segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

“Estadão ataca PCdoB para golpear Dilma"

Reproduzo íntegra da nota emitida pelo PCdoB, publicada no sítio Vermelho:

Na suas edições de 20 e 21 de fevereiro, o jornal O Estado de S. Paulo publicou um arremedo de reportagem tão extenso quanto falso no qual ataca com calúnias a honorabilidade do Partido Comunista do Brasil e de um dos seus dirigentes, Orlando Silva, ministro do Esporte. Visivelmente esse movimento pretende atingir o Ministério do Esporte para golpear por extensão o nascente governo da presidente Dilma Rousseff.

Ministério dos Esportes rechaça o Estadão

Reproduzo carta divulgada pelo Ministério dos Esportes:

O jornal O Estado de S.Paulo erra ao afirmar na manchete de 20 de fevereiro que o PCdoB lucra com programa do Ministério do Esporte. Foge à prática do bom jornalismo e da investigação amparada em fatos. O Ministério do Esporte rejeita as acusações e ilações de malversação do dinheiro público para fins eleitorais. Não há consistência nos dados e argumentos que sustentem a tese do jornal de que o Programa Segundo Tempo “(...) serve para dar dividendos eleitorais e financeiros ao PCdoB”.

Plano de trabalho do Barão de Itararé

O próximo período promete ser de intensos debates sobre a mídia no Brasil. A presidenta Dilma Rousseff tem em mãos um esboço de projeto sobre o novo marco regulatório das comunicações, elaborado sob o comando do ex-ministro Franklin Martins – tendo como base as resoluções da 1ª Confecom, de dezembro de 2009, e as contribuições apresentadas no seminário internacional sobre convergências de mídia, em novembro de 2010.

Barão de Itararé: balanço de 2010

Reproduzo balanço apresentado pela diretoria do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé:

Lançado oficialmente em maio de 2010, o Centro de Estudos Barão de Itararé já conseguiu se consolidar no meio político – particularmente entre as entidades e lideranças dos movimentos sociais, partidárias, do governo e do legislativo que estão mais diretamente ligadas ao tema da comunicação – como uma entidade referência na luta pela democratização das comunicações no país.

Donos da mídia já se agitam no Congresso

Por Altamiro Borges

Os donos da mídia no Brasil já dão sinais de preocupação diante da possibilidade da presidenta Dilma Rousseff encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de novo marco regulatório das comunicações. Na semana passada, em debate realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, garantiu que a proposta de regulação da mídia “não foi enterrada” pelo Palácio do Planalto, conforme andaram alardeando certos veículos.

Ceará inspira caravana pela Ley de Medios

Por Altamiro Borges

O debate sobre “mídia, regulação e democracia”, que lotou o auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará na noite de sexta-feira (18), mostra todo o potencial da luta pela democratização dos meios de comunicação no país. Cerca de mil pessoas compareceram ao evento, no qual o jornalista Paulo Henrique Amorim fez corrosivas críticas ao PIG (Partido da Imprensa Golpista) e defendeu a urgência de um novo marco regulatório para o setor, a Ley dos Medios.

A luta dos imigrantes latinos nos EUA

Reproduzo artigo de David Bacon, publicado no sítio Opera Mundi:

No mês passado, 600 trabalhadores da rede de fast food Chipotle foram demitidos em Minnesota. Nos últimos dois anos, outros milhares foram demitidos pelo mesmo delito - 1.800 jovens costureiras em Los Angeles, 500 colhedores de maçã no leste de Washington, centenas de porteiros em Minnesota e Califórnia. Todos são vítimas da estratégia "moderada" de combate à imigração promovida pelo governo dos Estados Unidos.

Os nós da economia estão apertando

Reproduzo artigo de Wladimir Pomar, publicado no sítio Correio da Cidadania:

É provável que a luta obstinada do governo Dilma pela erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos se veja dificultada tanto pela política monetária do próprio governo quanto pela demora na adoção de medidas que acelerem a produção de alimentos e de outros bens de consumo corrente.

A terceira morte de Vladimir Herzog

Reproduzo artigo de Ricardo Kotscho, publicado no blog Balaio do Kotscho:

Pense num absurdo, em algo totalmente inverossímel, num completo desrespeito aos que querem contar a nossa história e à memória de quem tombou na luta pela redemocratização do país.

Pois foi isso que sentiu na pele esta semana o jornalista Audálio Dantas ao procurar o Arquivo Nacional, em Brasília, para poder finalizar o livro que está escrevendo sobre o seu colega Vladimir Herzog, o Vlado, torturado e morto nos porões do DOI-CODI durante a ditadura militar (1964-1985).