segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O esquema de espionagem tucano

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

O novo livro de Amaury Ribeiro Jr., Privatas do Caribe, já foi entregue à editora.

Acrescido de uma informação bombástica sobre o esquema de espionagem que teria servido ao ex-governador paulista José Serra desde 2008, inclusive no período eleitoral de 2010. Segundo Amaury, Serra recorreu a uma empresa de um ex-agente do Serviço Nacional de Informações, paga com dinheiro público.

Amaury e a privataria tucana

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Na tela do computador, o título chamativo: “A GRANDE LAVANDERIA”. Logo abaixo, um pequeno resumo explica o que são ”as ilhas que lavam mais branco…”. Ilhas do Caribe. É o capítulo 4, de um total de 15, que já seguiram para a editora. Agora, falta a revisão final. E depois tudo vai para a gráfica. À frente do computador, o jornalista responsável pela investigação: Amaury Ribeiro Júnior. “Olha essa frase, tá bom isso, ocê não acha? Hem, hem?” Ele saboreia cada capítulo como se fosse um filho.

Os métodos "murdochianos" da Época

Por Esmael Morais, em seu blog:

Carlos Carboni, chefe de gabinete da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, distribuiu uma nota de esclarecimento nesta segunda-feira (5) contestando reportagem da revista Época.

Juros e a ladainha neoliberal da mídia

Por Altamiro Borges

A mídia rentista até agora não engoliu a “surpreendente” decisão do Banco Central de reduzir em apenas 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros, a Selic. Até parece que alguns de seus “calunistas” especulavam com os títulos da dívida pública e perderam grana no cassino financeiro. Diante da decisão do Copom, ela critica as “pressões políticas” e exige menos intervenção do Estado.

O fim de carreira de José Serra

Por Altamiro Borges

Faltando mais de um ano para o pleito municipal de outubro de 2012, as pesquisas não dizem muita coisa sobre as tendências do eleitorado. Elas servem apenas para vender jornal, aumentar as especulações e atiçar o escambo político. A pesquisa Datafolha publicada hoje (5) sobre a estratégica disputa na capital paulista se encaixa neste padrão. Ela pouco acrescenta!

90 anos de Paulo Freire


* Enviado pelo professor Venício A. de Lima.

1º Encuentro Mundial de Blogueros

Altamiro Borges

Los nuevos medios de comunicación, con sus sitios web, blogs y redes sociales, adquieren un papel cada vez más importante en el mundo contemporáneo. Las informaciones circulan a través de Internet ayudando a democratizar la comunicación – ya sea por los levantamientos en el mundo árabe, la "revolución de la indignados" en España, la fuga de informaciones del Wikileaks o en las elecciones que agitan a varios países. La producción cultural y el entretenimiento ganaron una mayor difusión en la web. Internet se convierte en parte de la vida cotidiana de miles de millones de personas.

A velha mídia e a velha piada

Por Izaías Almada, no blog Escrevinhador:

A velha mídia brasileira, ou a sua parte mais suja se quiserem, comporta-se como o menino da velha piada da minha infância, aquela em que o pirralho entra no rio e a determinada altura começa gritar que está se afogando. Alguém corre para salvá-lo e ele se diverte dizendo que era só fingimento. Na quinta ou sexta vez em que repetiu a “brincadeirinha” ninguém se importou e, claro, dessa vez era a valer.

Paulo Bernardo e a regulação da mídia

Por André Barrocal, no sítio Carta Maior:

A proposta de um novo regulatório para rádios e TVs vai passar por consulta pública, antes de ser concluída e submetida à presidenta Dilma Rousseff. A informação foi dada à Carta Maior pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, dois dias antes de o IV Congresso do PT defender que “é urgente abrir o debate no Congresso Nacional sobre o marco regulador da comunicação social”. Bernardo é filiado ao PT.

Proposta para regular a mídia britânica

Por Martin Wolf, do Financial Times, no blog Viomundo:

Crianças intimidadas cercando o valentão do parque — este é o espetáculo no Reino Unido desde que estourou o escândalo da violação dos telefones pelo [tablóide] News of the World. Como alguém que há muito acredita que a influência de Rupert Murdoch na vida pública do Reino Unido era bastante intolerável, estou encantado ao ver essa reversão de fortunas. Mas raiva não basta. O Reino Unido precisa aproveitar a oportunidade para rever a estrutura e a regulamentação de sua mídia.

PT tenta romper o cerco midiático

Por Daniel Merli, na Rede Brasil Atual:

O 4ª Congresso do Partido dos Trabalhadores (PT) foi convocado para debater e aprovar uma reforma de seu estatuto interno. No entanto, para quem não foi ao centro de convenções Brasil 21, na capital federal, e acompanhou o tema pelos jornais da velha mídia e pela tevê, terá sido o encontro em que o PT retomou o debate sobre regulamentação econômica do setor de comunicação no Brasil. O texto sobre conjuntura política, aprovado ao início do evento, traz um trecho à parte sobre a questão.

Dívida consumiu 7 trilhões em 17 anos

Por Vinicius Mansur, no jornal Brasil de Fato:

“É como se estivéssemos ao lado de um gigante. De tão grande, enxerga-se somente a unha dele, sem identificar o corpo que pode nos esmagar”. A metáfora da economista e integrante da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli, elucida bem o problema da dívida pública brasileira.

O general que derrotou dois impérios