terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Chávez chama Obama de "farsante"

Do sítio Opera Mundi:

Nesta segunda-feira (19/12), o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez duras críticas em resposta à advertência do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre supostas restrições aos direitos dos venezuelanos.

Chávez qualificou Obama como "farsante e irresponsável". O presidente dos EUA também questionou a relação do país com o Irã.


"Obama, se meta com suas coisas. Dedique-se ao seu país, onde tem praticado um desastre. Agora anda buscando votos atacando a Venezuela. Não seja tão irresponsável, menino", afirmou Chávez em um Conselho de Ministros transmitido pela televisão estatal.

O líder da Venezuela mostrou-se exaltado com as declarações de Obama, que foram publicadas no jornal venezuelano El Universal. O norte-americano disse ainda que a relação da Venezuela com Irã e Cuba não beneficiaram os interesses dos próprios venezuelanos.

Obama afirmou ainda que o país continuará monitorando de perto as atividades do Irã, inclusive aquelas relacionadas com a Venezuela.

"Na verdade, Obama, sabe o que provoca em mim? Pena, você me dá pena. Deixe-nos tranquilos, que nós somos livres e nunca mais seremos uma colônia sua", respondeu Chávez.

As relações entre Venezuela e EUA estão congeladas desde agosto do ano passado, quando Caracas decidiu retirar seu consentimento ao nome de Larry Palmer como embaixador americano, no que Washington respondeu com a retirada do visto do embaixador venezuelano no país, Bernardo Álvarez.

Outro incidente que esfriou ainda mais as relações foi o anúncio americano, em maio deste ano, de promover sanções contra a estatal PDVSA (Petróleos de Venezuela) por suas relações em matéria energética com o Irã.

0 comentários: