrupção que tornou o Estado mais rico e desenvolvido da Federação em um dos que menos se desenvolvem. Contudo, a cobertura que a imprensa local vem fazendo das denúncias do deputado estadual Roque Barbieri (PTB-SP) de que o governo do Estado compra apoio legislativo liberando emendas ao orçamento não lembra, nem de longe, a cobertura do “mensalão do PT”.

Tucanos tentam proteger Bruno Covas

Por José Dirceu, em seu blog:

Uma manobra deflagrada na Assembléia Legislativa de São Paulo, onde o PT tem a maior bancada (24 deputados), mas o governo tucano do Estado dispõe de ampla maioria entre os 94 deputados com sua base aliada, poupou o deputado Bruno Covas (PSDB) de depor sobre sua denúncia de que recebeu proposta de propina e orientou o prefeito ofertante a doar o dinheiro a uma santa casa.

Cariocas farão "faxina" na TV Globo

Do sítio Vermelho:

A "lavagem da Rede Globo" faz parte das comemorações da Semana Internacional pela Democratização da Mídia, que acontece entre os dias 17 e 21 de outubro, com programação em todo o país. A “faxina” na Globo acontece na quarta (19), no Jardim Botânico, a partir das 13 horas. As pessoas estão sendo convidadas pelo Facebook.

"Regulação da mídia é indispensável"

Por Gabriel Bonis, no sítio da CartaCapital:

Em uma palestra sobre o atual jornalismo brasileiro na Faculdade Cásper Líbero, na segunda-feira 3, o jornalista Mino Carta, diretor de redação de CartaCapital, defendeu a regulamentação da mídia como forma de controlar os interesses dos proprietários de veículos do setor. “Quando se toca neste assunto, a mídia se apressa em dizer que está sendo tolhida. Porém, trabalhei fora do país em um lugar onde patrão não poderia ser diretor de redação por lei. É indispensável estabelecer esse limite”, disse Carta.

Greve nos Correios e audiência no TST

Por Vitor Nuzzi, na Rede Brasil Atual:

Representantes dos trabalhadores e da Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos (ECT) alcançaram termos de um acordo nesta terça-feira (4) durante audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Se a proposta for aprovada em assembleia por pelo menos 18 dos 35 sindicatos filiados à Fentect, federação da categoria, a paralisação será encerrada em todo o país na quinta (6).