terça-feira, 22 de novembro de 2011

Estadão ataca "greve" dos petroleiros

Por Altamiro Borges

Os trabalhadores da Petrobras decidem hoje (22) se deflagram uma greve nacional. A categoria reivindica 10% de aumento real e melhorias nas condições de trabalho. A empresa, antes intransigente, avançou na proposta de reajuste – que passou de 1% para até 3,25%. Mas, segundo João Antônio de Moraes, presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), ela ainda é insuficiente.



Além da reposição das perdas inflacionárias e do aumento real de salário, a categoria tem reivindica maior segurança no trabalho. Segundo a FUP, o número de mortes por acidente de trabalho subiu de 10, no ano passado, para 16 neste ano. Os problemas de segurança inclusive têm afetado a produção, com o fechamento temporário de várias plataformas nos últimos anos.

A criminalização das lutas sociais

Antes mesmo de decidir se entrarão em greve, os petroleiros já são alvo da artilharia pesada da mídia corporativa no seu habitual processo de criminalização das lutas sociais. O oligárquico Estadão já publicou editorial raivoso contra a mobilização da categoria. Na sua visão elitista e anti-sindical, os funcionários da Petrobras são tratados como “marajás” que não merecem reajuste salarial.

“Os empregados da estatal já desfrutam de benefícios inimagináveis para a quase totalidade dos trabalhadores brasileiros, como planos generosos de assistência médica e de aposentadoria complementar pelo fundo Petros, além da distribuição de lucros por intermédio do PLR, cabendo R$ 16,5 mil a cada trabalhador”, afirma o editorial, contra qualquer “aumento generoso” de salário.

Ousadia no combate aos barões da mídia

Para o Estadão, que sempre defendeu os juros dos rentistas e os altos lucros das corporações empresariais, “o governo do PT tem-se mostrado dócil às reivindicações dos sindicalistas - que se incluem nas bases de apoio ao governo Dilma. Há alguns dias, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, evitou criticar os grevistas que paralisaram os Correios”.

Em outras palavras, o jornalão prega mais intransigência e repressão diante das demandas trabalhistas. A mídia hegemônica não esconde o seu caráter de classe burguês. Os trabalhadores também deveriam ser menos "dóceis”, mais incisivos e ativos, na luta de idéias contra as manipulações da imprensa patronal. Ela nem espera a decretação de greves para já criminalizá-las e satanizá-las.

2 comentários:

GISELE Petroleira disse...

Acho que os sindicato dos Petroleiros estrapolam nas suas exigencias,tipo beneficios para enteado,madrasta,padrasto meio sem cabimento existe um beneficio chamado passagem de servico 20 minutos muita gente nem cumpre esta passagem e mesmo assim recebe,cumpriu suas 12 horas de serviço,acabou.Vamos exigir o que é certo sem estrapolar,os sindicatos se fazem de vitima mais Petrobras é Governo,Governo é PT , SINDICATO é PT NO FRIGIR DOS OVOS TUDO A MESMA COISA,está briga é só pra ingles ver aí Os que tem cargo de chefia se ferram na boca do sindicato,fizeram tanto alvoroço de GREVE GREVE e agora passam para os trabalhadores aprovarem o indicativo,enquanto O PT FOR GOVERNO PODEM TER CERTEZA QUE TUDO QUE SINDICATO FAZ É ENCENAÇÃO para dar uma satisfação aos trabalhadores mais aguerridos que se sintam injustiçados.PRONTO fALEI.

PS PARA O SINDIPETRO NF ABRAM UM LINK DE COMENTARIOS PARA QUE NÓS POSSAMOS EXPRESSAR NOSSA OPINÃO AFINAL DEPOIS DE TANTOS XINGAMENTOS E OFENSAS PARA ALGUNS TRABALADORES QUE FORAM ATÉ AMEAÇADOS DE AGRESSÃO FISICA PELOS MANIFESTANTES NOS TRANCAÇOS EM TERRA,POR SINAL TINHAM MULHERES GRAVIDAS CRIANÇAS DE ONDE SURGIRAM ESTAS PESSOAS FILHOS E ESPOSAS DE TRABLHADORES QUE NÃO ERAM.
SEJAMOS HONESTOS ACIMA DE TUDO.

Unknown disse...

Você está certíssimo em suas palavras. E o pior de tudo, é saber que essa mesma Petrobrás possui contratos de assinaturas de Jornais e Revistas dessa parte podre da imprensa. A Petrobrás deveria cortar todos esses contratos !!!