quarta-feira, 18 de maio de 2011

Protesto em Higienópolis incomoda a mídia

Por Altamiro Borges

O “churrascão em Higienópolis”, o protesto irreverente contra o patético elitismo de alguns moradores deste bairro “chique” da capital paulista, continua rendendo comentários na mídia. Nem dava para esconder o sucesso da manifestação realizada no último sábado – que, segundo a PM, mobilizou 700 pessoas e, segundo os mais otimistas, reuniu 4 mil manifestantes.

Avança o projeto de regulação da mídia

Por Samuel Possebon, no sítio do Instituto Telecom:

Discretamente, o projeto de Lei de Comunicação vai sendo lapidado no Ministério das Comunicações e deve começar a ganhar forma definitiva já no próximo mês. O ministro Paulo Bernardo estabeleceu ao grupo de trabalho que está redigindo o documento que conclua até o final de maio um resumo com os principais pontos do texto a ser proposto. Esse briefing deve ser levado à presidenta Dilma Rousseff e depois discutido dentro do governo, especificamente com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) e com o Ministério da Cultura.

A pressão midiática por mais juros

Por Altamiro Borges

O IBGE divulgou nesta semana o desempenho das vendas no comércio varejista em março. O estudo já aponta uma desaceleração do crescimento da economia em função das medidas restritivas adotadas pelo governo Dilma Rousseff – com o aumento da taxa de juros (Selic), a redução das linhas de crédito e outras.

A Síria e o imperialismo dos EUA

Por Sara Flounders, no sítio português Resistir:

Quando o imperialismo dos EUA se empenha num ataque a qualquer governo ou movimento, os movimentos políticos dos trabalhadores e dos progressistas para uma transformação precisam forçosamente de reunir o maior número de informações disponíveis e assumir uma posição.

Caso Palocci e a seletividade da mídia

Por Washington Araújo, no Observatório da Imprensa:

Leigos costumam achar que jornalismo é profissão sem rotina. Ledo engano. Todo ano tem Carnaval, Campeonato Brasileiro, enchentes em São Paulo e em cidades do Nordeste; a cada dois, eleições e bienais; de dois em dois ou Copa do Mundo ou Olimpíada; todos os dias, fofocas políticas e denúncias de corrupção. As pautas estão sempre pré-montadas à espera de repórter que lhe acentue os contornos e que tenha disposição para cobri-las com imagens candentes, com frases bombásticas, com depoimentos indignados de cidadãos.

FNDC debate regulação da mídia

Convite do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC):

Seminário FNDC:

Marco regulatório, propostas para uma comunicação democrática

20 e 21 de maio de 2011

Rio de Janeiro - Clube de Engenharia (Avenida Rio Branco, 124 - Centro)

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