terça-feira, 4 de outubro de 2011

Hino à América Latina (vídeo e letra)




Latinoamérica (feat. Totó La Momposina, Susana Baca e María Rita)

Soy... soy lo que dejaron

Soy toda la sobra de lo que se robaron
Un pueblo escondido en la cima
Mi piel es de cuero, por eso aguanta cualquier clima

Sensacionalismo: informação que vende

Por Valério Cruz Brittos e Éderson Silva, no Observatório da Imprensa:

Desde que a informação, a matéria-prima do jornalismo, passou a ser concebida como um produto e como tal priorizada para venda, o ato de informar seguiu um caminho perigoso e conflitante. A fidelidade aos fatos e à ética foi distorcida em nome de uma matéria espetacular para a apreciação e o consumo do maior número de receptores possível. Inseridas no contexto capitalista, as empresas de comunicação têm uma visão mercantilista da informação, que deve agregar a maior parte do público a que se destina para obter os melhores preços na vendagem do produto em si ou de sua publicidade.

"Minha solidariedade a Rafinha Bastos"

Por Marco Antonio Araujo, no blog O Provocador:

O afastamento do CQC QCAcha de Rafinha Bastos só comprova o que sempre disse. O programa da Band pratica um humorismo covarde. A própria emissora assinou o atestado de óbito da atração. Eles ficaram sem moral para tirar sarro de mais ninguém.

Quer dizer que só inimigos e pessoas indefesas podem ser humilhados e desrespeitados? Se for a Wanessa e seu marido empresário, amigos do Ronaldo Fenômeno, todo cuidado é pouco?

A inadimplência da SP Fashion Week

Por Altamiro Borges

Na badalada “marcha contra a corrupção”, que agitou a Avenida Paulista no Dia da Independência, uma manifestante despertou a curiosidade da repórter Clara Roman, da revista CartaCapital:

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Lula: em inglês, espanhol ou francês

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Recebo, de um jornalista que prefere não se identificar, breve análise sobre a relação da velha imprensa com Lula. O autor do texto se indigna com um fato inegável: jornais franceses, argentinos ou sites dos Estados Unidos acompanham os passos do ex-presidente de uma forma muito mais competente do que os jornais brasileiros.

Memórias póstumas de Merval Pereira

Por Paulo Nogueira, no sítio Brasil 247:

Bem, eis a Pataquada da Semana. Merval Pereira, jornalista, virou imortal. Lol.

Vou em busca de explicações. Ele deve ter escrito algum livro importante que não notei. Ou alguns, penso numa perspectiva mais otimista.

Merval e seu ódio transtornante

Por Brizola Neto, no blog Tijolaço:

Hoje, sou brindado com os ataques do senhor Merval Pereira em sua coluna. Natural, ele se incomoda demais com os políticos que não lhe são sabujos, em busca da “honra” de ser citado pelo lorde, onipresente nas telas, páginas e sons do império Globo.

Quando a política vira coisa “técnica”

Por Gilberto Maringoni, no sítio Carta Maior:

A virtual quebra da economia grega representa o grau máximo de submissão de uma autoridade pública aos ditames do mercado. Ou seja, ao mundo privado. Embora as relações de troca se deem na esfera pública, suas regras, dinâmicas e procedimentos acontecem a partir daquela pequena mas poderosa parcela da sociedade que concentra capital e, por conseguinte, poder.

Privatizar é o “preço justo”?

Por Eduardo Sales de Lima, no jornal Brasil de Fato:

São 112 concessões de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Até o fim deste ano o governo federal terá de optar: prorrogação ou leilão. A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) pressiona pelas licitações e lança a campanha “Energia a preço justo”. Especialistas consideram o movimento da indústria um “golpe” que tem o objetivo de privatizar o setor energético brasileiro por completo.

A mídia e os direitos das mulheres

Por Camila Queiroz, no sítio da Adital:

Abordagem sobre mulheres na política focada majoritariamente na disputa presidencial de 2010, violência contra as mulheres reduzida a caso de polícia e, nos dois temas, ausência de enfoque em políticas públicas. Estas são algumas deficiências da cobertura jornalística brasileira identificadas pelo projeto Monitoramento da Cobertura Jornalística como estratégia para a promoção da equidade de gênero.

Mino sobre a Veja: "Criei um monstro"

Por Chico Bicudo, em seu blog:

O mediador levou cerca de cinco minutos para fazer as devidas apresentações e relembrar apenas algumas das experiências profissionais vividas pelo convidado da noite de abertura da 19 Semana de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Ele subiu ao palco e, ao receber o microfone, confessou que naquelas situações fica sempre tentado a cantar "Strangers in the night", imortalizada na voz de ninguém menos que Frank Sinatra. A plateia (o auditório estava lotado) se animou e insistiu, entoando o tradicional coro de "canta, canta!". "A tentação é forte. Mas vou conter a empolgação. Resistirei", recusou elegantemente o jornalista Mino Carta, diretor de redação da revista Carta Capital. O que se ouviu então, e durante quase as duas horas seguintes, foram sinceras e mais do que relevantes lições sobre elementos e princípios do (bom) Jornalismo.

A “gastança pública” com os juros

Por Altamiro Borges

Num discurso unificado e enfadonho, diariamente os líderes da oposição demotucana, os “agentes do mercado” e a mídia rentista repetem que o Brasil precisa cortar gastos públicos. A “gastança”, segundo eles, estaria concentrada na Previdência Social e no “inchaço” da máquina pública. Em síntese, eles propõem a redução dos direitos previdenciários e a demissão de servidores.

"Bombardeio" de spams contra Cuba

Do sítio Opera Mundi:

A imprensa cubana noticiou nesta segunda-feira (03/10) que os Estados Unidos estão financiando a elaboração de um software para "bombardear" o país com spams enviados por celular.

De acordo com o portal Cubadebate, a empresa Washington Software, Inc. assinou contrato com o governo norte-americano para executar um sistema que seja capaz de "enviar 24 mil mensagens de texto por semana aos usuários de celular em Cuba, em franca violação às leis cubanas e convênios internacionais".

Citando fontes da imprensa dos Estados Unidos, o site informa que, segundo os termos do contrato, a empresa terá um mês para desenvolver o mecanismo "destinado a anular as supostas tentativas do governo cubano para bloquear as mensagens politicamente sensíveis".

O Cubadebate, que classifica a ação como uma "operação gigantesca de ciberguerra", afirma que o serviço foi contratado pelo BBG (Conselho Governamental de Radiodifusão, na sigla em inglês).

O órgão supervisiona a qualidade das telecomunicações nos Estados Unidos e será o responsável por redigir as mensagens de propaganda distribuídas integralmente pela empresa.

Porque o PSD não quer Serra

Por Luis Nassif, em seu blog:

Há uma lista infindável de fatores que desaconselham o PSD a receber José Serra.

O primeiro é que Serra não tem nada a oferecer.

Certa vez, nos anos 80, Guilherme Afif Domingos – um dos melhores quadros políticos da direita – me esclareceu a respeito da capacidade de Paulo Maluf em arregimentar seguidores: "Ele tem credibilidade no mercado político futuro", disse ele. A credibilidade decorria de dois fatores: tinha potencial político e cumpria a palavra empenhada.