quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

"Daria uma perna para estar na Globo"

Por Bemvindo Sequeira, em seu blog:

Dia desses um colega veterano, que eu muito respeito, e que o público consagra por seu comprovado talento, afirmou em entrevista o seguinte: “Tem muito ator que fala mal da Globo mas dá uma perna pra entrar”.

Eu, com meu humor, pensei logo no ator perneta sendo aproveitado para o papel de Saci (risos).

Mas a chamada do provedor que o entrevistou oportuniza suas palavras para afirmar que ele “ironiza quem critica a Globo”. Enfim, transformou uma declaração parcial em generalizada.

Claro que o provedor faz parte do PIG, sigla popularizada por Paulo Henrique Amorim e que significa Partido da Imprensa Golpista.

Uma das características do PIG foi atacar o governo de Lula e agora de Dilma; os partidos populares; a Rede Record; os blogueiros – chamados de “sujos” - , e tudo e todos mais que não rezarem pela cartilha destes que há décadas vinham tratando o Brasil como o quintal de casa.

Não desmereço a declaração do colega. Conheço este tipo de “quem desdenha quer comprar”.

Mas saio em defesa daqueles que criticam a Rede Globo e nem pensam em perder uma perna, sequer um dedo mindinho para poder trabalhar lá.

Nossa profissão é formada por milhares de atores e atrizes. Alguns foram e são capazes de vender a alma para o Diabo pela vaidade, e pela aparente segurança de um emprego.

É humano. É compreensível. Mas há muitos, e não são poucos, que possuem caráter, discernimento, escolhas, que não passam pelo mesmo prisma dos acima mencionados.

Estes podem escolher trabalhar ou não na Globo. E se o fazem, fazem por profissão e não por servilismo.

Fazem porque estão vendendo para lá sua força de trabalho. São trabalhadores. Não sao capachos.

Antes da existência da Record chegava a ser curioso, senão divertido, ver a reação dos produtores globais quando um desses atores recusava a oferta de trabalhar na Vênus Platinada. Era como se fosse impossível alguém negar tão honroso convite. Era inadmissível que alguém não desse uma perna para
estar lá. Era como se não fosse possível haver vida - e vida inteligente, criativa - fora da Rede Globo.

Pois creiam, os que me leem, esta gente existe.

Sabem o valor e a dignidade da sua força de trabalho, sacrificaram e sacrificam muitas coisas na vida para manter a face limpa e o rabo intacto (risos finais).

4 comentários:

Luis R disse...

Pra um ator até que o cara mandou bem.

Erick disse...

Beleza, mas tá cada vez mais raro profissionais com o rabo intacto.

antonio barbosa filho disse...

Bemvindo, grande ator e pessoa: sou de área paralela a sua, o Jornalismo, onde já vi colegas darem muito mais que a perna para trabalharem na Globo.
Também já trabalhei lá (cinegrafista e depois rádio). Eram tempos em que uma Folha, um Estadão, o Globo, o JB (na verdade, para caipiras do interior como eu, qualquer meio da capital era um brilho só...rsrsrs) justificavam esta ambição profissional legítima.
De uns tempos para cá, lamentavelmente, meus colegas nestes meios do PIG andam de cabeça baixa, escondem os crachás, evitam os bares onde a gente trocava figurinhas. Uns porque se acham "yuppies", mas a maioria porque sabem a procaria que estão produzindo.
Dias melhores virarão! rsrsrs
Saudaços de um fã.

antonio barbosa filho disse...

Caro Luis R: farejei um certo preconceito em seu comentário. Artistas são, na imensa maioria, pessoas sensíveis e solidárias, se vc não sabe.
Ninguém é obrigado a ser também um cidadão consciente (sou jornalista e tenho grandes amigos bastante alienados), mas a maioria dos atores e atrizes, autores e diretores, é bastante militante por causas que interessam ao povo brasileiro.
Nem todos são um Guarnieri, um José de Abreu ou um Bemvindo Sequeira, mas talvez na sua profissão também sejam poucos os geniais, concorda?
Saudações democráticas e "merda" prá vc em 2012! rsrsrs