domingo, 20 de fevereiro de 2011

A prosa pela democracia na comunicação

Reproduzo a poesia de Inácio Carvalho, publicada em seu blog:

sou da parte norte desse chão libertário, conterrâneo de domingos e deolindo. lá no norte a prova da luz curvada se fez verdade, como dizia alberto, o einsten.

sou do estado redentor, terra de chico da matilde, o dragão famoso, que fechou os portos pra escravidão.

Os cinco crimes capitais da Globo

Reproduzo artigo de Paulo Henrique Amorim, publicado no blog Conversa Afiada:

No inesquecível encontro de blogueiros sujos em Fortaleza, o presidente do Instituto Barão de Itararé da Mídia Alternativa, Miro Borges, arrancou da platéia um minuto da vaia retumbante, quando bradou: William Bonner e a Fatima Bernardes não podem mais massacrar um candidato e pedir perdão a outro.

BBB é um grande desserviço, critica MPF

Reproduzo entrevista concedida à jornalista Ana Cláudia Barros, publicada no Terra Magazine:

O Ministério Público Federal apoiou a nota divulgada na última quinta-feira (17) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em que a entidade condenava o "baixo nível moral" dos reality shows. O subprocurador-geral da República, Aurélio Rios, que está respondendo interinamente pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), informou a Terra Magazine que "há várias iniciativas de procuradores da República em todos os Estados" em relação ao Big Brother Brasil, um dos principais alvos das críticas.

Reforma agrária não tem vez no Fantástico

Reproduzo artigo de Emanuel Cancella, publicado no página do MST:

Noite de 13 de fevereiro. Assistia distraidamente o Fantástico, programa de maior audiência do fim de domingo da televisão. Entre amenidades diversas, de repente começa uma matéria que duraria longos minutos com o objetivo exclusivo de criminalizar os sem-terra. A reportagem usou como mote o estado do Mato Grosso. Várias autoridades, como delegado de polícia e membro do Ministério Público, foram escolhidas como fontes para atacar o movimento de luta pela reforma agrária.

Significado da visita de Obama ao Brasil

Reproduzo artigo de Antonio Lassance, intitulado "Crônica de uma visita anunciada", publicado no sítio Carta Maior:

Obama vem ao Brasil: e daí? O que isso significa? O que vem ele fazer por aqui? Encontrar-se com nossa presidenta , Dilma Rousseff, proferir discursos (um dos esportes favoritos de Obama), acenar boas intenções, distribuir sorrisos, visitar comunidades. Quem sabe, vestir a camisa de algum de nossos times de futebol, ou da Seleção Brasileira, e declarar seu amor pelo Brasil. Tudo isso faz parte de uma obrigação para a qual os presidentes são especialistas, ou são treinados a aprender rapidamente: a arte de namorar a opinião pública.

O empolgante debate sobre mídia no Ceará



* Vídeo produzido pelo Blog da Dilma.

Mobilização em defesa da TV Cultura

Reproduzo artigo de Juliana Sada, publicado no blog Escrevinhador:

Diante da recente demissão de 150 funcionários da TV Cultura e das profundas mudanças pelas quais a emissora paulista está passando, a Frentex (Frente Paulista pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão) lançou uma nota repudiando o comportamento da atual gestão.

Globo blefa sobre Campeonato Brasileiro

Reproduzo artigo de Marco Aurélio Mello, publicado no blog DoLaDoDeLá:

O que há por trás da negociação pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro nas temporadas de 2012 a 2014 é muito mais do que uma disputa de dois grupos de comunicação por público e receita. Em jogo está uma mudança de paradigma na televisão brasileira. Assim, tenho minhas dúvidas se a Rede Globo não vai mesmo participar da disputa.

Cearenses na luta pela regulação da mídia

Reproduzo artigo de Eason Nascimento, publicado em seu blog:

Na noite desta sexta feira, dia 18, o Instituto Nordeste XXI, promoveu o Debate Mídia : Regulação e Democracia, que contou com as presenças ilustres de Altamiro Borges e Paulo Henrique Amorim.