terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tropa de choque invade a USP

Por Altamiro Borges

A versão online da Agência Estado informou às 06h17 de hoje:

*****

Teve início às 5h10 a ação de reintegração de posse do prédio da Reitoria da Universidade de São Paulo (USP), na zona oeste da capital, ocupado desde a madrugada do último dia 2 por dezenas de estudantes que exigem o fim da presença da Polícia Militar dentro do campus.


São 400 policiais da Tropa de Choque que chegaram ao local e, munidos de cassetetes, escudos e armas com balas de borracha, arrombaram um portão que dá acesso ao prédio e foram de encontro aos estudantes. Bombeiros também foram acionados para intervir caso haja necessidade de socorro a eventuais feridos.

O prédio foi cercado por completo. Às 5h25, boa parte dos estudantes já havia sido retirada pacificamente. Não houve confronto entre as partes. O efetivo empregado pela corporação, segundo o comando no local, foi necessário para garantir a integridade física de todos.

Por volta das 6h, a situação era de tensão no campus. De acordo com a Rádio CBN, havia dezenas de estudantes detidos. Polícia Militar fazia a reintegração com o auxílio de dois helicópteros.


*****

A truculência tucana

O desfecho deste episódio confirma a truculência dos governos tucanos no trato de demandas sociais. Na semana passada, cerca de 600 estudantes aprovaram em assembléia a manutenção da ocupação da USP. O movimento exige o fim da presença da PM no campus e melhorias nas condições de estudo e pesquisa. Foi formada uma comissão de negociação, composta por estudantes, professores e funcionários da universidade, e foi marcada nova assembléia para amanha (9).

O governador Geraldo Alckmin não aguardou a nova assembléia e acionou a tropa de choque para invadir a USP e reprimir os manifestantes. Setores da direita hidrófoba, principalmente da mídia, exigiram sangue e o governador tucano atendeu. O campus da USP voltou a lembrar os tempos sombrios da ditadura militar.

4 comentários:

Roni disse...

Na cracolândia pode comprar, vender e usar drogas a vontade

Anônimo disse...

o governo tucano demonstra detestar professores e estudantes. Baixa a porrada neles.

Anônimo disse...

O que tem haver o ideal de liberdade da época da ditatura, com uma manifestação contra ação de usuários de drogas e consequentemente traficantes infestados dentro das universidades. Esse mesmo pessoal que se une pra uma causa sem noção como essa, enquanto toda população quer segurança, quer seus filhos longe das drogas, longe dos traficantes, eles querem protege-los dentro das universidades. Isto é ridiculo, e com certeza muita gente financiada por traficantes que estão se manifestando contra as atitudes do governo, ou seria partidária suas criticas, será que o pt ou outro partido iria aceitar estudantes de uma universidade conseituada como a Usp defendendo traficantes??

Anônimo disse...

Abs