terça-feira, 9 de agosto de 2011

Tuitaço pela banda larga fica no topo

Do sítio da campanha "Banda Larga é um direito seu":

No tuitaço realizado esta terça (09/08) para a divulgação do ato Banda Larga é um direito seu!, que ocorrerá no dia 15/08, a hashtag #minhainternetcaiu chegou ao 3º lugar nos Trending Topics Brasil.

Dilma vai sacar a Ley de Medios?

Por Altamiro Borges

Na conferência do Instituto Ethos sobre “Os protagonistas de uma nova economia”, nesta segunda-feira (8), o ministro-chefe da Secretaria da Presidência, Gilberto Carvalho, fez duras críticas aos meios privados de comunicação. Ele disse ter “dúvidas” sobre a contribuição da mídia para “uma formação mais cidadã” e insinuou que é necessário um novo marco regulatório para o setor.

Carta a Piñera e à sua ditadura no Chile

Por Tito Tricot, no sítio espanhol Rebelión:

Provavelmente, você jamais vai ler esta carta e, na verdade, pouco me importa. Contudo, quero que saiba que escrevo a você em Valparaíso, aquele porto ferido em uma madrugada de setembro de 1973 por militares e civis que defendiam seus privilégios. Vestiram-se de guerra para ocupar minha cidade, a de meus pais e avós. A cidade de meus amigos do bairro, do colégio, dos passeios pela orla, do primeiro beijo apressado e desajeitado.

É possível boicotar a Fox no Brasil?

Por Venício A. de Lima, no Observatório da Imprensa:

Em artigo publicado neste Observatório com o sugestivo título “Mexam-se, boicotem a Fox“, depois de afirmar que “o estrago que a Fox News está fazendo no mundo a partir dos EUA é muito mais grave do que o esgoto político-midiático produzido pela News Corp. no Reino Unido”, Alberto Dines recomenda ao cidadão e aos jornalistas o boicote do grupo comandado por Rupert Murdoch.

Tariq Ali e os protestos em Londres

Por Tariq Ali, no blog Escrevinhador:

Por que sempre as mesmas áreas eclodem primeiro, seja qual for a causa? Puro acidente? Poderia ter algo a ver com raça, classe, pobreza institucionalizada e a pura rigidez da vida cotidiana? Os políticos da coligação, com suas ideologias petrificadas, não podem dizer isso. Os três partidos são igualmente responsáveis pela crise. Eles fizeram a bagunça.

Mídia e espionagem nos governos tucanos

Por Marco Aurélio Weissheimer, no blog RS Urgente:

As revelações sobre episódios de espionagem política patrocinados por governos tucanos em São Paulo e no Rio Grande do Sul lançam um pouco de luz em uma zona sombria da relação entre poder político, aparato policial e mídia que não fica devendo nada ao escândalo Murdoch.

Onde é que você estava em agosto de 2011?

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Autoridades bancárias europeias, autoridades do G7 — o grupo que reúne as economias industrializadas — e líderes políticos europeus deram passos extraordinários no dia de ontem.

Considerando que o Hemisfério Norte vive as férias de verão, em que todo mundo some de vista, deve mesmo ser grave a situação.

Todas as bolsas asiáticas abriram em baixa no pregão de segunda-feira, 8 de agosto de 2011. Só as próximas horas vão dizer se, de fato, teremos uma segunda-feira “negra” para os mercados mundiais.

Talvez os mercados se recuperem e você nem precise guardar o que fazia nesta data, do mesmo jeito que guardou o que fazia no 11 de setembro de 2001.

O império da Globo contra-ataca

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

“O documento resultou de muita reflexão, e sua matéria-prima foi a nossa experiência cotidiana de quase nove décadas. Levou em conta os nossos acertos, para que sejam reiterados, mas também os nossos erros, para que seja possível evitá-los”

FAB repudia "reporcagem" do Fantástico

Por Antônio Mello, em seu blog:

Neste domingo, o Fantástico da Rede Globo tentou apavorar a população com uma nova versão do caos aéreo. Isso já era esperado por toda a blogosfera, desde a demissão do ex-ministro Jobim e sua substituição por Celso Amorim.

O tratamento suíço aos imigrantes

Por Rui Martins, no jornal Brasil de Fato:

A Suíça é o único país da Europa que, para expulsar imigrantes de avião usa o método do entrave, ou seja, ficam com os pés e as mãos algemados e uma corrente impede que possam ficar de pé. Durante o vôo, que pode durar mais de dez horas, o imigrante expulso não pode ir ao banheiro e é obrigado a ir fazendo nas calças suas necessidades. Três imigrantes já morreram durante esses vôos e tinham sido presos sem qualquer delito cometido.

Adital: A voz dos sem voz

Por Frei Betto, no sítio da Adital:

Desde 1981 visito a Itália, anualmente, para proferir uma semana de palestras a convite da associação de solidariedade internacional Rete Radié Resch, de perfil cristão.

Em 1999, numa pequena cidade do interior da Toscana, veio ao meu encontro um homem de avançada idade, trajes simples, barba por fazer, interessado em conversar sobre Teologia da Libertação.

A explosão da revolta em Londres

Por Altamiro Borges

Na quinta-feira, dia 4, o jovem negro Mark Duggan é morto pela polícia em Tottenham, um dos bairros mais carentes de Londres. No sábado, jovens iniciam uma onda espontânea de protestos que é violentamente reprimida pelas forças policiais. No domingo, a rebelião se espalha, atingindo o norte e o sul da capital inglesa. Ontem (8), novos confrontos resultam na prisão de 226 pessoas.

Folha baba ódio contra o MST

Por Altamiro Borges

A mídia burguesa nunca gostou dos movimentos sociais. Ou omite suas lutas ou as criminaliza. Quando eclode uma greve, ela fala em congestionamento do trânsito – jogando a sociedade contra os grevistas. Ocorre um ato ou passeata popular e ela sataniza os manifestantes. O MST, um dos principais movimentos sociais brasileiros, é um dos alvos prediletos desta manipulação midiática.