quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Paulo Bernardo deixará a Comunicação?

Por Altamiro Borges

Aonde há fumaça, há fogo. Nos últimos dias, aumentaram os boatos sobre a possível saída de Paulo Bernardo do Ministério das Comunicações. Segundo o blogueiro paranaense Esmael Morais, sempre bem informado, o ministro aos poucos vai se desvencilhando de suas tarefas no governo federal para intensificar as agendas públicas no Paraná.



“Em 19 de dezembro, ele participará da inauguração de 501 unidades habitacionais do Jardim Europa em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba... Bernardo esteve na semana passada em Tibagi, nos Campos Gerais, onde também participou da inauguração do trevo de encontro entre a BR-153 e a BR-376... Nos meios políticos se especula que Bernardo pode disputar o governo do Paraná, em 2014, no lugar de Gleisi Hoffmann”, ministra-chefe da Casa Civil.

Ministro não descarta saída

Já o jornal Gazeta do Povo noticiou, na sexta-feira passada, que “Paulo Bernardo não descarta trocar o ministério por Itaipu... A possibilidade foi cogitada pelo fato de o atual diretor da usina, Jorge Samek, ser cotado para disputar as eleições de 2012 para a prefeitura de Foz do Iguaçu”. Em entrevista ao periódico, ele não desmentiu cabalmente as especulações.

“O atual ministro afirma ‘estar feliz’ com a atual função, mas não descarta totalmente a possível troca de função. ‘Isso quem irá decidir é a presidente Dilma (Rousseff). Eu não posso falar mais nada sobre o assunto’, salientou... Parte da cúpula petista no Paraná já dá como certa a candidatura de Samek [em Foz]. Se essa probabilidade se concretizar, Bernardo deve ser indicado a ocupar a vaga de diretor-geral da Itaipu. Com isso, o cargo no Ministério das Comunicações ficaria aberto, o que daria maior margem de maleabilidade para a reforma ministerial do governo federal que deve ocorrer no próximo ano”.

Cadê o marco regulatório?

Estas especulações são altamente preocupantes, já que podem representar novo adiamento do debate sobre o marco regulatório da mídia. Em audiência com os movimentos sociais, em abril passado, o ministro se comprometeu a apresentar, ainda neste ano, um projeto para consulta pública. Caso esteja arrumando as suas malas em Brasília, a tendência é que o tema volte à estaca zero. Seria um desastre!

6 comentários:

Ricardo Pirola disse...

Discordo que a saída de Paulo Bernardo do ministério da Comunicação vá atrasar a discussão da lei de médios. Para mim, é exatamente o contrário, é aí que as coisas vão começar a andar. O ministro Bernardo já deu indícios suficientes que não tem intenção de levar em frente a discussão de um marco regulatório para a imprensa (apesar das promessas). Bernardo tem intenções a cargos eleitorais no Paraná e no Parlamento, não quer ser conhecido como o ministro que conduziu a criação de uma "lei de médios". Não vai, dessa fomra, comprar briga com a grande imprensa. A saída dele do ministério é uma ótima notícia, abre caminho para gente disposta a enfrentar o oligopólio representado pela mídia.

ROMUALDO RENATO disse...

Agora sabemos o porquê de tanto medo do Sr.Paulo Bernado,ele estava se cagando todo da mídia.Por isso nunca bateu de frente com os vagabundo midiatícos com medo de se queimar em uma possível candidatura a um cargo maior.Vai de reto seu bundão,cagão e omisso,fica mijando prá essa mídia podre que com uso de uma campanha sórdida,vil,truculenta,abjeta e nojenta quase conseguiram implantar o caos e o medo em um país que vive a esperança de ser uma nação realmente digna.Tá fazendo hora extra Sr.ministro: VIVA O SR.FRANKLIN MARTINS!!!

Nanda disse...

Vai sair do ministério jogando prá galera? Engavetou tudo e pronto.

Luis R disse...

Sei não, acho que pode ser o contrário. O cara não fez nada, não peitou nada. Quem sabe alguém como F martins possa reassumir e apressar a situação mais do que urgente, alguém que, ao contrário de Bernardo, saque a real e bote o marco regulatório pra funcionar finalmente. Se o Bernardo tá nessa, fica claro que só empurra com a barriga.

Beto Mafra disse...

Miro pras comunicações!
Pelo menos um blogueiro sujo num vai sacanear TANTO com a questão do PNBL.

Anônimo disse...

O Dr. Paulo Bernardo se comunica nos pequenos gestos. Olhares. Suspiros. Até no ar galanteador como verifica se seus óculos estão limpos. E o sorriso. De um homem feliz, completo, realizado. Paulo, eu te amo. Dhonny69@yahoo.com