quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Aécio apóia a CPI da Privataria?

Por Altamiro Borges

André Barrocal, atento repórter da Carta Maior, relata que hoje será protocolado o pedido de criação CPI sobre as privatizações na era FHC. O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) já teria conseguido o número necessário de assinaturas para viabilizar a sua criação, mas ainda trabalha para elevar as adesões – o que dificultaria manobras para engavetar a Comissão Parlamentar de Inquérito.



A notícia mais bombástica, porém, é que vários parlamentares vinculados ao tucano Aécio Neves teriam assinado o pedido da CPI. As denúncias apresentadas por Amaury Ribeiro no livro “A privataria tucana”, que motivaram o requerimento do deputado Protógenes Queiroz, têm como alvo central o ex-governador paulista José Serra, rival do senador mineiro no interior do PSDB.

As mineirices do senador

“Os deputados mais ligados ao núcleo duro do PSDB não assinaram, mas outros mais ligados ao Aécio estão se sentindo liberados [para assinar]”, relatou Protógenes. André Barrocal ainda procurou o senador para conferir a veracidade do fato e perguntou sua opinião sobre a CPI. “Não tenho nenhuma. Acho que a Casa tem coisas mais importantes para fazer”, despistou o mineiro Aécio.

O jornalista insistiu: “Mas o deputado que está colhendo assinaturas disse que está percebendo que deputados ligados ao senhor estão se sentindo liberados para assinar o requerimento”. E Aécio Neves despistou novamente: “Eu não conheço o deputado que está colhendo as assinaturas. Eu não quero falar sobre esse assunto, eu não tenho nem o que falar, não sei nem o que está acontecendo”.

Tensões também no PT

Segundo André Barrocal, o pedido de criação da CPI não cria constrangimentos apenas nas bancadas do PSDB e do DEM, partidos que lideraram o processo criminoso das privatizações das estatais. Ele gera tensão também no interior do PT. Os líderes da sigla no Senado e na Câmara Federal já fizeram pronunciamentos contundentes contra a privataria tucana. Mas há petistas contra a CPI.

É o caso, segundo o repórter da Carta Maior, do senador Walter Pinheiro (PT-BA), parlamentar com atuação ligada aos temas na área de telecomunicações há muito tempo. “Para o petista, a CPI só produziria disputa política, sem gerar conseqüências práticas pelo que ele entende ter havido de irregular na privatização das teles”, relata André Barrocal. Como se observa, o tema é quente!

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou e sempre serei Petista tenho lutado para que canalhas sem ideais sejam extintos do partido pois antes de tudo sou BRASILEIRO e procuro ser honesto e honestidade sempre pregamos.

Anônimo disse...

Quem ganha com esta história toda é o próprio Aécio Neves, já que ele acabou sendo poupado!